Perceções dos estudantes da FMDUL sobre ensino e aprendizagem durante a pandemia COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/50306 |
Resumo: | Introdução: Devido à natureza da profissão, os estudantes de saúde oral estão expostos a doenças infeciosas como a COVID-19 e a pandemia apresenta vários desafios para as instituições de ensino de saúde oral a nível mundial. As perceções dos estudantes sobre os efeitos da pandemia na educação são um assunto importante para a contínua melhoria deste processo. Objetivos: Pretendeu-se conhecer, nos estudantes dos cursos de pré-graduação da FMDUL, 1) as medidas adotadas para a prevenção do contágio por SARS-CoV-2; 2) as perceções sobre o processo de ensino-aprendizagem à distância; 3) as perceções sobre os fatores de risco sentidos durante as aulas presenciais práticas; 4) a opinião sobre os fatores que afetaram o seu desempenho académico durante a pandemia. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo transversal, tendo sido aplicado um questionário via on-line aos estudantes, entre abril e maio de 2021. Foi recolhida informação sobre características sociodemográficas, atitudes de prevenção do contágio, componente social académica e perceções de aprendizagem relativas ao ensino à distância e presencial. Foi efetuada a análise descritiva de todas as variáveis. Resultados: A amostra incluiu 200 estudantes, com uma idade média de 21,8 (dp=3,8) anos. Observou-se uma frequência muito elevada de atitudes de prevenção como o uso de máscara (79,0%). Quase metade (44,0%) considerou que as aulas teóricas e teórico-práticas à distância foram um substituto válido das aulas presenciais. Dos que frequentaram momentos letivos presenciais, a maioria discordou (53,0%) que a sua saúde se encontrava em maior risco por ter aulas laboratoriais, enquanto 49,5% dos que tiveram aulas clínicas concordaram com a afirmação. A pandemia afetou negativamente o seu desempenho académico geral (58,5%), sendo relatado como principais motivos a falta de prática e a ansiedade. Conclusão: De um modo geral, a pandemia COVID-19 afetou negativamente o desempenho académico dos estudantes, trazendo diversos desafios para o ensino. |
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Perceções dos estudantes da FMDUL sobre ensino e aprendizagem durante a pandemia COVID-19Teses de mestrado - 2021Saúde OralIntrodução: Devido à natureza da profissão, os estudantes de saúde oral estão expostos a doenças infeciosas como a COVID-19 e a pandemia apresenta vários desafios para as instituições de ensino de saúde oral a nível mundial. As perceções dos estudantes sobre os efeitos da pandemia na educação são um assunto importante para a contínua melhoria deste processo. Objetivos: Pretendeu-se conhecer, nos estudantes dos cursos de pré-graduação da FMDUL, 1) as medidas adotadas para a prevenção do contágio por SARS-CoV-2; 2) as perceções sobre o processo de ensino-aprendizagem à distância; 3) as perceções sobre os fatores de risco sentidos durante as aulas presenciais práticas; 4) a opinião sobre os fatores que afetaram o seu desempenho académico durante a pandemia. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo transversal, tendo sido aplicado um questionário via on-line aos estudantes, entre abril e maio de 2021. Foi recolhida informação sobre características sociodemográficas, atitudes de prevenção do contágio, componente social académica e perceções de aprendizagem relativas ao ensino à distância e presencial. Foi efetuada a análise descritiva de todas as variáveis. Resultados: A amostra incluiu 200 estudantes, com uma idade média de 21,8 (dp=3,8) anos. Observou-se uma frequência muito elevada de atitudes de prevenção como o uso de máscara (79,0%). Quase metade (44,0%) considerou que as aulas teóricas e teórico-práticas à distância foram um substituto válido das aulas presenciais. Dos que frequentaram momentos letivos presenciais, a maioria discordou (53,0%) que a sua saúde se encontrava em maior risco por ter aulas laboratoriais, enquanto 49,5% dos que tiveram aulas clínicas concordaram com a afirmação. A pandemia afetou negativamente o seu desempenho académico geral (58,5%), sendo relatado como principais motivos a falta de prática e a ansiedade. Conclusão: De um modo geral, a pandemia COVID-19 afetou negativamente o desempenho académico dos estudantes, trazendo diversos desafios para o ensino.Introduction: Due to the nature of the profession, oral health students are exposed to infectious diseases such as COVID-19 and the pandemic presents several challenges for oral health education institutions worldwide. Students' perceptions of the effects of the pandemic on education are an important issue for the continuous improvement of this process. Objectives: It was intended to assess, in the students of the pre-graduated FMDUL courses, 1) the attitudes adopted for the prevention of SARS-CoV-2 contamination; 2) perceptions about the distance teaching-learning process; 3) the perceptions about the risk factors felt during the practical face-to-face classes; 4) the opinion about the factors that affected their academic performance during the pandemic. Materials and Methods: A cross-sectional study was carried out, with an online questionnaire being applied to students, between april and may 2021. Information was collected on sociodemographic characteristics, attitudes towards contagion prevention, academic social component and perceptions of learning related to distance learning and in person. Descriptive analysis of all variables was performed. Results: The sample included 200 students, with a mean age of 21,8 (sd=3,8) years. There was a very high frequency of preventive attitudes such as the use of a mask (79,0%). Almost half (44,0%) considered that online theoretical and theoretical-practical classes were a valid substitute for on-site classes. Of those who attended classroom sessions, the majority disagreed (53,0%) that their health was at greater risk for having laboratory classes, while 49,5% of those who had clinical classes agreed with the statement. The pandemic negatively affected their overall academic performance (58,5%), with lack of practice and anxiety being reported as the main reasons. Conclusion: Overall, the COVID-19 pandemic negatively affected the academic performance of students, bringing several challenges to teaching.Neves, Maria Cristina BettencourtBorralho, Sónia Alexandra Mateus Flores MendesRepositório da Universidade de LisboaCastro, Raquel Andreia Ferreira Salgado de2023-08-02T00:30:47Z2021-08-022021-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50306TID:202808793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:50.713022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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