Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caparica, Joana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11256
Resumo: Num contexto de um mundo cada vez mais digital, pautado por um desenvolvimento tecnológico extremamente acelerado, assistimos a profundas mudanças nos mais variados setores da sociedade. A informação veicula a uma velocidade estonteante pela internet, favorecendo a partilha e a colaboração na criação de conhecimento. Conceitos como Educação Aberta e em Rede surgem por todo o mundo, efetivando-se com a criação e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos, demonstrando em conjunto com as Tecnologias Digitais disponíveis uma nova forma de estar na Educação e a abertura para a inclusão de novos modelos e práticas pedagógicas. O projeto apresentado neste documento constitui a criação e desenvolvimento de um Recurso Educacional Aberto (REA) dirigido a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando um programa de dinamização da leitura recreativa assente nas Tecnologias Digitais e nas ferramentas da web, para ser aplicado dentro e fora da sala de aula. Desenvolvido através duma abordagem metodológica da design-based research, o referido Projeto encontra-se integrado no projeto de investigação Web Social e Educação Online no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Numa primeira parte deste documento, efetua-se a revisão bibliográfica dedicada a conceitos como Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Analisa-se ainda Tecnologias Digitais Abertas assim como a sua aplicação em sala de aula, referindo-se também o modelo TPACK que inspirou a criação do REA. Sustentando-se metodologicamente na design-based research (DBR), todo o processo de criação do REA desenvolveu-se em ciclos interativos na tentativa de aperfeiçoamento do mesmo. Ao longo do processo, desenhou-se o programa e todos os materiais, guiões e tutoriais explicativos, efetuando-se a sua validação junto de duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de análise da implementação e correção do programa. Da análise e avaliação de todo o processo resultaram recomendações e definiram-se caminhos a seguir, que são apresentados neste documento.
id RCAP_5810f9803e9960ab57fce6dd8eba7171
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básicoEducação abertaTecnologias digitaisProfessoresEnsino-aprendizagem1º cicloEnsino básicoRecursos educacionais abertosOpen educationOpen digital technologiesTeachersTeaching learningFirst cycle of basic educationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasNum contexto de um mundo cada vez mais digital, pautado por um desenvolvimento tecnológico extremamente acelerado, assistimos a profundas mudanças nos mais variados setores da sociedade. A informação veicula a uma velocidade estonteante pela internet, favorecendo a partilha e a colaboração na criação de conhecimento. Conceitos como Educação Aberta e em Rede surgem por todo o mundo, efetivando-se com a criação e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos, demonstrando em conjunto com as Tecnologias Digitais disponíveis uma nova forma de estar na Educação e a abertura para a inclusão de novos modelos e práticas pedagógicas. O projeto apresentado neste documento constitui a criação e desenvolvimento de um Recurso Educacional Aberto (REA) dirigido a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando um programa de dinamização da leitura recreativa assente nas Tecnologias Digitais e nas ferramentas da web, para ser aplicado dentro e fora da sala de aula. Desenvolvido através duma abordagem metodológica da design-based research, o referido Projeto encontra-se integrado no projeto de investigação Web Social e Educação Online no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Numa primeira parte deste documento, efetua-se a revisão bibliográfica dedicada a conceitos como Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Analisa-se ainda Tecnologias Digitais Abertas assim como a sua aplicação em sala de aula, referindo-se também o modelo TPACK que inspirou a criação do REA. Sustentando-se metodologicamente na design-based research (DBR), todo o processo de criação do REA desenvolveu-se em ciclos interativos na tentativa de aperfeiçoamento do mesmo. Ao longo do processo, desenhou-se o programa e todos os materiais, guiões e tutoriais explicativos, efetuando-se a sua validação junto de duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de análise da implementação e correção do programa. Da análise e avaliação de todo o processo resultaram recomendações e definiram-se caminhos a seguir, que são apresentados neste documento.In the context of an increasingly digital world, marked by an extremely accelerated technological development, we are seeing great changes on the most different areas of society. Information runs on an overwhelming speed over the internet, favoring the sharing and collaboration on knowledge creation. Concepts such as Open Education or Networked emerge all over the world, taking effect with the creation and availability of Open Educational Resources, demonstrating together within the available Digital Technologies a new way of approaching Education and the willing to include new models and pedagogic practices. The project presented in this document constitutes the creation and development of an Open Educational Resource (OER) aimed at teachers of the first cycle of basic education, presenting a