A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Viviana Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/109063
Resumo: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_581539528c18f6a942c383f7d69141b1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/109063
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTETHE RELATIONSHIP BETWEEN PARENTAL NEUROTICISM AND THE CHILD'S NEGATIVE REACTIVITY: THE MEDIATING ROLE OF DIFFICULTIES IN EMOTIONAL REGULATION AND MINDFUL PARENTINGneuroticismo parentalreatividade negativa da criançaregulação emocionalparentalidade conscienteparental neuroticismchild's negative reactivityemotional regulationmindful parentingDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoObjetivo: o presente estudo teve como objetivo analisar o papel mediador das dificuldades de regulação emocional e da parentalidade consciente na relação entre o neuroticismo parental e a reatividade negativa de crianças em idade escolar. Método: a amostra é constituída por 416 pais de crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos. Os pais procederam ao preenchimento de questionários de autorresposta e de heterorresposta. Os questionários usados foram a "Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade", a "Subescala de Neuroticismo do Inventário dos Cinco Fatores", a "Subescala de Reatividade Emocional do Inventário de Temperamento para Crianças em Idade Escolar" e a "Escala de Dificuldades na Regulação Emocional – Versão Reduzida". A amostra foi recolhida em diversas escolas públicas do centro de Portugal. Neste estudo foi testado um modelo de mediação sequencial para responder ao objetivo estabelecido. Resultados: verificou-se um efeito direto significativo entre o neuroticismo parental e a reatividade negativa da criança, assim como um efeito indireto sequencial (no qual as dificuldades de regulação emocional precedem a parentalidade consciente) e dois efeitos indiretos específicos através de cada mediador. Conclusão: a relação entre o neuroticismo parental e a reatividade negativa da criança parece ser, em parte, explicada por uma maior dificuldade dos pais em regular as suas emoções e por uma consequente menor capacidade dos mesmos de exercerem uma parentalidade consciente. Sendo estes dois mediadores fatores modificáveis, poderão ser incluídos em programas de promoção de competências parentais dirigidos a pais com tendência para experienciarem níveis mais elevados de afeto negativo, prevenindo, assim, a transmissão intergeracional desta tendência temperamental.Objective: the present study aimed to analyze the mediating role of the difficulties in emotional regulation and the mindful parenting in the relationship between parental neuroticism and negative reactivity in school-aged children. Method: the sample consists of 416 parents of children aged between 8 and 12 years. Parents completed self-response and hetero-response questionnaires. The evaluation instruments used were the portuguese version of the "Interpersonal Mindfulness in Parenting Scale", the portuguese version of the " NEO-FFI", the portuguese version of the "School-Age Temperament Inventory" and the portuguese version "EDRE-VR". The sample was collected from several public schools in central Portugal. In this study, a sequential mediation model was tested to respond to the established objective. Results: a significant direct effect was found between parental neuroticism and child negative reactivity, as well as a sequential indirect effect (in which emotion regulation difficulties precedes mindful parenting) and two specific indirect effects through each mediator. Conclusion: the relationship between parental neuroticism and the child's negative reactivity seems to be, in part, explained by parents' greater difficulty in regulating their emotions and their consequent lower ability to exercise mindful parenting. Since these two mediators are modifiable factors, they could be included in programs to promote parenting skills aimed at parents who tend to experience higher levels of negative affect, thus preventing the intergenerational transmission of this temperamental tendency.2023-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/109063http://hdl.handle.net/10316/109063TID:203358252porRodrigues, Viviana Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T22:01:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/109063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:16.533801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTE
THE RELATIONSHIP BETWEEN PARENTAL NEUROTICISM AND THE CHILD'S NEGATIVE REACTIVITY: THE MEDIATING ROLE OF DIFFICULTIES IN EMOTIONAL REGULATION AND MINDFUL PARENTING
title A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTE
spellingShingle A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTE
Rodrigues, Viviana Pereira
neuroticismo parental
reatividade negativa da criança
regulação emocional
parentalidade consciente
parental neuroticism
child's negative reactivity
emotional regulation
mindful parenting
title_short A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTE
title_full A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTE
title_fullStr A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTE
title_full_unstemmed A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTE
title_sort A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTE
author Rodrigues, Viviana Pereira
author_facet Rodrigues, Viviana Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Viviana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv neuroticismo parental
reatividade negativa da criança
regulação emocional
parentalidade consciente
parental neuroticism
child's negative reactivity
emotional regulation
mindful parenting
topic neuroticismo parental
reatividade negativa da criança
regulação emocional
parentalidade consciente
parental neuroticism
child's negative reactivity
emotional regulation
mindful parenting
description Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/109063
http://hdl.handle.net/10316/109063
TID:203358252
url http://hdl.handle.net/10316/109063
identifier_str_mv TID:203358252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134135723229184