Relatório de Aprendizagem Abordagem Especializada do Doente Crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Raquel Silva Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5465
Resumo: O presente relatório descreve o processo de desenvolvimento das competências inerentes ao enfermeiro especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Para uma assistência qualificada à pessoa em situação crítica a vivenciar processos de saúde/doença, o enfermeiro especialista deve possuir competências científicas, éticas, técnicas e relacionais, de forma a desenvolver as áreas de prestação de cuidados de formação, gestão e investigação. Assim, a primeira parte deste trabalho é constituída pela análise das atividades desenvolvidas em cada competência através de um método descritivo e reflexivo da prática clínica com o intuito de prestar melhores cuidados ao doente em situação emergente, antecipando a instabilidade e o risco de falência orgânica, gerindo a dor e o seu bem estar do doente, administrando protocolos terapêuticos e fortalecendo a comunicação interpessoal com o doente e família, em diferentes contextos de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, entre os quais, o Serviço de Urgência Geral, o Serviço de Medicina Intensiva e o departamento do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos O Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, bem como a análise crítico reflexiva das competências especializadas, proporcionaram a aquisição e o incremento de conhecimentos e habilidades para a tomada de decisão na prestação de cuidados ao doente crítico, contribuindo, deste modo, para uma valorização pessoal e profissional com vista à melhoria da qualidade dos cuidados prestados. A segunda parte deste trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura que pretende sintetizar a eficácia da educação para os enfermeiros na prevenção e controlo da infeção associada ao cateter vesical em ambiente de cuidados intensivos. Concluí que o Estágio proporcionou a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para a tomada de decisão na prestação de cuidados globais e humanizados ao doente/família, no contexto da área de especialização. Essa Revisão Sistemática da Literatura contribui para a aquisição da competência de investigação do enfermeiro especialista , conforme o Regulamento n.º 140/2019, de 6 de fevereiro, através de uma estratégia de pesquisa, baseada na metodologia de The Joanna Briggs Institute.
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