Fado… um estado de alma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2314 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica. |
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Fado… um estado de almaFadoSujeitoIdentidadeEmoçãoFunção psicológicaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica.O Fado, sendo um produto da criatividade do sujeito, constitui uma forma de comunicação e relação. Propõe-se refletir e compreender a ligação existente entre o Fado e o sujeito, de forma a averiguar se existe uma relação/função psicológica entre ambos. Procurou-se contextualizar o Fado, enquadrando-o historicamente e definindo-o como expressão musical. Abordou-se o Fado nas suas múltiplas vertentes: a música, a palavra, a emoção e o sentimento, a identidade e o destino, delimitando a forma como o sujeito se relaciona/vincula, representando o quotidiano, as práticas sociais, as crenças e valores, bem como, o modo de representar o mundo e a forma como o sujeito se projeta nele. Compreender a importância da música e da palavra na construção de representações significativas para o sujeito. Clarificar a diferença entre emoção e sentimento, como estão presentes no Fado e a forma como o sujeito os expressa. Entender a construção, como processo dinâmico, da identidade individual e coletiva que o sujeito consubstancia no Fado. Esclarecer o conceito de destino e perceber como é assumido no Fado, como expressão individual e de um povo. O Fado, como uma simbiose de significados e de discursos, pode proporcionar um lugar de encontro e partilha entre os sujeitos, que para além da comunicação, vivenciam experiências, emoções e sentimentos, tornando-se significantes, aproximando-os e constituindo representações da sua vida emocional. Deste modo, o Fado estrutura o sujeito, logo o Fado é estruturante. Assumindo uma função conceptualizadora, o Fado pode constituir um modo de reparação para sujeito.ISPA - Instituto UniversitárioCarreiras, Maria Antónia Trigueiros de CastroRepositório do ISPAFelisberto, Filipa Jardim Duarte2013-07-12T13:58:45Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:15Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:18.492542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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