Relatório de estágio : rumo à especialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Susana Amélia da Cruz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36947
Resumo: Este relatório expõe o percurso desenvolvido durante o Estágio, no sentido da aquisição de competências para a especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem. Emprega como metodologia o método descritivo e analítico através da reflexão e descrição das atividades realizadas e encontra-se estruturado em quatro domínios de competências. O Estágio Compreendeu três Módulos realizados no Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano - Módulo I, na Unidade de Cirurgia Cárdio-Torácica do Hospital São João – Módulo II e no Instituto Nacional de Emergência Médica – Módulo III e ocorreu entre 23/4/2012 a 2/2/2013. Após o contacto com as diferentes realidades, doente e família, tornou-se importante refletir sobre considerações éticas, aspetos da comunicação/família e a importância do seu envolvimento no cuidar, visando a humanização dos cuidados, os instrumentos de gestão e liderança dos serviços e qual o papel do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Acrescenta-se ainda a relevância dos registos de enfermagem na continuidade de cuidados, a monitorização da dor e as medidas terapêuticas para o seu controlo, a importância de normas de atuação que permitam a uniformização/universalização das atitudes/cuidados dos profissionais, nomeadamente no que respeita às vias verdes de AVC/Trauma, sobre os cuidados específicos inerentes a doentes submetidos a transplante cardíaco. Foi ainda dada relevância à área da infeção associada aos cuidados de saúde, designadamente à Pneumonia Adquirida pelo Ventilador, como sendo uma área importante da atuação do enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A ação nos diferentes contextos de estágio direcionou-se no sentido de ir ao encontro das necessidades identificadas e consideradas pelos serviços como pertinentes. Neste sentido, foram abordadas, em ações de formação, as atitudes ao cuidar do doente em agonia no Serviço de Urgência, o que permitiu compreender as particularidades inerentes à morte e aos cuidados paliativos, bem como reconhecer diretrizes relativas ao cuidar do doente em agonia e a transmissão de más notícias em contexto pré-hospitalar, conduzindo a uma consciencialização e apreensão sobre pormenores/indicações relativos à sua comunicação, assim como constatar que o enfermeiro em Enfermagem Médico-Cirúrgica não deverá adquirir apenas conhecimentos de âmbito técnico, mas também comunicacional. Foi abordada no módulo de estágio III a adesão ao regime terapêutico, identificada como necessidade formativa, após os registos de ativações realizadas, sendo esta uma das temáticas que mais desperta atenção junto dos profissionais do serviço, dando origem a reflexões por parte dos enfermeiros. A abordagem destas temáticas confrontou aspetos pertinentes, proporcionando momentos de introspeção sobre a prática dos cuidados de enfermagem observados e prestados e a identificação de limitações. O estágio permitiu, não só conhecer a área de atuação da emergência e pré-hospitalar onde a imprevisibilidade impera, mas também conhecer uma realidade de Cuidados Intensivos diferente, levando a repensar e refletir as práticas e o modo de atuação nesta área.
