Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Delgado, F.M.G., Afonso, Paulo, Cruchinho, A., Pereira, Paula, Sapeta, Paula, Ramos, George
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2145
Resumo: A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.
id RCAP_f3afe396d6338af07d88a578315ac874
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superiorConstApECTSEnsino-aprendizagemTrabalho autónomoA implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.CIEd Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRamos, A.Delgado, F.M.G.Afonso, PauloCruchinho, A.Pereira, PaulaSapeta, PaulaRamos, George2013-12-06T17:53:29Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2145porRAMOS, A. [et al.] (2013) - Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior. Revista Portuguesa de Educação. ISSN 0871-9187. 26:1. p. 115-1410871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:49:18Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:29.577734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
title Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
spellingShingle Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
Ramos, A.
ConstAp
ECTS
Ensino-aprendizagem
Trabalho autónomo
title_short Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
title_full Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
title_fullStr Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
title_full_unstemmed Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
title_sort Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
author Ramos, A.
author_facet Ramos, A.
Delgado, F.M.G.
Afonso, Paulo
Cruchinho, A.
Pereira, Paula
Sapeta, Paula
Ramos, George
author_role author
author2 Delgado, F.M.G.
Afonso, Paulo
Cruchinho, A.
Pereira, Paula
Sapeta, Paula
Ramos, George
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, A.
Delgado, F.M.G.
Afonso, Paulo
Cruchinho, A.
Pereira, Paula
Sapeta, Paula
Ramos, George
dc.subject.por.fl_str_mv ConstAp
ECTS
Ensino-aprendizagem
Trabalho autónomo
topic ConstAp
ECTS
Ensino-aprendizagem
Trabalho autónomo
description A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06T17:53:29Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2145
url http://hdl.handle.net/10400.11/2145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RAMOS, A. [et al.] (2013) - Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior. Revista Portuguesa de Educação. ISSN 0871-9187. 26:1. p. 115-141
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIEd Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv CIEd Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130794214555648