Gestão de Projetos de SI nas Câmaras Municipais Portuguesas: maturidade, metodologias e boas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, António Armando Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22477
Resumo: A prestação de serviços de qualidade pelas Câmaras Municipais (CM) Portuguesas, enquadradas na Administração Pública (AP), impulsiona a procura de técnicas inovadoras de gestão para aumentar a eficácia, eficiência e performance. Cumulativamente, as variáveis ambientais promovem alguns fatores determinantes tais como: a globalização; a descentralização e a transformação digital. Os sistemas de informação (SI) e as tecnologias da informação e comunicação (TIC) revelam-se cada vez mais importantes para a atividade da AP, pois é essencial a existência de sistemas de informação (SI) robustos, fiáveis e adequados. Os SI requerem constantes alterações e atualizações tecnológicas ou de procedimentos, o que implica uma elevada exigência na gestão dos seus projetos de melhoria ou de implementação. A gestão tradicional da AP tem-se revelado insuficiente ou incapaz de dar resposta a todas as exigências apresentadas, levando o governo a legislar no sentido da melhor implementação da gestão do trabalho através de projetos no setor público. A introdução das metodologias / frameworks de gestão de projetos e as consequentes melhorias organizacionais podem ser avaliadas através da aplicação de modelos de maturidade. Assim, pretende-se neste trabalho avaliar a maturidade em gestão de projetos de sistemas de informação nas Câmaras Municipais Portuguesas, aplicando o modelo de avaliação de maturidade Prado-MMGP adaptado. No desenvolvimento do trabalho de investigação foram utilizadas técnicas quantitativas, através de questionário baseado no modelo e qualitativas através de entrevistas para complementar os resultados encontrados. Foi possível concluir, a partir das informações recolhidas, que existem lacunas no que respeita a investigação científica relacionada com a aplicação da gestão de projetos nos sistemas de informação da AP, no geral, e ainda mais notória no caso particular das Câmaras Municipais Portuguesas. A literatura evidencia que a adoção de processos relacionados com a gestão de projetos é determinante para que as organizações públicas atinjam sucesso e evoluam para uma prestação de serviços de maior qualidade. Os resultados demonstram que as Câmaras Municipais Portuguesas utilizam pouco as práticas de gestão de projetos evidenciado na avaliação final média de apenas 1,85 (escala entre 1 e 5) e no facto de nenhuma se apresentar nos níveis de excelência (4 e 5), mas começa a existir por parte dos envolvidos e da gestão de topo preocupação significativa para este assunto. Sugere-se como trabalho futuro a preparação de um modelo de avaliação mais simples e o desenvolvimento de uma framework baseada nas existentes, mas mais simplista, fácil de aplicar e adaptada aos municípios, focando especialmente pontos como o planeamento, as lições aprendidas, o sucesso e a monitorização.
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Os SI requerem constantes alterações e atualizações tecnológicas ou de procedimentos, o que implica uma elevada exigência na gestão dos seus projetos de melhoria ou de implementação. A gestão tradicional da AP tem-se revelado insuficiente ou incapaz de dar resposta a todas as exigências apresentadas, levando o governo a legislar no sentido da melhor implementação da gestão do trabalho através de projetos no setor público. A introdução das metodologias / frameworks de gestão de projetos e as consequentes melhorias organizacionais podem ser avaliadas através da aplicação de modelos de maturidade. Assim, pretende-se neste trabalho avaliar a maturidade em gestão de projetos de sistemas de informação nas Câmaras Municipais Portuguesas, aplicando o modelo de avaliação de maturidade Prado-MMGP adaptado. No desenvolvimento do trabalho de investigação foram utilizadas técnicas quantitativas, através de questionário baseado no modelo e qualitativas através de entrevistas para complementar os resultados encontrados. Foi possível concluir, a partir das informações recolhidas, que existem lacunas no que respeita a investigação científica relacionada com a aplicação da gestão de projetos nos sistemas de informação da AP, no geral, e ainda mais notória no caso particular das Câmaras Municipais Portuguesas. A literatura evidencia que a adoção de processos relacionados com a gestão de projetos é determinante para que as organizações públicas atinjam sucesso e evoluam para uma prestação de serviços de maior qualidade. Os resultados demonstram que as Câmaras Municipais Portuguesas utilizam pouco as práticas de gestão de projetos evidenciado na avaliação final média de apenas 1,85 (escala entre 1 e 5) e no facto de nenhuma se apresentar nos níveis de excelência (4 e 5), mas começa a existir por parte dos envolvidos e da gestão de topo preocupação significativa para este assunto. Sugere-se como trabalho futuro a preparação de um modelo de avaliação mais simples e o desenvolvimento de uma framework baseada nas existentes, mas mais simplista, fácil de aplicar e adaptada aos municípios, focando especialmente pontos como o planeamento, as lições aprendidas, o sucesso e a monitorização.Quality in provision of services by the Portuguese Municipal Councils, framed within Public Administration (PA), propels the search for innovative management techniques to increase effectiveness, efficiency, and performance. In addition, environmental variables generate some determining factors, such as: globalization, decentralization, and digital transformation. Information systems (IS) and information and communication technologies (ICT) are becoming increasingly important in Public Administration; therefore, the existence of robust, dependable, and adequate information systems (IS) is essential. IS require constant technological or procedural changes and updates, consequently there is a high demand for the management of their improvement or implementation projects. The traditional management of PA has proved ineffective or incapable of responding to all the demands presented, which has led the government to legislate towards a better implementation of work management through projects in the public sector. The introduction of project management methodologies / frameworks and the consequente organizational improvements can be evaluated through the application of maturity models. Thus, the aim of this project is to assess the maturity in project management in information systems of Portuguese Municipal Councils by applying a maturity assessment model, the adapted Prado-PMMM. In the research part of this project, both quantitative techniques, such as a questionnaire based on the model, and qualitative techniques, such as interviews to complement the results found, were used. From all the data collected, it was concluded that there are gaps in terms of scientific research on the application of project management in PA information systems in general, and that is even more visible in the case of Portuguese Municipal Councils. The literature shows that the application of processes related to project management is crucial for public organizations to achieve success and evolve towards a higher quality of the provision of services. The results show that the Portuguese Municipal Councils make little use of project management practices, as verified by the final average of 1.85 (out of 5), and by the fact that none reached the excellence levels (4 and 5). Nonetheless, there is an increasing concern by those involved and the higher management for this matter. It is suggested that future projects focus on the preparation of a simpler evaluation model and the development of a new framework, based on the existing ones, but more straightforward, easier to apply and adapted to the municipal councils, focusing especially on planning, lessons learned, success, and monitoring.Pinto, José AngeloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinheiro, António Armando Oliveira202220222024-01-31T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22477TID:203174208porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-22T01:46:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:35.269723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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