A escola e o insucesso : combate ao insucesso na disciplina de Matemática ao nível da gestão intermédia num agrupamento de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Manuel Querubim Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20888
Resumo: Este Relatório de Atividade Profissional insere-se no II Ciclo de Estudos em Ciências da Educação, especialização em Administração e Organização Escolar e destina-se à obtenção do grau de mestre. A temática em que se baseia a reflexão é o insucesso escolar em geral e na disciplina de Matemática em particular, num agrupamento de escolas (Agrupamento de Escolas Pitágoras). A finalidade deste relatório é refletir acerca das possibilidades de combater o insucesso escolar na disciplina de Matemática. Numa primeira fase é feita uma abordagem do insucesso ao nível da concetualização política, teórica e geográfica; e numa segunda fase é feita uma análise das causas do insucesso em Matemática e das medidas / estratégias tomadas para o combater. A primeira parte é um enquadramento teórico composto por uma alusão ao conceito de organização / organização escolar e seus elementos essenciais; por uma abordagem do insucesso escolar à luz dos modelos burocrático racional e neoinstitucional de escola como organização; e considerando a escola como um lugar em diferentes mundos, com diferentes imagens organizacionais e diferentes tipos de justiça. É feita uma abordagem ao conceito de insucesso nas perspetivas antropológica e sociológica, e são abordadas algumas teorias explicativas do insucesso escolar. É feita ainda uma análise do insucesso escolar em Portugal e na Europa, assim como uma abordagem às políticas educativas / programas educativos de combate ao insucesso em Portugal. Na segunda parte, após uma breve contextualização espaçotemporal do Agrupamento de Escolas Pitágoras, é feita uma abordagem reflexiva às causas do insucesso escolar na disciplina de Matemática e às medidas tomadas para o combater, no âmbito do Plano de Ação da Matemática, assim como aos resultados obtidos. Esta reflexão permitiu-me tirar as seguintes conclusões: Embora a maior parte dos casos de insucesso escolar possam estar relacionados com fatores económicos e socioculturais, as políticas educativas, a dinâmica da escola, as estratégias aplicadas pelos professores e a relação professor-aluno podem dar um grande contributo na promoção do sucesso escolar.A abordagem da Matemática deve ser feita de uma forma menos formal, de preferência em conexão com o quotidiano dos alunos, através de estratégias diversificadas, com recurso às novas tecnologias e a atividades lúdicas. Atendendo ao caráter prático da disciplina e à falta de hábitos de estudo em casa é importante que haja um reforço na escola, recorrendo à utilização de outros espaços de aprendizagem. O ensino da Matemática deve ser tanto quanto possível individualizado e personalizado, e com recurso a pedagogias diferenciadas sempre que necessário, convergindo com os interesses e as necessidades dos alunos. A relação professor-aluno e o envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos são fundamentais para a promoção do sucesso escolar. O trabalho colaborativo entre docentes e a formação de turmas de nível de conhecimento revelaram-se eficazes na melhoria dos resultados na disciplina. A formação contínua dos professores é extremamente importante para a sua atualização profissional em termos de metodologias de ensino. A maior limitação com que me deparei na elaboração deste relatório foi a escassez de tempo para a realização de uma pesquisa mais pormenorizada sobre a temática escolhida, uma vez que tive que conciliar a realização deste trabalho coma minha atividade letiva.
