Rumo à especialização em enfermagem médico-cirúgica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13987 |
Resumo: | O processo de formação é indispensável para a optimização da qualidade dos cuidados de enfermagem e cabe aos enfermeiros atribuir-lhe a importância devida. Encarando a formação como algo útil e inovador, o enfermeiro pode desenvolver um trabalho digno das suas competências e atributos. (Martins, C. e Franco, M. 2004). Este relatório reporta-se aos estágios que compõem a estrutura do Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Estão organizados em três módulos, cada um com uma carga horária de 180 horas de contacto com os doentes. Destes, foram efectuados dois, no Hospital São Teotónio E.P.E. (Entidade Pública Empresarial), nomeadamente, Módulo I – Serviço de Urgência Geral, realizado no período compreendido entre 26 de Abril e 26 de Junho e, Módulo III – Serviço de Nefrologia/ Diálise, que se desenvolveu no período de 04 de Outubro a 30 de Novembro, ambos do ano de 2010. O documento que se apresenta pretende ser uma reflexão crítica acerca do percurso de aprendizagem, dando relevo às competências adquiridas e, igualmente, às dificuldades que foi ultrapassando no dia-a-dia, tendo por base os pressupostos que norteiam a profissão de enfermagem e visando o alcançar dos objectivos propostos em projecto de estágio. Assim destacam-se os objectivos gerais que são: -Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com a área de Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica (EEMC). -Demonstrar capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, incluindo soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem. -Ser capaz de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a Especialistas quer a não Especialistas de uma forma clara e sem ambiguidades. A aquisição de competências como destreza técnica, planificação e tomada de decisão em contexto de urgência e de doença renal, representou uma mais-valia na abordagem ao doente crítico. A elaboração e apresentação de estudos de caso e formações em serviço contribuíram para a consolidação deste percurso formativo |
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Rumo à especialização em enfermagem médico-cirúgicaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO processo de formação é indispensável para a optimização da qualidade dos cuidados de enfermagem e cabe aos enfermeiros atribuir-lhe a importância devida. Encarando a formação como algo útil e inovador, o enfermeiro pode desenvolver um trabalho digno das suas competências e atributos. (Martins, C. e Franco, M. 2004). Este relatório reporta-se aos estágios que compõem a estrutura do Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Estão organizados em três módulos, cada um com uma carga horária de 180 horas de contacto com os doentes. Destes, foram efectuados dois, no Hospital São Teotónio E.P.E. (Entidade Pública Empresarial), nomeadamente, Módulo I – Serviço de Urgência Geral, realizado no período compreendido entre 26 de Abril e 26 de Junho e, Módulo III – Serviço de Nefrologia/ Diálise, que se desenvolveu no período de 04 de Outubro a 30 de Novembro, ambos do ano de 2010. O documento que se apresenta pretende ser uma reflexão crítica acerca do percurso de aprendizagem, dando relevo às competências adquiridas e, igualmente, às dificuldades que foi ultrapassando no dia-a-dia, tendo por base os pressupostos que norteiam a profissão de enfermagem e visando o alcançar dos objectivos propostos em projecto de estágio. Assim destacam-se os objectivos gerais que são: -Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com a área de Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica (EEMC). -Demonstrar capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, incluindo soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem. -Ser capaz de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a Especialistas quer a não Especialistas de uma forma clara e sem ambiguidades. A aquisição de competências como destreza técnica, planificação e tomada de decisão em contexto de urgência e de doença renal, representou uma mais-valia na abordagem ao doente crítico. A elaboração e apresentação de estudos de caso e formações em serviço contribuíram para a consolidação deste percurso formativoThe training process is essential to optimize the quality of nursing care and it is up to the nurses to give it due attention. Facing the training as useful and innovative, the nurse can develop a work worthy of their skills and attributes. (Martins, C. e Franco, M. 2004). This report refers to the stages that make up the structure of Specialization in Medical-Surgical Nursing (EEMC) of the Catholic University of Portugal (UCP). They are organized into three modules, each with a workload of 180 hours of contact with patients. Of these, two were carried out at Hospital of São Teotónio EPE (Public Business Entity), including Module I - General Emergency Room, held in the period between April 26 and June 26, and Module III - Office of Nephrology / Dialysis, which developed in the period from 04 October to 30 November, both of 2010. The document presented is intended to be a critical reflection on the journey of learning, giving emphasis to skills acquisition and also the difficulties that I was overtaking on the day to day, based on the assumptions that guide the nursing profession and aiming to achieve the objectives proposed in the draft stage. So stand out the overall objectives which are: -Know how to apply their knowledge and comprehension and problem solving in new and unfamiliar situations, in broad contexts and disciplines, related to the area of Specialization in Medical – Surgical Nursing (EEMC). -Demonstrate ability to integrate knowledge, handle complex issues, including solutions or opinions on situations of limited or incomplete information, including reflections on the ethical and social implications and responsibilities that result from those solutions and those judgments or condition them. -Being able to communicate their conclusions and the knowledge and reasoning underlying them, either to specialists or non-experts in a clear and unambiguous way. The acquisition of technical skills, planning and decision making towards complex and unpredictable situations, in the context of urgency and kidney disease, did represent a gain on the approach to critical patients. The elaboration of works and their communication consent to achieve the agreed purposes.Melo, JorgeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Alexandra Maria Oliveira Lopes dos2014-04-07T15:00:12Z2013-05-1520112013-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-31T01:32:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:13.180942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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