Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/68
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
id RCAP_c876d5a2d9ad3fa47712cbce217a1232
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/68
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridadeAprendizagem da geometriaModelo de van HieleAmbientes geométricos computacionaisFigura geométricaConjecturasProvasDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoUm ambiente geométrico dinâmico (AGD) computacional permite fazer construções e manipulá-las, conservando invariantes as relações estabelecidas. Neste estudo pressupôs-se que recorrendo a um AGD se podem criar estratégias poderosas para a construção pessoal e social do conhecimento geométrico. À luz dessa hipótese, investigou-se como é que os alunos exploram - realizam, justificam e investigam - construções num AGD e como é que isso os habilita a compreender objectos e relações geométricas, a formular conjecturas e a elaborar argumentos indutivos e dedutivos. Utilizou-se uma metodologia de experiência de ensino, operacionalizada numa intervenção didáctica levada a cabo numa turma do 9ºano.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaAmbrósio, TeresaMatos, José Manuel Leonardo deRUNJunqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires2006-03-15T11:42:04Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis13409748 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/68porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:30:55Zoai:run.unl.pt:10362/68Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:32.975523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade
title Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade
spellingShingle Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade
Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires
Aprendizagem da geometria
Modelo de van Hiele
Ambientes geométricos computacionais
Figura geométrica
Conjecturas
Provas
title_short Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade
title_full Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade
title_fullStr Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade
title_sort Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade
author Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires
author_facet Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ambrósio, Teresa
Matos, José Manuel Leonardo de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da geometria
Modelo de van Hiele
Ambientes geométricos computacionais
Figura geométrica
Conjecturas
Provas
topic Aprendizagem da geometria
Modelo de van Hiele
Ambientes geométricos computacionais
Figura geométrica
Conjecturas
Provas
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-01-01T00:00:00Z
2006-03-15T11:42:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/68
url http://hdl.handle.net/10362/68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 13409748 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137798274416640