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A primeira parte é um enquadramento teórico composto por uma alusão ao conceito de organização / organização escolar e seus elementos essenciais; por uma abordagem do insucesso escolar à luz dos modelos burocrático racional e neoinstitucional de escola como organização; e considerando a escola como um lugar em diferentes mundos, com diferentes imagens organizacionais e diferentes tipos de justiça. É feita uma abordagem ao conceito de insucesso nas perspetivas antropológica e sociológica, e são abordadas algumas teorias explicativas do insucesso escolar. É feita ainda uma análise do insucesso escolar em Portugal e na Europa, assim como uma abordagem às políticas educativas / programas educativos de combate ao insucesso em Portugal. Na segunda parte, após uma breve contextualização espaçotemporal do Agrupamento de Escolas Pitágoras, é feita uma abordagem reflexiva às causas do insucesso escolar na disciplina de Matemática e às medidas tomadas para o combater, no âmbito do Plano de Ação da Matemática, assim como aos resultados obtidos. Esta reflexão permitiu-me tirar as seguintes conclusões: Embora a maior parte dos casos de insucesso escolar possam estar relacionados com fatores económicos e socioculturais, as políticas educativas, a dinâmica da escola, as estratégias aplicadas pelos professores e a relação professor-aluno podem dar um grande contributo na promoção do sucesso escolar.A abordagem da Matemática deve ser feita de uma forma menos formal, de preferência em conexão com o quotidiano dos alunos, através de estratégias diversificadas, com recurso às novas tecnologias e a atividades lúdicas. Atendendo ao caráter prático da disciplina e à falta de hábitos de estudo em casa é importante que haja um reforço na escola, recorrendo à utilização de outros espaços de aprendizagem. O ensino da Matemática deve ser tanto quanto possível individualizado e personalizado, e com recurso a pedagogias diferenciadas sempre que necessário, convergindo com os interesses e as necessidades dos alunos. A relação professor-aluno e o envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos são fundamentais para a promoção do sucesso escolar. O trabalho colaborativo entre docentes e a formação de turmas de nível de conhecimento revelaram-se eficazes na melhoria dos resultados na disciplina. A formação contínua dos professores é extremamente importante para a sua atualização profissional em termos de metodologias de ensino. A maior limitação com que me deparei na elaboração deste relatório foi a escassez de tempo para a realização de uma pesquisa mais pormenorizada sobre a temática escolhida, uma vez que tive que conciliar a realização deste trabalho coma minha atividade letiva.This study is referent to a Report of Professional Activity inserted in the II Cycle of Studies in Education Sciences in Educational Management and Organization Matters, with the purpose to obtain a master degree. This report is a reflection about the educational failure in general and particularly in the mathematics subject, and its goal is also to reflect about the strategies to fight it. This study occurred in a Scholar Grouping called Pitágoras. In an initial stage, an approach to the failure in policies, theoretical and geographical conceptualization, and in a second stage, an analysis to the reasons of failure in mathematics and the measures/ strategies used to fight it is carried out. This report includes references to policies that may be responsible for the mathematics educational failure and also references to the influence of the geographic contexts, in this matter. I also mention the general causes associated to the mathematics educational failure and strategies against it. The first part of this report consists in the development of theoretical references of educational organization concepts (in the educational failure approach) and in the consequences of the bureaucratic neo institutional and rational models, too. By these theories, the school is considered a place in different worlds, with different organization images and different types of justice. In this part it is also made an approach of the anthropological and sociological concepts and a reference at the educational failure theories, in general. This part ends with an analysis of the European and Portuguese contexts and also with a reference of the Portuguese educational policies and programs to contest it. In the second part, and after a short contextualization in time and space of the Pitágoras Schools Grouping, it is made a reflective approach to the educational failure at mathematics subject, and also to the measures to fight it and the results obtained by using the Action Mathematics Plan. After this study work and reflection I am allowed to conclude that: -Although the majority number of failure scholar cases may be related with social, cultural and economic factors, in fact, the factors that really give the greatestcontribution for the scholar success promotion are: the educational policies, the school dynamics, the teachers’ strategies and the relationship between students and teachers. The mathematics discipline approach must be done in a less formal way than usual, preferably in connection with the daily routine of the students and through different strategies including new technologies and recreational activities resources. Considering the practical aspect of the subject and the lack of home studying habits, it is important that school reinforces using other learning spaces. Mathematics teaching must be personalized and individualized as possible. That must to be done with different pedagogies whenever necessary, converging with the students’ interests and needs. For scholar success promotion it is fundamental a good relationship between students and teachers and the interest of their education responsible into the study matters. There were obtained effective results in this subject, through the teacher work groups and through the training of knowledge level classes. The teacher´s continuous formation is also extremely important for professional update in teaching methodologies. To ending this Abstract I want to refer that it would need a larger period of time for a further detailed research about the chosen theme. Above all, the greatest limitation that I came across in this study was the lack of time, once I had to council it with my teaching career.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarros, Manuel Querubim Oliveira2016-10-14T10:38:15Z2016-05-3120162016-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20888TID:201684454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:17.777629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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