O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22414 |
Resumo: | Relatório de estágio, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
id |
RCAP_18cdf30e2e830db7eef50cf47b7bb5ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/22414 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de açãoAuto-avaliaçãoRegulaçãoPrograma TEIPRelatórios de estágio de mestrado - 2015Relatório de estágio, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente relatório tem por objetivo traduzir as experiências e aprendizagens adquiridas e desenvolvidas no âmbito do estágio realizado com vista à obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional. O estágio teve lugar num Agrupamento de Escolas da região de Lisboa, Agrupamento esse com a particularidade de estar integrado no programa TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). O estágio teve como objetivos: a) Conhecer e caracterizar a organização; b) Compreender a cultura e clima organizacional; c) Desenvolver conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura e mestrado em Ciências da Educação; d) Executar tarefas relacionadas com as de um Técnico Superior de Educação, na área da Administração Educacional; e e) conceber e realizar um projeto de investigação relacionado com uma temática a relacionar em função do contexto que no caso em particular se prendeu com a temática da autoavaliação de escolas e as lógicas subjacentes a este processo. O relatório estrutura-se em três partes: uma primeira parte em que se procura caracterizar a instituição em que decorreu o estágio, quer através da sua descrição, quer através da análise da organização a partir da sua cultura e clima organizacional. Uma segunda parte que remete para as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio. Uma terceira parte que se refere ao projeto de investigação desenvolvido que tem como tema O processo de autoavaliação num agrupamento TEIP: lógicas de ação. Para orientação do projeto definiram-se os seguintes eixos de análise: caracterizar os dispositivos de autoavaliação existentes no Agrupamento; compreender os modos de regulação inerentes à política de avaliação de escola; e conhecer as lógicas de ação inerentes aos processos de autoavaliação do Agrupamento.This report aims to translate the experiences gained and lessons learned and developed within the training camp for the degree of Master of Science in Education in the area of specialization in Educational Administration. The stage took place in Schools Group in the Lisbon area, this grouping with the particularity of being integrated into TEIP program (Educational Territories of Priority Intervention). The stage had the following objectives: a) To know and to characterize the organization; b) To understand the organizational culture and climate; c) To develop knowledge acquired during the bachelor's and master's degree in Educational Sciences; d) Perform tasks related to a Higher Technical Education in Educational Administration; e) design and implement a research project related to a theme to relate depending on the context in which particular case it was held with the theme of self-evaluation of schools and the underlying logic to this process. The report is divided into three parts: a first part that seeks to characterize the institution which took the stage, either by your description, whether by organizing the analysis from its culture and organizational climate. A second part which refers to the activities developed during the internship. A third party referred to developed research project whose theme is The self-assessment process in a grouping TEIP: Action logical. Guidance for the project were defined the following axes of analysis: to characterize the existing self-assessment devices in the group; understanding the modes of regulation inherent in the school assessment policy; and know the logic of action inherent in the self-assessment process of the grouping.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaCal, Ana Patrícia Costa da, 1992-2016-01-22T18:39:44Z20152015-10-092015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22414TID:201237296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:00.631825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação |
title |
O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação |
spellingShingle |
O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação Cal, Ana Patrícia Costa da, 1992- Auto-avaliação Regulação Programa TEIP Relatórios de estágio de mestrado - 2015 |
title_short |
O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação |
title_full |
O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação |
title_fullStr |
O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação |
title_full_unstemmed |
O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação |
title_sort |
O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação |
author |
Cal, Ana Patrícia Costa da, 1992- |
author_facet |
Cal, Ana Patrícia Costa da, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Marta Mateus de, 1972- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cal, Ana Patrícia Costa da, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-avaliação Regulação Programa TEIP Relatórios de estágio de mestrado - 2015 |
topic |
Auto-avaliação Regulação Programa TEIP Relatórios de estágio de mestrado - 2015 |
description |
Relatório de estágio, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-10-09 2015-01-01T00:00:00Z 2016-01-22T18:39:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/22414 TID:201237296 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/22414 |
identifier_str_mv |
TID:201237296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134307481026560 |