Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Verónica Maria Fialho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2626
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio), 12 de Julho de 2011, Universidade dos Açores.
id RCAP_5842b8adf6808310a82d9a357e24ad4f
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2626
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoEducação FísicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Prática EducativaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio), 12 de Julho de 2011, Universidade dos Açores.O estágio, seja ele de que natureza for, revela-se um aliado essencial a todos aqueles que se encontram em formação e se preparam para iniciar a sua actividade profissional. O estágio enquanto prática pedagógica de futuros professores permite-lhes contactarem, vivenciarem e experimentarem todos os processos e condicionantes que a sua estadia numa sala de aula e numa escola proporcionam. Sendo assim, o presente documento aborda, de uma forma geral, todos os aspectos e decisões que rodeiam o dia-a-dia de um professor, bem como, relatará a forma como o estágio decorreu reflectindo o nosso modo de actuar e entender alguns dos pontos fulcrais a ter presentes no processo de ensino-aprendizagem. Dada a necessidade deste relatório estabelecer uma articulação com a nossa estadia na escola, cada mestrando foi convidado a enveredar por uma vertente, podendo, por isso aprofundá-la no decorrer do seu estágio. A minha opção centrou-se na área das expressões, daí este documento contar ainda com uma abordagem específica a este tema, bem como com o relato, análise e reflexão acerca de algumas situações onde elas estiveram envolvidas.ABSTRACT: The stage, be it nature, it is a key ally to all who are in training and preparing to begin his professional activity. The internship while pedagogical practice of future teachers allows them to contact, experience and try out all the processes and constraints that their stay in a classroom and a school provide. Thus, this document addresses in a general manner, all the aspects and decisions that surround the day-to-day in the life of a teacher, as well as, it shall report to the way in which the stage was held in reflecting our way of acting and understand some of the key points to bear in mind in the teaching-learning process. Given the need for this report to establish a link with our stay at the school, each student was invited to embark on a strand, and could therefore deepen it in the course of his internship. My option has focused in the expressions area, from there this document also count with a specific approach to this issue, as well as with the report, analysis and reflection on some situations where it has been involved in.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresPereira, Verónica Maria Fialho2014-01-21T12:33:26Z2011-07-122011-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2626porPereira, Verónica Maria Fialho. "Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". 2011. 100, [104] p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:29Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:18.206921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Pereira, Verónica Maria Fialho
Educação Física
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
title_short Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_sort Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
author Pereira, Verónica Maria Fialho
author_facet Pereira, Verónica Maria Fialho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Verónica Maria Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
topic Educação Física
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio), 12 de Julho de 2011, Universidade dos Açores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-12
2011-07-12T00:00:00Z
2014-01-21T12:33:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2626
url http://hdl.handle.net/10400.3/2626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Verónica Maria Fialho. "Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". 2011. 100, [104] p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130702399143936