Avaliação internacional em larga escala: a participação de Portugal no TIMSS, PIRLS e ICILS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/25568 |
Resumo: | Nas últimas décadas a avaliação em larga escala adquiriu uma grande importância no âmbito educacional. Os estudos internacionais desenvolvidos a partir de questionários são cada vez mais numerosos e abrangem diferentes domínios. Portugal tem vindo a participar em vários desses estudos, permitindo obter informações sobre o sistema educativo e o contexto socioeconómico das famílias e pessoais dos alunos. Esses dados permitem influenciar na definição e implementação de políticas educacionais. Neste artigo apresentamos uma análise sobre três estudos internacionais no âmbito da educação, em que Portugal participa: Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), o Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) e o International Compute rand Information Literacy Study (ICILS), conduzido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). Procuramos analisar os resultados gerais de Portugal, recorremos a uma metodologia interpretativa, com base na análise dos relatórios e bases de dados produzidos(as) por diferentes organizações, nomeadamente a IEA. Apesar das diferentes oscilações, nos diferentes ciclos dos estudos, os alunos portugueses têm vindo a apresentar resultados positivos |
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Avaliação internacional em larga escala: a participação de Portugal no TIMSS, PIRLS e ICILSThe international large-scale assessment: issues from Portugal’s participation in TIMSS, PIRLS and ICILSAvaliaçãoEducaçãoTIMSSPIRLSICILSNas últimas décadas a avaliação em larga escala adquiriu uma grande importância no âmbito educacional. Os estudos internacionais desenvolvidos a partir de questionários são cada vez mais numerosos e abrangem diferentes domínios. Portugal tem vindo a participar em vários desses estudos, permitindo obter informações sobre o sistema educativo e o contexto socioeconómico das famílias e pessoais dos alunos. Esses dados permitem influenciar na definição e implementação de políticas educacionais. Neste artigo apresentamos uma análise sobre três estudos internacionais no âmbito da educação, em que Portugal participa: Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), o Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) e o International Compute rand Information Literacy Study (ICILS), conduzido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). Procuramos analisar os resultados gerais de Portugal, recorremos a uma metodologia interpretativa, com base na análise dos relatórios e bases de dados produzidos(as) por diferentes organizações, nomeadamente a IEA. Apesar das diferentes oscilações, nos diferentes ciclos dos estudos, os alunos portugueses têm vindo a apresentar resultados positivosIn the last few decades, the large-scale evaluation has acquired an importance in the educational field. International studies developed from surveys are increasingly numerous and cover different domains. Portugal has been participating in several studies, allowing to obtain information about the educational system and the socioeconomic context of the families and students. These data are reflected in the definition and implementation of educational policies. In this article we present an analysis of three international studies in the field of education, in which Portugal participates: Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) and the International Computer and Information Literacy Study (ICILS), carried out by International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). In this article we present an analysis of the general results of Portugal and we use an interpretative methodology, based on the analysis of reports and databases produced by different organizations, and undertaken by IEA. Despite the different fluctuations, in the different study cycles, Portuguese students have been showing positive resultsInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBRosa, Vítor2022-06-08T15:05:20Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25568porRosa, Vítor (2021). Avaliação internacional em larga escala: a participação de Portugal no TIMSS, PIRLS e ICILS. EduSer: Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 13:1, p. 23-401645-477410.34620/eduser.v13i1.148info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:57:12Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:13.452543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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