Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11256 |
Resumo: | Num contexto de um mundo cada vez mais digital, pautado por um desenvolvimento tecnológico extremamente acelerado, assistimos a profundas mudanças nos mais variados setores da sociedade. A informação veicula a uma velocidade estonteante pela internet, favorecendo a partilha e a colaboração na criação de conhecimento. Conceitos como Educação Aberta e em Rede surgem por todo o mundo, efetivando-se com a criação e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos, demonstrando em conjunto com as Tecnologias Digitais disponíveis uma nova forma de estar na Educação e a abertura para a inclusão de novos modelos e práticas pedagógicas. O projeto apresentado neste documento constitui a criação e desenvolvimento de um Recurso Educacional Aberto (REA) dirigido a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando um programa de dinamização da leitura recreativa assente nas Tecnologias Digitais e nas ferramentas da web, para ser aplicado dentro e fora da sala de aula. Desenvolvido através duma abordagem metodológica da design-based research, o referido Projeto encontra-se integrado no projeto de investigação Web Social e Educação Online no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Numa primeira parte deste documento, efetua-se a revisão bibliográfica dedicada a conceitos como Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Analisa-se ainda Tecnologias Digitais Abertas assim como a sua aplicação em sala de aula, referindo-se também o modelo TPACK que inspirou a criação do REA. Sustentando-se metodologicamente na design-based research (DBR), todo o processo de criação do REA desenvolveu-se em ciclos interativos na tentativa de aperfeiçoamento do mesmo. Ao longo do processo, desenhou-se o programa e todos os materiais, guiões e tutoriais explicativos, efetuando-se a sua validação junto de duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de análise da implementação e correção do programa. Da análise e avaliação de todo o processo resultaram recomendações e definiram-se caminhos a seguir, que são apresentados neste documento. |
id |
RCAP_5810f9803e9960ab57fce6dd8eba7171 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11256 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básicoEducação abertaTecnologias digitaisProfessoresEnsino-aprendizagem1º cicloEnsino básicoRecursos educacionais abertosOpen educationOpen digital technologiesTeachersTeaching learningFirst cycle of basic educationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasNum contexto de um mundo cada vez mais digital, pautado por um desenvolvimento tecnológico extremamente acelerado, assistimos a profundas mudanças nos mais variados setores da sociedade. A informação veicula a uma velocidade estonteante pela internet, favorecendo a partilha e a colaboração na criação de conhecimento. Conceitos como Educação Aberta e em Rede surgem por todo o mundo, efetivando-se com a criação e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos, demonstrando em conjunto com as Tecnologias Digitais disponíveis uma nova forma de estar na Educação e a abertura para a inclusão de novos modelos e práticas pedagógicas. O projeto apresentado neste documento constitui a criação e desenvolvimento de um Recurso Educacional Aberto (REA) dirigido a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando um programa de dinamização da leitura recreativa assente nas Tecnologias Digitais e nas ferramentas da web, para ser aplicado dentro e fora da sala de aula. Desenvolvido através duma abordagem metodológica da design-based research, o referido Projeto encontra-se integrado no projeto de investigação Web Social e Educação Online no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Numa primeira parte deste documento, efetua-se a revisão bibliográfica dedicada a conceitos como Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Analisa-se ainda Tecnologias Digitais Abertas assim como a sua aplicação em sala de aula, referindo-se também o modelo TPACK que inspirou a criação do REA. Sustentando-se metodologicamente na design-based research (DBR), todo o processo de criação do REA desenvolveu-se em ciclos interativos na tentativa de aperfeiçoamento do mesmo. Ao longo do processo, desenhou-se o programa e todos os materiais, guiões e tutoriais explicativos, efetuando-se a sua validação junto de duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de análise da implementação e correção do programa. Da análise e avaliação de todo o processo resultaram recomendações e definiram-se caminhos a seguir, que são apresentados neste documento.In the context of an increasingly digital world, marked by an extremely accelerated technological development, we are seeing great changes on the most different areas of society. Information runs on an overwhelming speed over the internet, favoring the sharing and collaboration on knowledge creation. Concepts such as Open Education or Networked emerge all over the world, taking effect with the creation and availability of Open Educational Resources, demonstrating together within the available Digital Technologies a new way of approaching Education and the willing to include new models and pedagogic practices. The project presented in this document constitutes the creation and development of an Open Educational Resource (OER) aimed at teachers of the first cycle of basic