Narrativas: o que aprendemos sobre métodos online durante a pandemia?
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100004 |
Resumo: | Resumo: Enquadramento: Nos últimos 20 anos, a utilização da Internet em substituição à entrevista face a face em pesquisas qualitativas vem se tornando importante recurso de produção de dados sobre experiências de adoecimento. Com o isolamento social recomendado frente a COVID-19, a transição da forma presencial para as entrevistas online realizadas através de plataformas virtuais, cresceu e provocou reflexões e adaptações necessárias na metodologia. Objetivos/Organização do capítulo: A partir de uma revisão narrativa de literatura foram traçadas as vantagens e limitações do método/técnica online e, em seguida, são apresentados quatro exemplos a partir do Projeto Narrare-COVID 19, proposta inovadora de compartilhamento virtual de narrativas de adoecimento e experiências de cuidado vivenciadas por pacientes, familiares, e profissionais, produzidas através de pesquisa qualitativa com o método HERG - Health Experiences Research Group - desenvolvido pela Universidade de Oxford. Considerações finais: Os quatro exemplos têm um objetivo principal comum e as entrevistas online apresentaram, portanto, similaridades em relação aos cuidados éticos, ao roteiro de entrevista e ao compromisso do registro audiovisual, quando autorizado pelo participante. Houve diferenças em relação às estratégias de recrutamento e disponibilidade de infraestrutura disponível aos entrevistados, no que tange ao acesso à internet e/ou a plataforma (Zoom® e Google Meet®). Os exemplos ilustram e confirmam as contribuições e limitações das entrevistas online apontadas na revisão narrativa. |
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