Percepção dos estudantes sobre as aulas de educação física do programa trajetórias criativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Natálie dos Reis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218651
Resumo: A investigação das oportunidades de criação e reflexão na aula de Educação Física justifica-se por considerar o desenvolvimento integral do ser humano. A presente pesquisa traz um levantamento do ponto de vista de 33 estudantes, pertencentes ao Programa Trajetórias Criativas (TC), sobre o nível de criatividade nas aulas de Educação Física (EFI). Os dados foram coletados por meio de um questionário. O levantamento faz parte de um estudo de caso integrado, sobre professores de Educação Física e seus alunos, realizado em 10 escolas do referido programa para a dissertação de mestrado da primeira autora. O ponto de vista dos estudantes agrega contribuições importantes para o debate sobre o tema. Os resultados apontam que: a maioria dos participantes gosta das aulas de EFI do TC e percebe diferenças entre elas e as aulas do ensino regular; as atividades propostas em aula, apesar de ainda muito restritas aos esportes tradicionais, mostram abertura para novidades, e os professores oferecem oportunidades de criar, sugerir, modificar as atividades; grande parte dos alunos percebe que a disciplina de EFI é um momento propício para aprender a conviver em grupo, entre outras questões para além da motricidade; os alunos parecem inclinados a responder com base nas características das aulas de seus professores quando antecipam como seriam se fossem docentes, sendo que alguns inclusive externaram que utilizariam a aula de seus atuais professores como inspiração. Assim, o Programa TC mostrou-se como um espaço em potencial para o desenvolvimento da criatividade como ponto de partida da ação dos professores e de reflexão/crítica por parte dos alunos nas aulas de Educação Física.
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