Insucesso escolar - Cursos vocacionais serão resposta?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Susana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9898
Resumo: A escola é caracterizada pelo elevado grau de heterogeneidade sociocultural, aonde encontramos motivações, interesses e capacidades de aprendizagem dos alunos muito diferenciados. Com o alargamento da escolaridade obrigatória surge um novo problema no sistema de ensino português, que alternativas oferecer aqueles alunos que não conseguem obter sucesso no ensino regular. São diversos os percursos alternativos que vão sendo propostos passando pelos cursos profissionais, cursos de educação e formação e mais recentemente pelos cursos vocacionais. Estes surgem no nosso sistema de ensino como uma alternativa ao ensino regular e tendo como objetivo desenvolver capacidades práticas nos alunos permitindo que por um lado concluam o seu percurso escolar e por outro adquiram capacidades práticas em determinadas áreas o que facilitará a sua entrada no mercado de trabalho. Este estudo teve como principal objetivo determinar se os Cursos Vocacionais estão a cumprir o propósito para o qual foram criados. Foi desenvolvido num agrupamento de escolas do concelho de Matosinhos, tendo sido inquiridos professores e alunos dos cursos vocacionais. Para obter uma maior dimensão da realidade deste Agrupamento no que concerne aos cursos Vocacionais, realizamos entrevistas com o seu Diretor, a psicóloga responsável pela seleção e a Diretora do Curso Vocacional. Os resultados por nós obtidos demonstram alguma insatisfação dos inquiridos relativamente à organização, funcionamento e propósito deste curso. Tentamos por isso elaborar um Plano de Ação que colmatasse as falhas relatadas pelos inquiridos e conduzisse os alunos ao sucesso escolar.
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