A Educação da criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Bela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12027
Resumo: Muitos têm sido os mitos que se geraram em torno do conceito de criatividade e que impediram durante largo tempo o seu aprofundamento científico. Refletir sobre a educação da criatividade implicará definir os limites do conceito, as dimensões para a sua abordagem, a relação que se estabelece entre elas, concorrendo deste modo para uma melhor compreensão do fenómeno, conhecendo as aptidões cognitivas integram este conceito, bem como as atitudes criativas que consolidam esta capacidade complexa e transversal a todas as áreas do conhecimento. Vejamos o que a ciência, neste aqui e agora, nos comunica sobre esta capacidade e como o seu estudo poderá e deverá ser integrado nos curricula de todos os graus de ensino, contribuindo para a promoção do pensamento criativo, necessário a todas as áreas do conhecimento, o que aportará inovação e desenvolvimento social.
id RCAP_5830b6dcc3724f55778b7769e8b387f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12027
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Educação da criatividadeCriatividadeEducaçãoEstimulaçãoCreativityEducationStimulationMuitos têm sido os mitos que se geraram em torno do conceito de criatividade e que impediram durante largo tempo o seu aprofundamento científico. Refletir sobre a educação da criatividade implicará definir os limites do conceito, as dimensões para a sua abordagem, a relação que se estabelece entre elas, concorrendo deste modo para uma melhor compreensão do fenómeno, conhecendo as aptidões cognitivas integram este conceito, bem como as atitudes criativas que consolidam esta capacidade complexa e transversal a todas as áreas do conhecimento. Vejamos o que a ciência, neste aqui e agora, nos comunica sobre esta capacidade e como o seu estudo poderá e deverá ser integrado nos curricula de todos os graus de ensino, contribuindo para a promoção do pensamento criativo, necessário a todas as áreas do conhecimento, o que aportará inovação e desenvolvimento social.Many have been the myths that have been generated around the concept of creativity and prevented for a long time its scientific deepening. Reflect on the education‘s creativity will involve defining the concept limits, the dimensions to its approach, the relationship established between them, contributing in this way to a better understanding of the phenomenon, knowing the cognitive skills, as well as the creative attitudes consolidating this complex and cross capability to all areas of knowledge. Let's see what the science, in this very moment, informs us about this capability and how their study could and should be integrated into the curricula of all education´s levels, contributing to the promotion of creative thinking, necessary to all areas of knowledge, which will contribute innovation and social development.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLMendes, Ana Bela2020-07-09T14:03:37Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12027porMendes, A. (2016) A Educação da criatividade in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (59-70) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.978-989-95733-7-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:10Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:11.856802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Educação da criatividade
title A Educação da criatividade
spellingShingle A Educação da criatividade
Mendes, Ana Bela
Criatividade
Educação
Estimulação
Creativity
Education
Stimulation
title_short A Educação da criatividade
title_full A Educação da criatividade
title_fullStr A Educação da criatividade
title_full_unstemmed A Educação da criatividade
title_sort A Educação da criatividade
author Mendes, Ana Bela
author_facet Mendes, Ana Bela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Bela
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Educação
Estimulação
Creativity
Education
Stimulation
topic Criatividade
Educação
Estimulação
Creativity
Education
Stimulation
description Muitos têm sido os mitos que se geraram em torno do conceito de criatividade e que impediram durante largo tempo o seu aprofundamento científico. Refletir sobre a educação da criatividade implicará definir os limites do conceito, as dimensões para a sua abordagem, a relação que se estabelece entre elas, concorrendo deste modo para uma melhor compreensão do fenómeno, conhecendo as aptidões cognitivas integram este conceito, bem como as atitudes criativas que consolidam esta capacidade complexa e transversal a todas as áreas do conhecimento. Vejamos o que a ciência, neste aqui e agora, nos comunica sobre esta capacidade e como o seu estudo poderá e deverá ser integrado nos curricula de todos os graus de ensino, contribuindo para a promoção do pensamento criativo, necessário a todas as áreas do conhecimento, o que aportará inovação e desenvolvimento social.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2020-07-09T14:03:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12027
url http://hdl.handle.net/10400.21/12027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, A. (2016) A Educação da criatividade in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (59-70) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
978-989-95733-7-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133470184701952