Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Patricia Rosenthal Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/37602
Resumo: A Realidade Virtual não é novidade. Porém, o que chamamos neste trabalho de seu renascimento - ocasionado pelas últimas evoluções tecnológicas e pelo barateamento de equipamentos - permitiu sua integração e consequente inovação em diversos campos. Um deles foi o jornalismo. A adoção da Realidade Virtual como uma ferramenta de narrativa jornalística permite que o usuário experimente as situações ou os eventos de uma reportagem como protagonista e amplia as formas de participação e interação desta experiência imersiva. Em busca de desvendar os possíveis caminhos para o uso da Realidade Virtual no jornalismo, este trabalho faz uma análise do conteúdo diário publicado durante os primeiros quatro meses do The Daily 360, projeto do veículo de referência The New York Times. Os resultados mostram que o projeto buscou popularizar os vídeos em 360 graus (ou esféricos) - sem priorizar os níveis de imersão ou mesmo a qualidade - e optou por publicar um conteúdo diverso, buscando em geral o lado mais curioso, independentemente do tema. Os vídeos foram, na maior parte das vezes, enxutos e objetivos (a média de tempo foi de 1 minuto e 25 segundos) - e 60% dos vídeos estavam integrados em artigos multimídia do Times. Ou seja, foi possível compreender a estratégia escolhida pela publicação para dar seus primeiros passos com conteúdo imersivo, assim como refletir sobre as possibilidades que a Realidade Virtual pode oferecer ao jornalismo.
id RCAP_5788db2b8db6246809611c739a96b5e7
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/37602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York TimesVídeos 360°Realidade VirtualJornalismo imersivoThe Daily 360The New York TimesVirtual RealityImmersive journalist360° videosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA Realidade Virtual não é novidade. Porém, o que chamamos neste trabalho de seu renascimento - ocasionado pelas últimas evoluções tecnológicas e pelo barateamento de equipamentos - permitiu sua integração e consequente inovação em diversos campos. Um deles foi o jornalismo. A adoção da Realidade Virtual como uma ferramenta de narrativa jornalística permite que o usuário experimente as situações ou os eventos de uma reportagem como protagonista e amplia as formas de participação e interação desta experiência imersiva. Em busca de desvendar os possíveis caminhos para o uso da Realidade Virtual no jornalismo, este trabalho faz uma análise do conteúdo diário publicado durante os primeiros quatro meses do The Daily 360, projeto do veículo de referência The New York Times. Os resultados mostram que o projeto buscou popularizar os vídeos em 360 graus (ou esféricos) - sem priorizar os níveis de imersão ou mesmo a qualidade - e optou por publicar um conteúdo diverso, buscando em geral o lado mais curioso, independentemente do tema. Os vídeos foram, na maior parte das vezes, enxutos e objetivos (a média de tempo foi de 1 minuto e 25 segundos) - e 60% dos vídeos estavam integrados em artigos multimídia do Times. Ou seja, foi possível compreender a estratégia escolhida pela publicação para dar seus primeiros passos com conteúdo imersivo, assim como refletir sobre as possibilidades que a Realidade Virtual pode oferecer ao jornalismo.Virtual Reality isn’t new. However, in the wake of technological advancements and cheaper equipment, it has undergone a number of reenarnations over the years, which have allowed for it to be used innovatively in a number of different fields. One of these is journalism. The use of virtual reality as a tool of expression in the journalistic narrative allows readers to experience situations and events like never before, and expands the possible forms of participation and interaction through an immersive experience. In order to unravel the many possibilities of Virtual Reality in journalism, this paper analyzes the daily content published in the first four months of The Daily 360, a project by The New York Times. The project sought to popularize the use of 360 degree (or spherical) videos, without prioritizing levels of immersion, or even quality. They chose to publish a wide variety of content, seeking more unusual topics, regardless of the theme. The videos were mostly short and to the point (the average length was 1 minute and 25 seconds) – and 60% of the videos were integrated into the Times’ multimedia articles. This meant it was possible to understand the reasoning behind the choice of subject chosen by the publication in its first steps towards immersive content, as well as reflect on the possibilities that Virtual Reality can offer to journalismVicente, Paulo NunoRUNLima, Patricia Rosenthal Pereira2018-05-22T09:38:47Z2018-04-202018-01-182018-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/37602TID:201903318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:20:54Zoai:run.unl.pt:10362/37602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:30:53.873550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times
title Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times
spellingShingle Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times
Lima, Patricia Rosenthal Pereira
Vídeos 360°
Realidade Virtual
Jornalismo imersivo
The Daily 360
The New York Times
Virtual Reality
Immersive journalist
360° videos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times
title_full Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times
title_fullStr Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times
title_full_unstemmed Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times
title_sort Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times
author Lima, Patricia Rosenthal Pereira
author_facet Lima, Patricia Rosenthal Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Paulo Nuno
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Patricia Rosenthal Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeos 360°
Realidade Virtual
Jornalismo imersivo
The Daily 360
The New York Times
Virtual Reality
Immersive journalist
360° videos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Vídeos 360°
Realidade Virtual
Jornalismo imersivo
The Daily 360
The New York Times
Virtual Reality
Immersive journalist
360° videos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A Realidade Virtual não é novidade. Porém, o que chamamos neste trabalho de seu renascimento - ocasionado pelas últimas evoluções tecnológicas e pelo barateamento de equipamentos - permitiu sua integração e consequente inovação em diversos campos. Um deles foi o jornalismo. A adoção da Realidade Virtual como uma ferramenta de narrativa jornalística permite que o usuário experimente as situações ou os eventos de uma reportagem como protagonista e amplia as formas de participação e interação desta experiência imersiva. Em busca de desvendar os possíveis caminhos para o uso da Realidade Virtual no jornalismo, este trabalho faz uma análise do conteúdo diário publicado durante os primeiros quatro meses do The Daily 360, projeto do veículo de referência The New York Times. Os resultados mostram que o projeto buscou popularizar os vídeos em 360 graus (ou esféricos) - sem priorizar os níveis de imersão ou mesmo a qualidade - e optou por publicar um conteúdo diverso, buscando em geral o lado mais curioso, independentemente do tema. Os vídeos foram, na maior parte das vezes, enxutos e objetivos (a média de tempo foi de 1 minuto e 25 segundos) - e 60% dos vídeos estavam integrados em artigos multimídia do Times. Ou seja, foi possível compreender a estratégia escolhida pela publicação para dar seus primeiros passos com conteúdo imersivo, assim como refletir sobre as possibilidades que a Realidade Virtual pode oferecer ao jornalismo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-22T09:38:47Z
2018-04-20
2018-01-18
2018-04-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/37602
TID:201903318
url http://hdl.handle.net/10362/37602
identifier_str_mv TID:201903318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137933095075840