“Diz-me como te sentes, ajudar-te-ei na forma como reages”: O impacto do sentimento de competência parental na relação entre as reações parentais às emoções negativas e a regulação emocional das crianças
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/9301 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica. |
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“Diz-me como te sentes, ajudar-te-ei na forma como reages”: O impacto do sentimento de competência parental na relação entre as reações parentais às emoções negativas e a regulação emocional das criançasSentimento de competência parentalRegulação emocionalEmoções negativasCriançasSense of parental competenceEmotional regulationNegative emotionsChildrenDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.Os pais são os principais agentes socializadores das emoções dos seus filhos, tendo um impacto fulcral na sua capacidade de regulação emocional. Neste sentido, é importante que se continue a aprofundar a investigação sobre que fatores podem influenciar a forma como as figuras parentais reagem às emoções negativas das crianças e o impacto consequente na sua capacidade de regulação emocional. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre as reações parentais às emoções negativas das crianças e a regulação emocional das mesmas, mediada pelo sentimento de competência parental. A amostra consiste em 174 pais e mães (M=39.47; DP=4.58) de crianças que frequentem o 1.º Ciclo. Os dados foram recolhidos em formato online, através da plataforma Qualtrics. Os resultados demonstraram que as dimensões do sentimento de competência parental determinam, pelo menos parcialmente, a influência das reações desprovidas de suporte na labilidade. Todavia, não se pode concluir que isto aconteça a respeito das reações de suporte e a regulação emocional. Ainda assim, a dimensão da autoeficácia parece determinar, pelo menos parcialmente, a influência das reações de suporte na labilidade. Conclui-se que o facto de os pais se sentirem menos auto eficazes e menos satisfeitos possui impacto na tendência para recorrerem a reações desprovidas de suporte e, consequentemente, nas dificuldades de regulação emocional das crianças.ABSTRACT: Parents are the main socialization agents of their children’s emotions, having a crucial impact on their capacity of emotional regulation. In this sense, it is important to investigate which factors may influence the way parental figures react to children's negative emotions and the consequent impact on their capacity for emotional regulation. The present study aimed to analyse the relationship between the parental reactions to children's negative emotions and their emotional regulation, mediated by the sense of parental competence. The sample consists of 174 fathers and mothers (M=39.47; SD=4.58) whose children are in primary school. Data was collected in an online format, through the Qualtrics platform. The results showed that dimensions of the sense of parental competence determine, at least partially, the influence of unsupportive reactions on lability. However, it cannot be concluded that this happens between supportive reactions and emotion regulation. Even so, the dimension of self-efficacy seems to determine, at least partially, the influence of unsupportive reactions on lability. This study supports the notion that parents feel less self-efficacious and less satisfied has an impact on their tendency to use unsupportive reactions, which in turn contributes negatively on children's emotion regulation capacity.Schiro, Eva Diniz Bensaja DeiRepositório do ISPASteffensen, Patrícia Covas2023-11-28T18:47:52Z2022-11-132023-11-282022-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9301TID:203108019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-03T02:15:30Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:46.767783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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