Segmentação de mercado da viagem medieval com base nas emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Cláudia da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7811
Resumo: Cada vez mais a importância dos eventos no âmbito do turismo, está a aumentar. Os eventos de recriação e história viva, que serão alvo de estudo nesta dissertação, nomeadamente a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria que se realiza em Santa Maria da Feira, vêm assumindo cada vez mais relevância. O principal objetivo desta dissertação será analisar o perfil dos visitantes deste evento e segmentar o mercado de acordo com as emoções vividas aquando da participação no evento. Será realizada uma revisão da literatura no que concerne aos eventos, segmentação e importância das emoções em turismo e nos eventos. Dessa revisão da literatura ficou evidente que as emoções são uma variável ainda muito pouco utilizada para segmentar visitantes de eventos e que as emoções são uma componente influenciada pela avaliação do produto, personalidade e motivações dos visitantes. Para além disso as emoções afetam de forma positiva ou negativa a satisfação e fidelização dos visitantes. Após todas estas considerações aplicou-se um questionário junto dos visitantes da Viagem Medieval 2011 durante os onze dias consecutivos do evento. Os dados obtidos demonstraram a existência de três segmentos principais: os “apáticos”, indivíduos indiferentes caracterizados por menor interesse cultural, avaliação negativa do evento e um consequente menor grau de satisfação e fidelização. O segmento dos “controladores e influenciadores” é constituído por indivíduos que apreciam experiências diferentes e praticar atividades que exijam esforço físico e gostam de dominar em todo aquilo que fazem. Por fim, o maior segmento de todos é o dos “satisfeitos e entusiasmados”, que é um segmento muito afetado pelas emoções positivas e que demonstra um elevado interesse pelo evento e aprecia a cultura. Estes são os visitantes mais extrovertidos e que participam no maior número de atividades. No entanto assistem a um menor número de espetáculos em relação ao segundo segmento identificado. Para além disso, são o segmento que avalia de forma mais positiva o evento e que revela maior nível de satisfação e fidelização. No que diz respeito à disponibilidade para pagar mais mesmo que os preços aumentem, todos os segmentos revelaram uma probabilidade muito reduzida de o fazer. Finalmente, esta dissertação mostra que as emoções podem estar associadas à avaliação do produto, à personalidade e às motivações dos visitantes, bem como à sua satisfação e fidelização.
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Dessa revisão da literatura ficou evidente que as emoções são uma variável ainda muito pouco utilizada para segmentar visitantes de eventos e que as emoções são uma componente influenciada pela avaliação do produto, personalidade e motivações dos visitantes. Para além disso as emoções afetam de forma positiva ou negativa a satisfação e fidelização dos visitantes. Após todas estas considerações aplicou-se um questionário junto dos visitantes da Viagem Medieval 2011 durante os onze dias consecutivos do evento. Os dados obtidos demonstraram a existência de três segmentos principais: os “apáticos”, indivíduos indiferentes caracterizados por menor interesse cultural, avaliação negativa do evento e um consequente menor grau de satisfação e fidelização. O segmento dos “controladores e influenciadores” é constituído por indivíduos que apreciam experiências diferentes e praticar atividades que exijam esforço físico e gostam de dominar em todo aquilo que fazem. Por fim, o maior segmento de todos é o dos “satisfeitos e entusiasmados”, que é um segmento muito afetado pelas emoções positivas e que demonstra um elevado interesse pelo evento e aprecia a cultura. Estes são os visitantes mais extrovertidos e que participam no maior número de atividades. No entanto assistem a um menor número de espetáculos em relação ao segundo segmento identificado. Para além disso, são o segmento que avalia de forma mais positiva o evento e que revela maior nível de satisfação e fidelização. No que diz respeito à disponibilidade para pagar mais mesmo que os preços aumentem, todos os segmentos revelaram uma probabilidade muito reduzida de o fazer. Finalmente, esta dissertação mostra que as emoções podem estar associadas à avaliação do produto, à personalidade e às motivações dos visitantes, bem como à sua satisfação e fidelização.Nowadays events have an increasing importance in the scope of tourism. Historical recreation and living history events, that are the subject of this dissertation, namely the Medieval Journey in the land of Santa Maria that is located in Santa Maria da Feira city, have as increasing relevance. The main objetive of this dissertation is to analyze the profile of visitors of this event and segment the market according to the emotion experience during the time of participation in the event. There will be a literature review regarding events, segmentation and the importance of emotions in tourism and events. In the literature review it is clear that emotions are little used in the segmentation of event visitors and that emotions are a component that is influenced by the product evaluation, personality and motivation of visitors. Furthermore, emotions can affect in a positive or negative way the visitors satisfaction and loyalty. After all these considerations, a questionnaire was administered among the visitor of the Medieval Journey, during the eleven days of the event. The results showed the existence of three main segments: the “indifferent” people characterized by persons with a lower cultural interest, more negative evaluation of the event and with a consequent lower degree of satisfaction and loyalty. The second segment is the “influencers” people, persons that enjoy different experiences and practice activities that need physical effort and they like to dominate in everything. Finally the biggest segment of all is the “pleasant and enjoyed” people, a segment that is greatly affected by positive emotions and which shows a high interest in the event and culture. These visitors are the more outgoing and those who participate in more activities. However, they attend fewer shows than the second segment identified. In addition, this segment is the one which evaluates the event more positively and which reveals the highest level of satisfaction and loyalty. With regard to the willingness to pay more even if prices increase, all the segments showed a very low probability of doing that. Finally, this dissertation shows that the emotions may be associated with the product evaluation, visitor’s personality and motivations and visitors’ satisfaction and loyalty.Universidade de Aveiro2012-04-05T13:30:58Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7811porSantos, Ana Cláudia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:41:31Zoai:ria.ua.pt:10773/7811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:41:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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