A ação da Direção-Geral da Educação na revisão e conceção das orientações curriculares para a educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22992 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
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A ação da Direção-Geral da Educação na revisão e conceção das orientações curriculares para a educação pré-escolarPolítica educativaEducação pré-escolarRegulação da educaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2015Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015Este relatório retrata o meu percurso enquanto estagiária na Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Primeiro, procedo à caraterização da DGE e do trabalho de um gestor, que evidenciou uma aproximação aos papéis gestionários interpessoal, informacional e decisional, numa lógica de ajustamento mútuo e promovendo a supervisão direta como mecanismo de coordenação. Segundo, descrevo as atividades e tarefas que desenvolvi durante o estágio, que se caracterizam pela variedade, abrangendo diferentes temáticas. Por fim, apresento o projeto de investigação, de cariz naturalista, focado no processo de revisão e conceção das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, que me permitiu evidenciar os processos de regulação conjunta que subjazem à ação da administração educativa no processo de revisão das OCEPE. Assim, ressaltam a regulação de controlo, institucional, desenvolvida pela DGE, que supervisiona o processo, selecionando os atores e detendo a palavra final acerca do documento e os processos de regulação autónoma, que se fazem sentir no quadro das políticas públicas da educação, com base no ajustamento mútuo entre os diferentes atores envolvidos. Foram privilegiadas a pesquisa arquivística de documentos oficiais, a observação a uma gestora da Divisão de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico e entrevistas de caráter semi-diretivo à equipa de educação pré-escolar e à Chefe de Divisão. Como técnica de análise de dados foi usada a análise de conteúdo.This report reflects my journey as an intern in the Directorate-General for Education (DGE) under the master's degree in Educational Sciences, more specifically in the specialization of Educational Administration from the Institute of Education, University of Lisbon. Firstly I proceed to the characterization of the DGE and of the manager work, which showed an approach to the managerial roles, with regard interpersonal, informational and decisional dimensions, in a logic of mutual adjustment and promoting the direct supervision and coordination mechanism. Secondly, I describe the activities and tasks which were developed during the internship, that are characterized by variety and by covering different themes. Finally, we present the research project, naturalist nature, focused on the review process and design of the Curriculum Guidelines for Preschool Education, which allowed me to highlight the joint regulatory processes that underlie the action of educational administration in the review process of the OCEPE. So the process relative to institutional regulation or regulation by control, developed by DGE, is shown by the supervision of the process, selecting the actors and holding the final say about the document. In regard of the process of autonomous regulation, we can assume it's reality in the context of public policy education, based on mutual adjustment between the different actors involved. Among the used techniques, we can enunciate the archival research of official documents, the observation to a manager of the Division of Pre-School Education and Basic Education and semi-directive character interviews the team of preschool education and the Head of the Division. For the data analysis the focus was it content.Costa, EstelaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Ana Catarina Gonçalves dos, 1992-2016-03-10T17:03:07Z20152015-10-122015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22992TID:201912325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:29.521403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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