Dilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Flávia Monteiro da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85334
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_57a92835e5c3fae4638308b0d4450ca0
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.Ethical dilemmas and perplexities in high school philosophy classes.ÉticaEnsino da FilosofiaMétodosProblematizaçãoFerramentas didáticasEthicsTeaching PhilosophyMythologiesProblematizationDidactic toolsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasResumoO presente Relatório de Estágio abordar-se-á de uma maneira fundamentada numa das problemáticas centrais que corresponde no âmbito filosófico, a questão da Ética. Tratando-se de um problema central na reflexão filosófica, presente necessariamente no currículo dos alunos do ensino secundário, o problema de saber como questões éticas devem ser abordadas – e a própria ética lecionada – na disciplina de Filosofia não pode deixar de constituir uma inquietação com a qual um professor estagiário de Filosofia se tem necessariamente de preocupar. É esta preocupação que me leva a elaborar esta questão como tema central do meu Relatório de Estágio. Para além de descrever e refletir acerca da experiência pedagógica decorrida no período de estágio, o atual trabalho visa fundamentar a extrema importância da Ética no Ensino da Filosofia. Sendo esta uma área da Filosofia que reflete sobre as razões pelas quais determinadas normas morais são consideradas válidas, é de enorme relevância a maneira como vai ser lecionada ao longo do estágio. Deste modo, o presente Relatório encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, descrever-se-á e refletir-se-á acerca do Período de Prática Pedagógica Supervisionada ocorrido no ano letivo 2016/2017 numa turma de 10.º ano da Escola Secundária de Arganil. Numa segunda parte, abordar-se-á, de um modo fundamentado científica e didaticamente, os recursos e os métodos a utilizar numa proposta possível de lecionar e conceptualizar conteúdos ao nível do ensino secundário. Por último, expor-se-ão ferramentas didáticas de conceptualização e problematização, elaboradas em contexto real de lecionação e agora retomados, demonstrando a aplicabilidade do tema aqui defendido.Palavras-chave: Ética, Ensino da Filosofia, Métodos, Problematização, Ferramentas didáticos.AbstractThe present essay will address, in a well-funded manner, one of the most significant problems in the teaching of philosophic thinking – Ethics. Since this is a central problem in philosophical reflection, necessarily introduced in high school’s curriculum, it might become a challenge for a trainee Philosophy teacher to know how ethical questions (and Ethics itself) should be conveyed and teached to students- this concern is the main theme for the report I chose to do. Beyond describing and reflecting upon the pedagogical internship experience that I had during this year, the presented work aims to defend the importance of Ethics in high school Philosophy classes. Being this the area of philosophy that debates the reasons whether some moral rules are valid or not, it seems quite relevant to understand the way it is going to be taught throughout this internship. With that said, the essay will be divided into three parts: The first part will consist in a description of the Supervised Pedagogical Pratice Period of 2016/2017 on a 10th grade class in Escola Secundária de Arganil and a reflection about it. In the second part, the resources and methods to use on high school level teaching and content conceptualization will be approached, in a didactical and cientific way. Lastly, didactical, conceptualization and problematizing tools will be exposed, created in a real lecturing set and now retaken, demonstrating the applicability of the theme hereby presented.Keywords: Ethics, Teaching Philosophy, Mythologies, Problematization, Didactic tools.2017-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85334http://hdl.handle.net/10316/85334TID:202043924porSilva, Vanessa Flávia Monteiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-11-07T09:59:24Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:40.295654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.
Ethical dilemmas and perplexities in high school philosophy classes.
title Dilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.
spellingShingle Dilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.
Silva, Vanessa Flávia Monteiro da
Ética
Ensino da Filosofia
Métodos
Problematização
Ferramentas didáticas
Ethics
Teaching Philosophy
Mythologies
Problematization
Didactic tools
title_short Dilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.
title_full Dilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.
title_fullStr Dilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.
title_full_unstemmed Dilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.
title_sort Dilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.
author Silva, Vanessa Flávia Monteiro da
author_facet Silva, Vanessa Flávia Monteiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Flávia Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Ensino da Filosofia
Métodos
Problematização
Ferramentas didáticas
Ethics
Teaching Philosophy
Mythologies
Problematization
Didactic tools
topic Ética
Ensino da Filosofia
Métodos
Problematização
Ferramentas didáticas
Ethics
Teaching Philosophy
Mythologies
Problematization
Didactic tools
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85334
http://hdl.handle.net/10316/85334
TID:202043924
url http://hdl.handle.net/10316/85334
identifier_str_mv TID:202043924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959098990592