Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lídia Maria Figueiredo Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6027
Resumo: O presente relatório está inserido na área de formação para a docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este contempla duas reflexões críticas das práticas, uma no primeiro ano, abrangendo o 1.º CEB, e a outra no segundo ano, abrangendo a Educação Pré-Escolar; o relatório concebe também uma investigação que pretende aferir quais as perspetivas dos educadores de infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música. No que diz respeito às reflexões críticas, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do professor do 1.º CEB e do educador de infância. Relativamente ao trabalho de investigação, este é de caráter descritivo com recurso ao inquérito por questionário a educadores de infância dos cinco agrupamentos do concelho de Viseu. Esta investigação permite concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos educadores de infância é considerada adequada às práticas efetuadas, embora sintam necessidade de aprofundar os seus conhecimentos nesta área.
id RCAP_588785f5eaa6983bae931c8237433f19
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6027
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da MúsicaEducação Pré-Escolarformação inicialsubdomínio da Músicaformação musicalPre-School Educationinitial formationsubdomain of Musicmusical formation.O presente relatório está inserido na área de formação para a docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este contempla duas reflexões críticas das práticas, uma no primeiro ano, abrangendo o 1.º CEB, e a outra no segundo ano, abrangendo a Educação Pré-Escolar; o relatório concebe também uma investigação que pretende aferir quais as perspetivas dos educadores de infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música. No que diz respeito às reflexões críticas, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do professor do 1.º CEB e do educador de infância. Relativamente ao trabalho de investigação, este é de caráter descritivo com recurso ao inquérito por questionário a educadores de infância dos cinco agrupamentos do concelho de Viseu. Esta investigação permite concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos educadores de infância é considerada adequada às práticas efetuadas, embora sintam necessidade de aprofundar os seus conhecimentos nesta área.This report is part of the training area for the teaching of the Master’s Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education (1st CEB) teaching. It includes two critical reflections of the practices, one in the first year, covering the 1st CEB, and the other in the second year, considering Pre-School Education; the report has also an investigation that intends to realize the perspectives of the pre-school educators about their formation and preparation to approach the subdomain of the Music. With regard to the critical appreciation, we rely on all the materials developed during the internship and also on the normative documents of the specific profiles of the professional performance of 1st CEB teacher and the pre-school educator. The research work is descriptive in nature, using the questionnaire survey applied to pre-school educators of the five groups of schools in Viseu. This research allows to conclude, in a general way, that the initial formation of the pre-school educators is considered appropriate to the performed practices, although they feel the need to develop their knowledge in this area.Aguiar, Maria Cristina PaisCardoso, Ana PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Lídia Maria Figueiredo Pereira2019-12-13T16:05:56Z2019-02-082019-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6027TID:202331881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:18Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:01.269453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música
title Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música
spellingShingle Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música
Ferreira, Lídia Maria Figueiredo Pereira
Educação Pré-Escolar
formação inicial
subdomínio da Música
formação musical
Pre-School Education
initial formation
subdomain of Music
musical formation.
title_short Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música
title_full Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música
title_fullStr Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música
title_full_unstemmed Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música
title_sort Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música
author Ferreira, Lídia Maria Figueiredo Pereira
author_facet Ferreira, Lídia Maria Figueiredo Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Maria Cristina Pais
Cardoso, Ana Paula
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lídia Maria Figueiredo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
formação inicial
subdomínio da Música
formação musical
Pre-School Education
initial formation
subdomain of Music
musical formation.
topic Educação Pré-Escolar
formação inicial
subdomínio da Música
formação musical
Pre-School Education
initial formation
subdomain of Music
musical formation.
description O presente relatório está inserido na área de formação para a docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este contempla duas reflexões críticas das práticas, uma no primeiro ano, abrangendo o 1.º CEB, e a outra no segundo ano, abrangendo a Educação Pré-Escolar; o relatório concebe também uma investigação que pretende aferir quais as perspetivas dos educadores de infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música. No que diz respeito às reflexões críticas, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do professor do 1.º CEB e do educador de infância. Relativamente ao trabalho de investigação, este é de caráter descritivo com recurso ao inquérito por questionário a educadores de infância dos cinco agrupamentos do concelho de Viseu. Esta investigação permite concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos educadores de infância é considerada adequada às práticas efetuadas, embora sintam necessidade de aprofundar os seus conhecimentos nesta área.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T16:05:56Z
2019-02-08
2019-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6027
TID:202331881
url http://hdl.handle.net/10400.19/6027
identifier_str_mv TID:202331881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130910460739584