O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cal, Ana Patrícia Costa da, 1992-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22414
Resumo: Relatório de estágio, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_18cdf30e2e830db7eef50cf47b7bb5ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22414
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de açãoAuto-avaliaçãoRegulaçãoPrograma TEIPRelatórios de estágio de mestrado - 2015Relatório de estágio, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente relatório tem por objetivo traduzir as experiências e aprendizagens adquiridas e desenvolvidas no âmbito do estágio realizado com vista à obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional. O estágio teve lugar num Agrupamento de Escolas da região de Lisboa, Agrupamento esse com a particularidade de estar integrado no programa TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). O estágio teve como objetivos: a) Conhecer e caracterizar a organização; b) Compreender a cultura e clima organizacional; c) Desenvolver conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura e mestrado em Ciências da Educação; d) Executar tarefas relacionadas com as de um Técnico Superior de Educação, na área da Administração Educacional; e e) conceber e realizar um projeto de investigação relacionado com uma temática a relacionar em função do contexto que no caso em particular se prendeu com a temática da autoavaliação de escolas e as lógicas subjacentes a este processo. O relatório estrutura-se em três partes: uma primeira parte em que se procura caracterizar a instituição em que decorreu o estágio, quer através da sua descrição, quer através da análise da organização a partir da sua cultura e clima organizacional. Uma segunda parte que remete para as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio. Uma terceira parte que se refere ao projeto de investigação desenvolvido que tem como tema O processo de autoavaliação num agrupamento TEIP: lógicas de ação. Para orientação do projeto definiram-se os seguintes eixos de análise: caracterizar os dispositivos de autoavaliação existentes no Agrupamento; compreender os modos de regulação inerentes à política de avaliação de escola; e conhecer as lógicas de ação inerentes aos processos de autoavaliação do Agrupamento.This report aims to translate the experiences gained and lessons learned and developed within the training camp for the degree of Master of Science in Education in the area of specialization in Educational Administration. The stage took place in Schools Group in the Lisbon area, this grouping with the particularity of being integrated into TEIP program (Educational Territories of Priority Intervention). The stage had the following objectives: a) To know and to characterize the organization; b) To understand the organizational culture and climate; c) To develop knowledge acquired during the bachelor's and master's degree in Educational Sciences; d) Perform tasks related to a Higher Technical Education in Educational Administration; e) design and implement a research project related to a theme to relate depending on the context in which particular case it was held with the theme of self-evaluation of schools and the underlying logic to this process. The report is divided into three parts: a first part that seeks to characterize the institution which took the stage, either by your description, whether by organizing the analysis from its culture and organizational climate. A second part which refers to the activities developed during the internship. A third party referred to developed research project whose theme is The self-assessment process in a grouping TEIP: Action logical. Guidance for the project were defined the following axes of analysis: to characterize the existing self-assessment devices in the group; understanding the modes of regulation inherent in the school assessment policy; and know the logic of action inherent in the self-assessment process of the grouping.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaCal, Ana Patrícia Costa da, 1992-2016-01-22T18:39:44Z20152015-10-092015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22414TID:201237296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:00.631825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação
title O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação
spellingShingle O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação
Cal, Ana Patrícia Costa da, 1992-
Auto-avaliação
Regulação
Programa TEIP
Relatórios de estágio de mestrado - 2015
title_short O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação
title_full O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação
title_fullStr O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação
title_full_unstemmed O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação
title_sort O processo de autoavaliação num agrupamento Teip : lógicas de ação
author Cal, Ana Patrícia Costa da, 1992-
author_facet Cal, Ana Patrícia Costa da, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marta Mateus de, 1972-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cal, Ana Patrícia Costa da, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-avaliação
Regulação
Programa TEIP
Relatórios de estágio de mestrado - 2015
topic Auto-avaliação
Regulação
Programa TEIP
Relatórios de estágio de mestrado - 2015
description Relatório de estágio, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-09
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-22T18:39:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22414
TID:201237296
url http://hdl.handle.net/10451/22414
identifier_str_mv TID:201237296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134307481026560