Processos de aprendizagem do conceito de derivada em contextos computacionais: uma experiência de ensino no 12º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/85 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
id |
RCAP_57dd30b1df21f0d7473d24778c9c2db2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/85 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processos de aprendizagem do conceito de derivada em contextos computacionais: uma experiência de ensino no 12º ano de escolaridadeDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoEste estudo pretendeu compreender os processos de aprendizagem do conceito de derivada, utilizando uma experiência de ensino com ênfase na experimentação e na visualização gráfica, em contextos computacionais, e num ambiente de trabalho em grupo. Era nosso objectivo que os alunos compreendessem os conceitos relacionados com as derivadas através da exploração das conexões existentes entre as múltiplas representações, em detrimento da mera utilização de complexas regras de cálculo. Utilizou-se uma metodologia de experiência de ensino, concretizada numa intervenção didáctica que envolveu alguns alunos de duas turmas de 12º ano de escolaridade, no ano de 1995. Utilizou-se o programa de computador A Graphic Approach to the Calculus que permite visualizar as sucessivas rectas secantes aproximando-se da tangente e sobrepor os gráficos da função e da função derivada.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaAmbrósio, TeresaMatos, José Manuel Leonardo deRUNFernandes, Maria de Lourdes Ventura2006-03-16T13:02:27Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis16326240 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/85porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:30:58Zoai:run.unl.pt:10362/85Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:33.442459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de aprendizagem do conceito de derivada em contextos computacionais: uma experiência de ensino no 12º ano de escolaridade |
title |
Processos de aprendizagem do conceito de derivada em contextos computacionais: uma experiência de ensino no 12º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Processos de aprendizagem do conceito de derivada em contextos computacionais: uma experiência de ensino no 12º ano de escolaridade Fernandes, Maria de Lourdes Ventura |
title_short |
Processos de aprendizagem do conceito de derivada em contextos computacionais: uma experiência de ensino no 12º ano de escolaridade |
title_full |
Processos de aprendizagem do conceito de derivada em contextos computacionais: uma experiência de ensino no 12º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Processos de aprendizagem do conceito de derivada em contextos computacionais: uma experiência de ensino no 12º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Processos de aprendizagem do conceito de derivada em contextos computacionais: uma experiência de ensino no 12º ano de escolaridade |
title_sort |
Processos de aprendizagem do conceito de derivada em contextos computacionais: uma experiência de ensino no 12º ano de escolaridade |
author |
Fernandes, Maria de Lourdes Ventura |
author_facet |
Fernandes, Maria de Lourdes Ventura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ambrósio, Teresa Matos, José Manuel Leonardo de RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Maria de Lourdes Ventura |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-01-01T00:00:00Z 2006-03-16T13:02:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/85 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16326240 bytes application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137798319505408 |