Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Letícia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5141
Resumo: Acompanha: Modelagem matemática e raciocínio proporcional: orientações para professores da educação infantil
id UTFPR-12_51721640b65f851f40a5d280b75f2d56
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5141
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-08-22T00:26:14Z2020-08-22T00:26:14Z2020-07-13COUTINHO, Letícia. Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5141Acompanha: Modelagem matemática e raciocínio proporcional: orientações para professores da educação infantilEsta pesquisa teve como objetivo investigar como se dá o desenvolvimento do raciocínio proporcional em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos da Educação Infantil? Para isso, foram desenvolvidas cinco atividades de modelagem matemática, dentre as quais três foram analisadas. Essas atividades foram desenvolvidas em uma turma de Maternal III, com alunos de 3 e 4 anos, de um Centro Municipal de Educação Infantil, público, localizado em uma cidade do Centro-Ocidental Paranaense. Consideramos a Modelagem Matemática com uma alternativa pedagógica que permite abordar matematicamente situações não essencialmente matemáticas. Nesse contexto, mais que uma resposta para o problema, busca-se encorajar os alunos a desenvolver e explorar ideias matemáticas que possam ser utilizadas na compreensão de situações do mundo real. Para a coleta de dados, usamos uma filmadora, alguns gravadores de áudio e dois celulares, com o objetivo de registrar as falas e expressões gestuais dos alunos, além de um diário de campo da professora pesquisadora, onde anotou a cada atividade suas impressões e os acontecimentos que mais lhe chamaram atenção, e dos registros escritos produzidos pelos alunos. Para a análise das atividades nos pautamos em uma abordagem qualitativa dos dados, buscando compreensões acerca da questão de pesquisa. Os resultados sinalizaram que alunos da Educação Infantil têm condições de resolver problemas e construir modelos matemáticos de acordo com experiências que possuem, a partir de suas interações com outras crianças e adultos, e que, nas atividades de modelagem matemática, eles manifestaram ideias e formas de pensar que indicam a mobilização ou desenvolvimento do raciocínio proporcional, como quantidades e covariação, partilha e comparação, unitização, 5 fontes de significado para a/b, medição e raciocínio relativo.This research aimed to investigate how the development of proportional reasoning occurs in activities of mathematical modeling developed by students of Early Childhood Education? For that, five mathematical modeling activities were developed, among which three were analyzed. These activities were developed in a class of Maternal III, with students of 3 and 4 years old, from a Municipal Center for Early Childhood Education, public, located in a city in the Center-Western region of Paraná. We consider Mathematical Modeling as a pedagogical alternative that allows us to approach mathematically situations that are not essentially mathematical. In this context, more than an answer to the problem, it seeks to encourage students to develop and explore mathematical ideas that can be used to understand real-world situations. For data collection, we used a camcorder, some audio recorders and two cell phones, in order to record students' speeches and gestures, as well as a field diary of the researcher teacher, where she wrote down her impressions and events that most caught his attention, and the written records produced by the students. For the analysis of the activities we are guided by a qualitative approach to the data, seeking understandings about the research question. The results signaled that Early Childhood Education students are able to solve problems and build mathematical models according to their experiences, based on their interactions with other children and adults, and that, in mathematical modeling activities, they expressed ideas and ways of think that they indicate the mobilization or development of proportional reasoning, such as quantities and covariation, sharing and comparison, unitization, 5 sources of meaning for a / b, measurement and relative reasoning.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoModelos matemáticosRaciocínioEducação infantilMatemática - Estudo e ensinoMathematical modelsReasoningMathematics - Study and teachingModelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantilMathematical modeling and proportional reasoning in early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaTortola, Emersonhttps://orcid.org/0000-0002-6716-3635http://lattes.cnpq.br/3984024867334867Tortola, Emersonhttps://orcid.org/0000-0002-6716-3635http://lattes.cnpq.br/3984024867334867Silva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Almeida, Lourdes Maria Werle dehttp://orcid.org/0000-0001-8952-1176http://lattes.cnpq.br/2660354136462141http://lattes.cnpq.br/5250166813076200Coutinho, Letíciareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALLD_PPGMAT_M_Coutinho,_Leticia_2020.pdfapplication/pdf12367973http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/1/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020.pdf91fcc6b85459a6c49bf2952ced5b81e1MD51LD_PPGMAT_M_Coutinho,_Leticia_2020_1.pdfapplication/pdf13711798http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/2/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020_1.pdfdc8bc2cbf566cc0f508aa33635e55deeMD52TEXTLD_PPGMAT_M_Coutinho,_Leticia_2020.pdf.txtLD_PPGMAT_M_Coutinho,_Leticia_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain315222http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/3/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020.pdf.txtaddc6e70317bb80d3dd9d304507e1a20MD53LD_PPGMAT_M_Coutinho,_Leticia_2020_1.pdf.txtLD_PPGMAT_M_Coutinho,_Leticia_2020_1.pdf.txtExtracted texttext/plain88145http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/5/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020_1.pdf.txtd8c58d715fb83546e0fb4729979b0385MD55THUMBNAILLD_PPGMAT_M_Coutinho,_Leticia_2020.pdf.jpgLD_PPGMAT_M_Coutinho,_Leticia_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/4/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020.pdf.jpg6c1e171ce767f92eab4ed066afdc2dacMD54LD_PPGMAT_M_Coutinho,_Leticia_2020_1.pdf.jpgLD_PPGMAT_M_Coutinho,_Leticia_2020_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2225http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/6/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020_1.pdf.jpgf0145711aa9c12977dd7b352b9758d27MD561/51412020-08-23 03:03:03.981oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5141Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-08-23T06:03:03Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Mathematical modeling and proportional reasoning in early childhood education
title Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
spellingShingle Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
Coutinho, Letícia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Modelos matemáticos
Raciocínio
Educação infantil
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical models
Reasoning
Mathematics - Study and teaching
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
title_full Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
title_fullStr Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
title_full_unstemmed Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
title_sort Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
author Coutinho, Letícia
author_facet Coutinho, Letícia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tortola, Emerson
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6716-3635
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3984024867334867
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tortola, Emerson
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6716-3635
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3984024867334867
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1766-137X
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960826662569812
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0001-8952-1176
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2660354136462141
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5250166813076200
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Letícia
contributor_str_mv Tortola, Emerson
Tortola, Emerson
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Almeida, Lourdes Maria Werle de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Modelos matemáticos
Raciocínio
Educação infantil
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical models
Reasoning
Mathematics - Study and teaching
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos matemáticos
Raciocínio
Educação infantil
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical models
Reasoning
Mathematics - Study and teaching
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Modelagem matemática e raciocínio proporcional: orientações para professores da educação infantil
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-22T00:26:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-22T00:26:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COUTINHO, Letícia. Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5141
identifier_str_mv COUTINHO, Letícia. Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/1/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/2/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020_1.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/3/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/5/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020_1.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/4/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5141/6/LD_PPGMAT_M_Coutinho%2c_Leticia_2020_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 91fcc6b85459a6c49bf2952ced5b81e1
dc8bc2cbf566cc0f508aa33635e55dee
addc6e70317bb80d3dd9d304507e1a20
d8c58d715fb83546e0fb4729979b0385
6c1e171ce767f92eab4ed066afdc2dac
f0145711aa9c12977dd7b352b9758d27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923152486727680