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Após o contacto com as diferentes realidades, doente e família, tornou-se importante refletir sobre considerações éticas, aspetos da comunicação/família e a importância do seu envolvimento no cuidar, visando a humanização dos cuidados, os instrumentos de gestão e liderança dos serviços e qual o papel do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Acrescenta-se ainda a relevância dos registos de enfermagem na continuidade de cuidados, a monitorização da dor e as medidas terapêuticas para o seu controlo, a importância de normas de atuação que permitam a uniformização/universalização das atitudes/cuidados dos profissionais, nomeadamente no que respeita às vias verdes de AVC/Trauma, sobre os cuidados específicos inerentes a doentes submetidos a transplante cardíaco. Foi ainda dada relevância à área da infeção associada aos cuidados de saúde, designadamente à Pneumonia Adquirida pelo Ventilador, como sendo uma área importante da atuação do enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A ação nos diferentes contextos de estágio direcionou-se no sentido de ir ao encontro das necessidades identificadas e consideradas pelos serviços como pertinentes. Neste sentido, foram abordadas, em ações de formação, as atitudes ao cuidar do doente em agonia no Serviço de Urgência, o que permitiu compreender as particularidades inerentes à morte e aos cuidados paliativos, bem como reconhecer diretrizes relativas ao cuidar do doente em agonia e a transmissão de más notícias em contexto pré-hospitalar, conduzindo a uma consciencialização e apreensão sobre pormenores/indicações relativos à sua comunicação, assim como constatar que o enfermeiro em Enfermagem Médico-Cirúrgica não deverá adquirir apenas conhecimentos de âmbito técnico, mas também comunicacional. Foi abordada no módulo de estágio III a adesão ao regime terapêutico, identificada como necessidade formativa, após os registos de ativações realizadas, sendo esta uma das temáticas que mais desperta atenção junto dos profissionais do serviço, dando origem a reflexões por parte dos enfermeiros. A abordagem destas temáticas confrontou aspetos pertinentes, proporcionando momentos de introspeção sobre a prática dos cuidados de enfermagem observados e prestados e a identificação de limitações. O estágio permitiu, não só conhecer a área de atuação da emergência e pré-hospitalar onde a imprevisibilidade impera, mas também conhecer uma realidade de Cuidados Intensivos diferente, levando a repensar e refletir as práticas e o modo de atuação nesta área.This report tells the process developed during the traineeship, in order to acquire skills for the specialization in Medical Surgical Nursing within the Master´s in Nursing. The selected methodology was the descriptive and analytical method, done through reflection and description of activities and it is structured in four areas of competence. The traineeship included three modules carried out in the emergency of Pedro Hispano Hospital_Module I, in the Unit Cardio-Thoracic Surgery of São João Hospital_ Module II and in the Norte Regional Branch of the Nacional Institute of Medical Emergency _ Module III that occurred between 23/4/2012 and 2/2/2013. After having contacted with different realities, patient and family, it became important to reflect on ethical considerations, aspects of communication / family and the importance of their involvement in the caring, aiming to humanize it, services leadership and management instruments and the role of the nurse specialized in Medical-Surgical Nursing. Furthermore, it is also important the relevance of the registration nursing in the continuity of care, the monitoring of pain and the therapeutic procedures for its control, the importance of the execution rules that allow the standardization of attitudes and ways towards care related to the professionals, namely concerning the greenways of stroke/trauma and about the inherent specific care of cardiac transplant patients. It was also given relevance to the area of infection associated with health care, particularly to the Pneumonia Acquired through Ventilator as an important action area of the specialized medical surgical nurse. The action in the different contexts of traineeship has been headed for the necessities identified and considered as relevant by the services. In this way, were approached, in action training, the attitudes in caring for the patients, in agony, in the emergency, which allowed to understand the particularities inherent to death and palliative care, and the announcement of bad news in context pre-hospital, leading to a consciousness and awareness about details concerning their communication, as well as to verify that the nurse in Medical Surgery service should not only acquire technical knowledge, but also the one related to communication. It was broached, in the module III of the traineeship, the accession to the therapeutic process, recognized and suggested as a formative necessity, after the registration of the activations achieved, being one of the subjects that most calls attention among professionals, leading to the nurses’ reflection. The approaching of these issues activated pertinent features, providing moments of introspection about the nursing practice, perceived and provided, and helped in the perception of restrictions. The period of traineeship allowed, not only to know the emergency acting area of pre-hospital, where unpredictability reigns, but also to identify a different reality regarding Intensive Care, instigating to the rethink and reflection about practice and the way of acting in this area.Oliveira, Irene Maria SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartins, Susana Amélia da Cruz2022-03-09T11:06:06Z2014-03-122013-052014-03-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36947TID:201495066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:02.172125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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