project to boost recreational reading built on digital technologies and on web tools to be used inside and outside of the classroom. Developed through the Design Based Research methodological approach, the aforementioned project finds itself integrated into the investigation project called “Web Social e Educação Online” at Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). The first part of this document contains a bibliographical review dedicated to concepts such as Open Education and Open Educational Resources. Open Digital Technologies are also analyzed, as well as their application on the classroom, referring the TPACK model too, which inspired the creation of OER. Based methodologically on the Design Based Research (DBR), all the creation process of REA developed in interactive cycles trying to improve itself. Throughout the process, the program and all the scriptwriting materials and explaining tutorials were designed and its validation was carried out at two schools of the first cycle of basic education from the perspective of analyzing the implementation and correction of the program. From the analysis and validation of all the process, resulted recommendations and were defined the paths to follow, which are presented in this document.Nobre, AnaRepositório AbertoCaparica, Joana2021-10-15T13:04:17Z2021-09-302021-10-152021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11256TID:202782085porCaparica, Joana - Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico [Em linha]: [S.l.]: [s.n.], 2021. 104 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:40Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:43.178692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico
title Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico
Caparica, Joana
Educação aberta
Tecnologias digitais
Professores
Ensino-aprendizagem
1º ciclo
Ensino básico
Recursos educacionais abertos
Open education
Open digital technologies
Teachers
Teaching learning
First cycle of basic education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico
title_full Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico
author Caparica, Joana
author_facet Caparica, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Ana
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Caparica, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação aberta
Tecnologias digitais
Professores
Ensino-aprendizagem
1º ciclo
Ensino básico
Recursos educacionais abertos
Open education
Open digital technologies
Teachers
Teaching learning
First cycle of basic education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Educação aberta
Tecnologias digitais
Professores
Ensino-aprendizagem
1º ciclo
Ensino básico
Recursos educacionais abertos
Open education
Open digital technologies
Teachers
Teaching learning
First cycle of basic education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description Num contexto de um mundo cada vez mais digital, pautado por um desenvolvimento tecnológico extremamente acelerado, assistimos a profundas mudanças nos mais variados setores da sociedade. A informação veicula a uma velocidade estonteante pela internet, favorecendo a partilha e a colaboração na criação de conhecimento. Conceitos como Educação Aberta e em Rede surgem por todo o mundo, efetivando-se com a criação e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos, demonstrando em conjunto com as Tecnologias Digitais disponíveis uma nova forma de estar na Educação e a abertura para a inclusão de novos modelos e práticas pedagógicas. O projeto apresentado neste documento constitui a criação e desenvolvimento de um Recurso Educacional Aberto (REA) dirigido a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando um programa de dinamização da leitura recreativa assente nas Tecnologias Digitais e nas ferramentas da web, para ser aplicado dentro e fora da sala de aula. Desenvolvido através duma abordagem metodológica da design-based research, o referido Projeto encontra-se integrado no projeto de investigação Web Social e Educação Online no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Numa primeira parte deste documento, efetua-se a revisão bibliográfica dedicada a conceitos como Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Analisa-se ainda Tecnologias Digitais Abertas assim como a sua aplicação em sala de aula, referindo-se também o modelo TPACK que inspirou a criação do REA. Sustentando-se metodologicamente na design-based research (DBR), todo o processo de criação do REA desenvolveu-se em ciclos interativos na tentativa de aperfeiçoamento do mesmo. Ao longo do processo, desenhou-se o programa e todos os materiais, guiões e tutoriais explicativos, efetuando-se a sua validação junto de duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de análise da implementação e correção do programa. Da análise e avaliação de todo o processo resultaram recomendações e definiram-se caminhos a seguir, que são apresentados neste documento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-15T13:04:17Z
2021-09-30
2021-10-15
2021-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11256
TID:202782085
url http://hdl.handle.net/10400.2/11256
identifier_str_mv TID:202782085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caparica, Joana - Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico [Em linha]: [S.l.]: [s.n.], 2021. 104 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135095486939136