O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, José
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cabrita, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4316
Resumo: The frequency of the m@c2 - In training Program in Mathematics with teachers in the of Elementary School of the University of Aveiro - inspired and motivated a female teacher, in partnership with former trainer, to design and implement a learning experience that could contribute to a stronger development of proportional reasoning and graphical representation of the situations in question, involving the concept of linear function. For its assessment, a study case was developed involving a group of 6th grade. Qualitative analysis of the data collected showed that the exploitation of a dynamic geometry dynamic - GeoGebra – can create conditions for the development of such understanding.
id RCAP_581324f67f3e9968e3607ba88728f0f6
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4316
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2The frequency of the m@c2 - In training Program in Mathematics with teachers in the of Elementary School of the University of Aveiro - inspired and motivated a female teacher, in partnership with former trainer, to design and implement a learning experience that could contribute to a stronger development of proportional reasoning and graphical representation of the situations in question, involving the concept of linear function. For its assessment, a study case was developed involving a group of 6th grade. Qualitative analysis of the data collected showed that the exploitation of a dynamic geometry dynamic - GeoGebra – can create conditions for the development of such understanding.La frecuencia de la m@c2 - Programa de Formación Continua en Matemáticas con los maestros de tercer ciclo de Educación Primaria de la Universidad de Aveiro - inspiró y motivó una maestra, en colaboración con su ex formador, a diseñar y implementar una experiencia de aprendizaje que podría contribuir a un mayor desarrollo del razonamiento proporcional y de la representación gráfica de las situaciones en cuestión, lo que implica el concepto de función lineal. Para su evaluación, se desarrolló un estudio de caso que involucra a un grupo de sexto. El análisis cualitativo de los datos recogidos ha mostrado que la explotación de un ambiente dinámico de geometría dinámica - GeoGebra - puede crear las condiciones para el desarrollo de esa comprensión.A frequência do m@c2 – Programa de Formação Continua em Matemática com professores do 2º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro – inspirou e motivou uma professora, em parceria com o ex-formador, a conceber e implementar uma experiência de aprendizagem que pudesse contribuir para um mais sólido desenvolvimento d o raciocínio proporcional e da representação gráfica das situações em causa, envolvendo o conceito de função linear. Para a sua avaliação, desenvolveu-se um estudo de caso que envolveu uma turma do 6º ano de escolaridade. A análise qualitativa dos dados recolhidos permitiu concluir que a exploração de um ambiente dinâmico de geometria dinâmica – GeoGebra – pode criar condições para o desenvolvimento de tal compreensão.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2013-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v5i1.4316https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4316Indagatio Didactica; Vol 5 No 1 (2013); 184-200Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 1 (2013); 184-200Indagatio Didactica; Vol. 5 No 1 (2013); 184-200Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 1 (2013); 184-2001647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4316https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4316/3250Pinheiro, JoséCabrita, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:13Zoai:proa.ua.pt:article/4316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:07.844437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2
title O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2
spellingShingle O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2
Pinheiro, José
title_short O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2
title_full O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2
title_fullStr O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2
title_full_unstemmed O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2
title_sort O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2
author Pinheiro, José
author_facet Pinheiro, José
Cabrita, Isabel
author_role author
author2 Cabrita, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, José
Cabrita, Isabel
description The frequency of the m@c2 - In training Program in Mathematics with teachers in the of Elementary School of the University of Aveiro - inspired and motivated a female teacher, in partnership with former trainer, to design and implement a learning experience that could contribute to a stronger development of proportional reasoning and graphical representation of the situations in question, involving the concept of linear function. For its assessment, a study case was developed involving a group of 6th grade. Qualitative analysis of the data collected showed that the exploitation of a dynamic geometry dynamic - GeoGebra – can create conditions for the development of such understanding.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4316
https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4316
url https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4316
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4316/3250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 5 No 1 (2013); 184-200
Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 1 (2013); 184-200
Indagatio Didactica; Vol. 5 No 1 (2013); 184-200
Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 1 (2013); 184-200
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133569215365120