A Educação da criatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12027 |
Resumo: | Muitos têm sido os mitos que se geraram em torno do conceito de criatividade e que impediram durante largo tempo o seu aprofundamento científico. Refletir sobre a educação da criatividade implicará definir os limites do conceito, as dimensões para a sua abordagem, a relação que se estabelece entre elas, concorrendo deste modo para uma melhor compreensão do fenómeno, conhecendo as aptidões cognitivas integram este conceito, bem como as atitudes criativas que consolidam esta capacidade complexa e transversal a todas as áreas do conhecimento. Vejamos o que a ciência, neste aqui e agora, nos comunica sobre esta capacidade e como o seu estudo poderá e deverá ser integrado nos curricula de todos os graus de ensino, contribuindo para a promoção do pensamento criativo, necessário a todas as áreas do conhecimento, o que aportará inovação e desenvolvimento social. |
id |
RCAP_5830b6dcc3724f55778b7769e8b387f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12027 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Educação da criatividadeCriatividadeEducaçãoEstimulaçãoCreativityEducationStimulationMuitos têm sido os mitos que se geraram em torno do conceito de criatividade e que impediram durante largo tempo o seu aprofundamento científico. Refletir sobre a educação da criatividade implicará definir os limites do conceito, as dimensões para a sua abordagem, a relação que se estabelece entre elas, concorrendo deste modo para uma melhor compreensão do fenómeno, conhecendo as aptidões cognitivas integram este conceito, bem como as atitudes criativas que consolidam esta capacidade complexa e transversal a todas as áreas do conhecimento. Vejamos o que a ciência, neste aqui e agora, nos comunica sobre esta capacidade e como o seu estudo poderá e deverá ser integrado nos curricula de todos os graus de ensino, contribuindo para a promoção do pensamento criativo, necessário a todas as áreas do conhecimento, o que aportará inovação e desenvolvimento social.Many have been the myths that have been generated around the concept of creativity and prevented for a long time its scientific deepening. Reflect on the education‘s creativity will involve defining the concept limits, the dimensions to its approach, the relationship established between them, contributing in this way to a better understanding of the phenomenon, knowing the cognitive skills, as well as the creative attitudes consolidating this complex and cross capability to all areas of knowledge. Let's see what the science, in this very moment, informs us about this capability and how their study could and should be integrated into the curricula of all education´s levels, contributing to the promotion of creative thinking, necessary to all areas of knowledge, which will contribute innovation and social development.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLMendes, Ana Bela2020-07-09T14:03:37Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12027porMendes, A. (2016) A Educação da criatividade in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (59-70) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.978-989-95733-7-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:10Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:11.856802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação da criatividade |
title |
A Educação da criatividade |
spellingShingle |
A Educação da criatividade Mendes, Ana Bela Criatividade Educação Estimulação Creativity Education Stimulation |
title_short |
A Educação da criatividade |
title_full |
A Educação da criatividade |
title_fullStr |
A Educação da criatividade |
title_full_unstemmed |
A Educação da criatividade |
title_sort |
A Educação da criatividade |
author |
Mendes, Ana Bela |
author_facet |
Mendes, Ana Bela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Ana Bela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Educação Estimulação Creativity Education Stimulation |
topic |
Criatividade Educação Estimulação Creativity Education Stimulation |
description |
Muitos têm sido os mitos que se geraram em torno do conceito de criatividade e que impediram durante largo tempo o seu aprofundamento científico. Refletir sobre a educação da criatividade implicará definir os limites do conceito, as dimensões para a sua abordagem, a relação que se estabelece entre elas, concorrendo deste modo para uma melhor compreensão do fenómeno, conhecendo as aptidões cognitivas integram este conceito, bem como as atitudes criativas que consolidam esta capacidade complexa e transversal a todas as áreas do conhecimento. Vejamos o que a ciência, neste aqui e agora, nos comunica sobre esta capacidade e como o seu estudo poderá e deverá ser integrado nos curricula de todos os graus de ensino, contribuindo para a promoção do pensamento criativo, necessário a todas as áreas do conhecimento, o que aportará inovação e desenvolvimento social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2020-07-09T14:03:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12027 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mendes, A. (2016) A Educação da criatividade in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (59-70) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. 978-989-95733-7-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133470184701952 |