A escola em comunidade: diagnóstico em meio escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrilho, Daniela Filipa Baixinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6615
Resumo: A instituição Escola é um local de desenvolvimento e de aprendizagem para os jovens. No entanto, a presença de fatores de risco (e.g., internos ou externos à escola) potencializam a ocorrência de comportamentos menos adequados, contribuindo para um contexto escolar nocivo, para os alunos e profissionais docentes e não docentes. A presente investigação teve como principal objetivo a realização do diagnóstico do meio escolar e do meio envolvente à escola. O estudo seguiu um desenho exploratório, descritivo, retrospetivo e transversal, através da recolha de dados qualitativos e quantitativos. A investigação baseou-se no autorrelato com recurso ao método de questionário e de observação. A amostra foi constituída por 72 participantes, de 4 escolas localizadas no Distrito de Setúbal, os sujeitos foram escolhidos aleatoriamente. Com este estudo, foi possível concluir que fatores como os espaços interiores e exteriores à escola, contribuem para o agravamento do comportamento dos alunos. Esta investigação permite que os profissionais de ensino tenham acesso a uma visão abrangente das problemáticas existentes em contexto escolar e no meio envolvente à instância escolar, permitindo que encontrem estratégias, para trabalhar áreas que carecem de intervenção.
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