A liderança e o clima de escola na promoção de práticas pedagógicas supervisivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Olga dos Santos Moura
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5534
Resumo: Nos últimos anos, a preocupação com a qualidade do ensino e a eficácia da escola no desempenho da sua missão educativa tem estado no centro dos discursos sobre educação, pelo que se torna cada vez mais relevante refletir sobre as condicionantes que podem afetar o funcionamento e desempenho das escolas, procurando encontrar caminhos que permitam a sua melhoria. Partilhando do interesse por esta questão, o presente trabalho centrou-se em três aspetos da vida organizacional das escolas: a liderança, o clima e a supervisão, por quanto se considera que estes, potencialmente, têm impacto na vida das escolas e na qualidade do trabalho nelas realizado. Deste modo, considerando, por um lado, que “a capacidade de melhoraria de um estabelecimento escolar depende, de maneira relevante, de equipas diretivas com uma liderança que contribua ativamente para dinamizar, apoiar e animar o seu desenvolvimento, de maneira a que possa construir a sua capacidade interna de melhoria” (Bolívar-Botía, 2010, p.81), e por outro que, em contexto nacional, o atual enquadramento legal (DL 75/2008) prevê um reforço das responsabilidades e atribuições dos líderes, um dos objetivos estruturante do trabalho que aqui se apresenta é conhecer a percepção dos docentes sobre o desempenho das suas lideranças, identificando pontos fracos e fortes, nomeadamente na sua atuação enquanto supervisores em contexto escolar. De facto, numa escola que se pretende eficaz, o exercício da liderança tem de ir muito além das práticas de gestão, sendo necessário que os líderes centrem a sua atenção num conjunto de atividades relacionadas com os processos de ensino e aprendizagem, como é o caso da supervisão (Bolívar-Botía, 2010). O outro vetor desta investigação prende-se com a perceção dos professores sobre o clima da escola, de modo a caraterizá-lo e avaliar, em que medida, este pode ser promotor de práticas supervisivas, as quais apenas serão viáveis e eficazes num clima de reconhecimento do trabalho realizado, e que seja favorável à inovação, ao desenvolvimento do trabalho cooperativo, no qual a discussão e análise das questões pedagógicas se faça de forma aberta (Herdeiro & Silva, 2008; Boudrias et al. 2010; Sousa et al., 2011). Com vista a concretizar os objectivos empíricos desta dissertação foi realizado um estudo de natureza quantitativa e descritiva, com recurso a dois questionários, para recolha da informação junto dos docentes. Esta investigação contou com uma amostra de 50 participantes e incidiu em três escolas/agrupamentos escolares, um localizado na Beira Baixa e os outros no Alto Alentejo. A análise dos dados recolhidos apontou para a existência de uma perceção global positiva tanto da liderança como do clima de escola, o que indicia que os professores têm uma imagem positiva da organização a que pertencem. No entanto, no que se refere à promoção de condições favoráveis à prática da supervisão, verificou-se haver pontos a melhorar, pois, as questões que se prendem com a assunção por parte dos diretores do seu papel como supervisores, o reconhecimento do trabalho dos professores, a ampla discussão de questões pedagógicas e de abertura à inovação foram as áreas que apresentaram resultados inferiores.
