Alterações neurocognitivas associadas à epilepsia da infância com pontas centrotemporais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Márcia Rita Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82539
Resumo: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
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spelling Alterações neurocognitivas associadas à epilepsia da infância com pontas centrotemporaisCognitive outcomes of childhood epilepsy with centrotemporal spikesECTSepilepsiaalterações neurocognitivasdificuldades de apredizagemalterações do comportamentoECTSepilepsyneurocognitive impairmentlearning difficultiesbehavioral problemsTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaA epilepsia da infância com pontas centrotemporais é o síndrome epilético focal maiscomum na infância. Previamente era considerada benigna por apresentar um bomprognóstico, no entanto, associa-se com frequência a comorbilidades nomeadamenteneurocognitivas e comportamentais.Com o objetivo de caracterizar as comorbilidades associadas à epilepsia da infânciacom pontas centrotemporais realizou-se um estudo retrospetivo de casos seguidos na consultade Neuropediatria/Epilepsia do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário deCoimbra com este diagnóstico entre 2010 e 2016. Os dados foram obtidos da consulta deprocessos clínicos eletrónicos – Sclinic® e dos relatórios de eletroencefalogramas. Asvariáveis estudadas incluíram dados demográficos, caraterísticas clínicas,eletroencefalográficas, neuroimagiológicas, neurocognitivas, perfil académico ecomportamental.Foram selecionados 77 casos, 59 do sexo masculino, com idade média na data dodiagnóstico de sete anos. Em relação às crises 88,3% eram típicas, 71,4% tiveram menos deuma crise por mês e 13% crise única. Em termos eletroencefalográficos 59,7% apresentarampontas centrotemporais unilaterais, 33,8% pontas centrotemporais bilaterais e 6,5% atividadeparoxística generalizada. Quanto à terapêutica, 55,8% efetuaram terapêutica antiepiléticasendo que, a maioria obteve controlo das crises em monoterapia. No grupo de criança comterapêutica antiepilética verificou-se uma maior prevalência de alterações do comportamento.Trinta crianças realizaram avaliação neurocognitiva com uma escala de inteligência deWechsler para crianças – terceira edição sendo que destes, 23,3% tinham quociente deinteligência (QI) escala completa inferior a 80. O QI foi inferior em crianças com início das4crises em idade mais precoce. Vinte e duas crianças realizaram avaliação pedagógica e agrande maioria (n=20) apresentou dificuldades na leitura, escrita e cálculo. No que dizrespeito ao perfil académico 19,5% tinham um currículo normal com apoio e 20,8% tinhamensino especial e/ou currículo específico individual. A necessidade de apoio escolar e/ouensino especial foi mais prevalente nas crianças com mais tempo de doença e no grupo decrianças a fazer terapêutica antiepilética. No total da amostra, 24,7% das criançasapresentaram perturbação de défice de atenção e hiperatividade.Na população estudada foi encontrada elevada prevalência de dificuldades deaprendizagem e escolares e alterações do comportamento, tal como demonstrado por estudosanteriores. É essencial que se atenda às alterações do comportamento e ao percurso académicono acompanhamento destas crianças, para que seja fornecido um apoio educativo apropriado.Childhood epilepsy with centrotemporal spikes is the most common focal epileptic syndrome in childhood. Previously it was considered benign because it presents a good prognosis, however, it is frequently associated with cognitive and behavioral problems.To characterize the comorbidities associated with childhood epilepsy with centrotemporal spikes, a retrospective study of cases followed in the Neuropediatric / Epilepsy consults at Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra was carried out, with the diagnosis being between 2010 and 2016. The data was obtained from the consultation of clinical records - Sclinic® and reports of electroencephalograms. The studied variables included demographic data, clinical and electroencephalographic characteristics, neuroimaging, neurocognitive, academic and behavioral profiles.A total of 77 cases were selected, 59 males, with an average age at diagnosis of seven years. Concerning seizures, 88,3% were typical, 71,4% had less than one seizure per month and 13% had a single seizure. On the electroencephalogram, 59,7% had unilateral centrotemporal spikes, 33,8% bilateral centrotemporal spikes and 6,5% generalized paroxysmal activity. Regarding therapeutics, 55,8% performed antiepileptic therapy and most of them obtained control over seizures in monotherapy. In the group of children with antiepileptic therapy there was a higher prevalence of behavioral problems. Thirty children underwent neurocognitive assessment with a Wechsler intelligence scale for children - third edition, of which 23,3% had complete intelligence quotient (IQ) below 80. IQ was lower on children with a more precocious onset of age-related seizures. Twenty-two children underwent cognitive evaluation and the great majority (n = 20) presented difficulties in reading, writing and calculating. About the academic profile, 19,5% had a normal curriculum with support and 20,8% had special education and / or individual specific curriculum. The need for school support and / or special education was more prevalent in children with longer illnesses and in the group of children receiving antiepileptic therapy. In the sample, 24,7% of the children presented attention deficit hyperactivity disorder.On the studied population, a high prevalence of learning and school difficulties and behavioral changes was found, as shown by previous studies. It is essential for changes in behavior and academic progress to be observed in the follow-up of these children, so that appropriate educational support is provided.2018-05-229999-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82539http://hdl.handle.net/10316/82539TID:202051277porAraújo, Márcia Rita Ferreirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:48:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:25.450437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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