education, presenting a project to boost recreational reading built on digital technologies and on web tools to be used inside and outside of the classroom. Developed through the Design Based Research methodological approach, the aforementioned project finds itself integrated into the investigation project called “Web Social e Educação Online” at Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). The first part of this document contains a bibliographical review dedicated to concepts such as Open Education and Open Educational Resources. Open Digital Technologies are also analyzed, as well as their application on the classroom, referring the TPACK model too, which inspired the creation of OER. Based methodologically on the Design Based Research (DBR), all the creation process of REA developed in interactive cycles trying to improve itself. Throughout the process, the program and all the scriptwriting materials and explaining tutorials were designed and its validation was carried out at two schools of the first cycle of basic education from the perspective of analyzing the implementation and correction of the program. From the analysis and validation of all the process, resulted recommendations and were defined the paths to follow, which are presented in this document.Nobre, AnaRepositório AbertoCaparica, Joana2021-10-15T13:04:17Z2021-09-302021-10-152021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11256TID:202782085porCaparica, Joana - Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico [Em linha]: [S.l.]: [s.n.], 2021. 104 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:40Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:43.178692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico |
title |
Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico Caparica, Joana Educação aberta Tecnologias digitais Professores Ensino-aprendizagem 1º ciclo Ensino básico Recursos educacionais abertos Open education Open digital technologies Teachers Teaching learning First cycle of basic education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Caparica, Joana |
author_facet |
Caparica, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nobre, Ana Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caparica, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação aberta Tecnologias digitais Professores Ensino-aprendizagem 1º ciclo Ensino básico Recursos educacionais abertos Open education Open digital technologies Teachers Teaching learning First cycle of basic education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Educação aberta Tecnologias digitais Professores Ensino-aprendizagem 1º ciclo Ensino básico Recursos educacionais abertos Open education Open digital technologies Teachers Teaching learning First cycle of basic education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
Num contexto de um mundo cada vez mais digital, pautado por um desenvolvimento tecnológico extremamente acelerado, assistimos a profundas mudanças nos mais variados setores da sociedade. A informação veicula a uma velocidade estonteante pela internet, favorecendo a partilha e a colaboração na criação de conhecimento. Conceitos como Educação Aberta e em Rede surgem por todo o mundo, efetivando-se com a criação e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos, demonstrando em conjunto com as Tecnologias Digitais disponíveis uma nova forma de estar na Educação e a abertura para a inclusão de novos modelos e práticas pedagógicas. O projeto apresentado neste documento constitui a criação e desenvolvimento de um Recurso Educacional Aberto (REA) dirigido a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando um programa de dinamização da leitura recreativa assente nas Tecnologias Digitais e nas ferramentas da web, para ser aplicado dentro e fora da sala de aula. Desenvolvido através duma abordagem metodológica da design-based research, o referido Projeto encontra-se integrado no projeto de investigação Web Social e Educação Online no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Numa primeira parte deste documento, efetua-se a revisão bibliográfica dedicada a conceitos como Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Analisa-se ainda Tecnologias Digitais Abertas assim como a sua aplicação em sala de aula, referindo-se também o modelo TPACK que inspirou a criação do REA. Sustentando-se metodologicamente na design-based research (DBR), todo o processo de criação do REA desenvolveu-se em ciclos interativos na tentativa de aperfeiçoamento do mesmo. Ao longo do processo, desenhou-se o programa e todos os materiais, guiões e tutoriais explicativos, efetuando-se a sua validação junto de duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de análise da implementação e correção do programa. Da análise e avaliação de todo o processo resultaram recomendações e definiram-se caminhos a seguir, que são apresentados neste documento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-15T13:04:17Z 2021-09-30 2021-10-15 2021-09-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11256 TID:202782085 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11256 |
identifier_str_mv |
TID:202782085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caparica, Joana - Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico [Em linha]: [S.l.]: [s.n.], 2021. 104 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135095486939136 |