RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carriço, Miguel Alexandre Domingos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101459
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_e42d4a84646994cc7848005ce0ff5f1f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/101459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA WITH CLASS 9ºD, IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR.Educação FísicaEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaPerceção de Tipos de MotivaçãoMotivaçãoPhysical EducationTeacher TrainingPedagogical InterventionPerception of Types of MotivationMotivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente documento diz respeito ao registo e reflexão sobre a intervençãopedagógica e de investigação, realizados durante o Estágio Pedagógico, e que,naturalmente inscreve os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a licenciatura emestrado. O final do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicoe Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade deCoimbra e respetivo Estágio Pedagógico, culminará com a finalização e apresentação desterelatório, que íntegra todos os documentos relativos ao nosso processo de formaçãoenquanto professores estagiários da Escola Secundária Infanta Dona Maria no ano letivo2021/2022.O documento está organizado em três capítulos distintos: o primeiro capítulo quediz respeito à caracterização do contexto da prática desenvolvida, constituído pelasexpectativas iniciais, projeto formativo e terminando com caracterização do contexto; osegundo capítulo, subdividido em quatro partes, diz respeito à análise reflexiva sobre aprática pedagógica, que inclui uma reflexão sobre as várias áreas que fazem parte doprocesso de aprendizagem e formação em Estágio Pedagógico, ou sejam, as atividades deensino-aprendizagem desenvolvidas com a turma, a organização e gestão escolar, osprojetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional; e por último, o terceirocapítulo concerne ao aprofundamento do Tema-Problema, intitulado “Perceções de alunosdo ensino secundário sobre a motivação para as aulas de Educação Física – estudo porsexo”.Os resultados apontam para um perfil autodeterminado dos alunos para as aulas deEF, com valores mais elevados de motivação intrínseca e de motivação extrínseca deregulação identificada para os alunos de 12º Ano comparativamente com alunos de outrosanos. Na comparação de sexo nos níveis de ensino de entrada e saída do secundário, osalunos do sexo masculino apresentam valores médios mais elevados de motivaçãointrínseca e de motivação extrínseca regulação identificada.This document concerns the recording and reflection on the process carried outduring the Pedagogical Internship, namely knowledge acquired throughout the degree andmaster's degree. The conclusion of the Master's course in Teaching Physical Education inBasic and Secondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education ofthe University of Coimbra and the respective Pedagogical Internship, will culminate withthe completion and presentation of this report, containing all the documents related to themy training process as a trainee teacher of the 9th B class of the Infanta Dona MariaSecondary School in the academic year 2021/2022The document is organized into three distinct chapters: the first chapter concernsthe characterization of the context of the developed practice, consisting of initialexpectations, training project, ending with characterization of the context; the secondchapter, subdivided into four parts, concerns the reflective analysis of pedagogical practice,which includes a reflection on the various areas that are part of the learning and trainingprocess of the Pedagogical Internship, that is, the teaching-learning activities, schoolorganization and management, educational projects and partnerships and an ethical-professional attitude; finally, the third chapter concerns the deepening of the ProblemTheme, entitled “Perceptions of secondary school students about the motivation forPhysical Education classes – study by gender”.The results point to a self-determined profile of students for PE classes, with highervalues ​​of intrinsic motivation and extrinsic motivation of regulation identified for 12thgrade students compared to students from other years. In the comparison of gender at thelevels of entry and exit of secondary education, male students present higher averagevalues ​​of intrinsic motivation and extrinsic motivation identified regulation.2022-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101459http://hdl.handle.net/10316/101459TID:203055225porCarriço, Miguel Alexandre Domingosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:56:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:38.889528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022
INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA WITH CLASS 9ºD, IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR.
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022
Carriço, Miguel Alexandre Domingos
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Perceção de Tipos de Motivação
Motivação
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Perception of Types of Motivation
Motivation
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022
author Carriço, Miguel Alexandre Domingos
author_facet Carriço, Miguel Alexandre Domingos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carriço, Miguel Alexandre Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Perceção de Tipos de Motivação
Motivação
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Perception of Types of Motivation
Motivation
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Perceção de Tipos de Motivação
Motivação
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Perception of Types of Motivation
Motivation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/101459
http://hdl.handle.net/10316/101459
TID:203055225
url http://hdl.handle.net/10316/101459
identifier_str_mv TID:203055225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134080989659136