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Deste modo, considerando, por um lado, que “a capacidade de melhoraria de um estabelecimento escolar depende, de maneira relevante, de equipas diretivas com uma liderança que contribua ativamente para dinamizar, apoiar e animar o seu desenvolvimento, de maneira a que possa construir a sua capacidade interna de melhoria” (Bolívar-Botía, 2010, p.81), e por outro que, em contexto nacional, o atual enquadramento legal (DL 75/2008) prevê um reforço das responsabilidades e atribuições dos líderes, um dos objetivos estruturante do trabalho que aqui se apresenta é conhecer a percepção dos docentes sobre o desempenho das suas lideranças, identificando pontos fracos e fortes, nomeadamente na sua atuação enquanto supervisores em contexto escolar. De facto, numa escola que se pretende eficaz, o exercício da liderança tem de ir muito além das práticas de gestão, sendo necessário que os líderes centrem a sua atenção num conjunto de atividades relacionadas com os processos de ensino e aprendizagem, como é o caso da supervisão (Bolívar-Botía, 2010). O outro vetor desta investigação prende-se com a perceção dos professores sobre o clima da escola, de modo a caraterizá-lo e avaliar, em que medida, este pode ser promotor de práticas supervisivas, as quais apenas serão viáveis e eficazes num clima de reconhecimento do trabalho realizado, e que seja favorável à inovação, ao desenvolvimento do trabalho cooperativo, no qual a discussão e análise das questões pedagógicas se faça de forma aberta (Herdeiro & Silva, 2008; Boudrias et al. 2010; Sousa et al., 2011). Com vista a concretizar os objectivos empíricos desta dissertação foi realizado um estudo de natureza quantitativa e descritiva, com recurso a dois questionários, para recolha da informação junto dos docentes. Esta investigação contou com uma amostra de 50 participantes e incidiu em três escolas/agrupamentos escolares, um localizado na Beira Baixa e os outros no Alto Alentejo. A análise dos dados recolhidos apontou para a existência de uma perceção global positiva tanto da liderança como do clima de escola, o que indicia que os professores têm uma imagem positiva da organização a que pertencem. No entanto, no que se refere à promoção de condições favoráveis à prática da supervisão, verificou-se haver pontos a melhorar, pois, as questões que se prendem com a assunção por parte dos diretores do seu papel como supervisores, o reconhecimento do trabalho dos professores, a ampla discussão de questões pedagógicas e de abertura à inovação foram as áreas que apresentaram resultados inferiores.Over the past years, the concern with teaching quality and school’s efficacy on the development of its educational mission has been in the centre of the speeches on education, whereby it has become more relevant a reflection on the constraints that can affect schools’ functioning and performance, in order to find ways that allow its improvement. Sharing the interest on this matter, the present work has been centred on three aspects of the organizational life of schools: leadership, climate and supervision, as long as it is considered that these have potential impact on schools’ life and on the quality of the work done at these institutions. This way, considering on one hand that “the school’s capacity to improve depends, in a relevant way, on directive teams with a leadership that actively contributes to give dynamism, support and encourage its development, so that it can construct its internal capacity of improvement” (Bolívar-Botía, 2010, p.81), and on the other hand that, in the national context, the present legal framework (Decree Law 75/2008) supposes a reinforcement of leaders’ responsibilities and attributions, one of the basic aims of the work here presented is to know teachers’ perception about the performance of their leaders, identifying strengths and weaknesses, namely in what refers to their action as supervisors in a school context. In fact, in a school that strives to be more effective, the exercise of leadership must transcend the simple management practices, being necessary for leaders to centre their attention on a set of activities related to the teaching and learning processes, such as supervision (Bolívar-Botía, 2010). The other vector of this research was to know teachers’ perceptions about school climate, in order to characterize it and evaluate to what extent it can promote supervision practices, which are viable and effective only in a climate of recognition for good work, favourable to innovation and to the development of cooperative work, and in which the discussion and analysis of pedagogical matters is done in an open way (Herdeiro & Silva, 2008; Boudrias et al. 2010; Sousa et al., 2011). To accomplish the empiric goals of this dissertation, it was carried out a study of quantitative and descriptive nature, using two questionnaires so that the data could be collected among teachers. This study was based on a sample size of 50 participants and the investigation focused on three schools, one located in Beira Baixa and the other two in Alto Alentejo. The analysis of the collected data has shown that the global perception both on school leadership and climate is positive, what indicates that teachers have a positive image of the organization to which they belong. Nevertheless, in what refers to the promotion of favorable conditions to supervision practices, one must say that some points need improvement, for the questions on the assumption by the directors of their role as supervisors, the recognition of teachers’ work, the wide discussion of pedagogical matters and the openness to innovation were the ones which presented the lowest results.Monteiro, Samuel José FonsecauBibliorumMonteiro, Olga dos Santos Moura2018-07-30T16:20:13Z2014-10-162014-9-302014-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5534TID:201645599porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:25.560354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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