Percepção dos estudantes sobre as aulas de educação física do programa trajetórias criativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218651 |
Resumo: | A investigação das oportunidades de criação e reflexão na aula de Educação Física justifica-se por considerar o desenvolvimento integral do ser humano. A presente pesquisa traz um levantamento do ponto de vista de 33 estudantes, pertencentes ao Programa Trajetórias Criativas (TC), sobre o nível de criatividade nas aulas de Educação Física (EFI). Os dados foram coletados por meio de um questionário. O levantamento faz parte de um estudo de caso integrado, sobre professores de Educação Física e seus alunos, realizado em 10 escolas do referido programa para a dissertação de mestrado da primeira autora. O ponto de vista dos estudantes agrega contribuições importantes para o debate sobre o tema. Os resultados apontam que: a maioria dos participantes gosta das aulas de EFI do TC e percebe diferenças entre elas e as aulas do ensino regular; as atividades propostas em aula, apesar de ainda muito restritas aos esportes tradicionais, mostram abertura para novidades, e os professores oferecem oportunidades de criar, sugerir, modificar as atividades; grande parte dos alunos percebe que a disciplina de EFI é um momento propício para aprender a conviver em grupo, entre outras questões para além da motricidade; os alunos parecem inclinados a responder com base nas características das aulas de seus professores quando antecipam como seriam se fossem docentes, sendo que alguns inclusive externaram que utilizariam a aula de seus atuais professores como inspiração. Assim, o Programa TC mostrou-se como um espaço em potencial para o desenvolvimento da criatividade como ponto de partida da ação dos professores e de reflexão/crítica por parte dos alunos nas aulas de Educação Física. |
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Rodrigues, Natálie dos ReisBecker, Maria Luiza Rheingantz2021-03-11T04:24:59Z20202317-3467http://hdl.handle.net/10183/218651001122765A investigação das oportunidades de criação e reflexão na aula de Educação Física justifica-se por considerar o desenvolvimento integral do ser humano. A presente pesquisa traz um levantamento do ponto de vista de 33 estudantes, pertencentes ao Programa Trajetórias Criativas (TC), sobre o nível de criatividade nas aulas de Educação Física (EFI). Os dados foram coletados por meio de um questionário. O levantamento faz parte de um estudo de caso integrado, sobre professores de Educação Física e seus alunos, realizado em 10 escolas do referido programa para a dissertação de mestrado da primeira autora. O ponto de vista dos estudantes agrega contribuições importantes para o debate sobre o tema. Os resultados apontam que: a maioria dos participantes gosta das aulas de EFI do TC e percebe diferenças entre elas e as aulas do ensino regular; as atividades propostas em aula, apesar de ainda muito restritas aos esportes tradicionais, mostram abertura para novidades, e os professores oferecem oportunidades de criar, sugerir, modificar as atividades; grande parte dos alunos percebe que a disciplina de EFI é um momento propício para aprender a conviver em grupo, entre outras questões para além da motricidade; os alunos parecem inclinados a responder com base nas características das aulas de seus professores quando antecipam como seriam se fossem docentes, sendo que alguns inclusive externaram que utilizariam a aula de seus atuais professores como inspiração. Assim, o Programa TC mostrou-se como um espaço em potencial para o desenvolvimento da criatividade como ponto de partida da ação dos professores e de reflexão/crítica por parte dos alunos nas aulas de Educação Física.Investigating the opportunities that arise for students to create and reflect in Physical Education classes is relevant because it takes into consideration the full development of the human being. The present research collected the viewpoints of 33 students who participate in the creative trajectories project, which focuses on developing creativity in Physical Education classes. The data were collected through a questionnaire survey as part of an integrated case study on Physical Education teachers and their students carried out in 10 schools that are part of the aforementioned project for the Master’s degree thesis of the first author. The students’ viewpoints bring important contributions to the debate on this subject. The results show that: most participants enjoy the project’s Physical Education classes and notice differences between these and the regular Physical Education classes; the activities proposed by the teachers, despite being restricted to more conventional sports, are open for new ideas and offer opportunities for the students to create, suggest and change; most students understand that Physical Education classes allow learning about group cooperation and other aspects that go beyond motricity; when asked how their classes would be if they were teachers, most students seemed inclined to base their answers on their own teachers, with some of them explicitly saying that they used their teachers as an inspiration. These data have showed that the Program has proved to be a potential space for the development of creativity as a starting point for the teachers to work and for the students to reflect and evaluate activities in Physical Education classesapplication/pdfporRevista Biomotriz. Cruz Alta, RS. Vol. 14, n.1 (abr. 2020), p. 120-131Educação físicaCriatividadeEducationPhysical EducationCreativityPercepção dos estudantes sobre as aulas de educação física do programa trajetórias criativasStudents’ perception about the physical education classes in the trajectories creatives project info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122765.pdf.txt001122765.pdf.txtExtracted Texttext/plain33923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218651/2/001122765.pdf.txt7896a817655a201ac425282b132f2649MD52ORIGINAL001122765.pdfTexto completoapplication/pdf366698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218651/1/001122765.pdff42cdbe58947f7c940e3f1aa63459da9MD5110183/2186512022-08-12 04:49:23.299017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218651Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-08-12T07:49:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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