"I am because we are" : desenvolvimento de competências socioemocionais para a educação para a cidadania global, no pré-escolar e primeiro ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Sofia da Costa Macedo de Macedo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61341
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023
id RCAP_5894b06924d75f8f6fc45befbc0e1596
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/61341
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "I am because we are" : desenvolvimento de competências socioemocionais para a educação para a cidadania global, no pré-escolar e primeiro cicloEducação para a cidadaniaCompetências socioemocionaisInovaçãoAprendizagem activaTrabalhos de projeto de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023O presente projeto teve como objetivo geral propor linhas orientadoras e inovadoras para o Desenvolvimento Socioemocional no pré-escolar e 1º ciclo, com vista à Educação para a Cidadania Global (ECG). Pretendeu-se apoiar as escolas no desenvolvimento de competências de Cidadania Global (CG), em articulação com as suas missões e visões. Para a elaboração do documento, foi realizado um enquadramento teórico que considerou os conceitos de CG e ECG e a forma como os mesmos têm sido explorados, nomeadamente em Portugal, bem como alguns estudos relacionados com o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e de Inovação em Educação. Foram realizadas visitas a três escolas em Lisboa, que propõem programas e estratégias para o desenvolvimento de competências de ECG e ainda entrevistada uma especialista na área da Educação Socioemocional e da Educação para a Paz. Para a recolha de dados, foram realizadas observações, entrevistas e um workshop que deu a possibilidade aos docentes de refletirem sobre estes conceitos e apresentarem ideias e estratégias para o desenvolvimento de ECG em contextos específicos. Os dados recolhidos junto dos participantes, através de gravações áudio e vídeo, foram posteriormente analisados, através de uma metodologia qualitativa de caráter interpretativo. A proposta apresentada teve em conta o enquadramento teórico e algumas metodologias propostas na literatura, as observações realizadas e as reflexões partilhadas pelos participantes. Sugerem-se orientações para que os professores e educadores possam desenvolver estas competências, enquadrando-as nas suas realidades e contextos e adaptando-as aos seus alunos e alunas. São propostas estratégias inovadoras para o desenvolvimento de determinadas competências consideradas essenciais no quadro da ECG e faz-se referência a programas, materiais e livros de literatura infantil, que poderão ser explorados pelos docentes. É ainda proposto um modelo de encontros de professores, que convida à reflexão conjunta, e que permite a planificação de aulas, articulando o contexto e realidade da escola, as competências socioemocionais para a ECG e o currículo.The present project aimed to propose general guidelines and innovative approaches for Socioemotional Development in preschool and primary education, with a focus on Global Citizenship Education (GCE). To create this document, a theoretical framework was established, considering the concepts of GC and GCE and how they have been explored, particularly in Portugal. This framework also included related studies on Socioemotional Skills Development and Innovation in Education. Visits were made to three schools in Lisbon that offer programs and strategies for developing GCE skills. Additionally, an expert in Socioemotional Education and Peace Education was interviewed. Data collection involved observations, interviews, and a workshop that allowed teachers to reflect on these concepts and present ideas and strategies for GCE development in specific contexts. Data from participants, collected through audio and video recordings, were later analyzed using a qualitative interpretative methodology. The proposal presented took into account the theoretical framework, some methodologies proposed in the literature, observations made, and reflections shared by the participants. Guidelines are suggested for teachers to develop these skills, integrating them into their realities and contexts and adapting them to their students. Innovative strategies are proposed for the development of specific skills considered essential within the GCE framework. The document also references programs, materials, and children's literature books that can be explored by teachers. A model of teacher meetings is also proposed, which encourages joint reflection and allows for lesson planning, aligning the school's context and reality, socioemotional skills for GCE, and the curriculum.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaChaves, Sofia da Costa Macedo de Macedo2023-12-14T14:55:57Z20232023-10-132023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61341porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:22:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:57.969564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "I am because we are" : desenvolvimento de competências socioemocionais para a educação para a cidadania global, no pré-escolar e primeiro ciclo
title "I am because we are" : desenvolvimento de competências socioemocionais para a educação para a cidadania global, no pré-escolar e primeiro ciclo
spellingShingle "I am because we are" : desenvolvimento de competências socioemocionais para a educação para a cidadania global, no pré-escolar e primeiro ciclo
Chaves, Sofia da Costa Macedo de Macedo
Educação para a cidadania
Competências socioemocionais
Inovação
Aprendizagem activa
Trabalhos de projeto de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "I am because we are" : desenvolvimento de competências socioemocionais para a educação para a cidadania global, no pré-escolar e primeiro ciclo
title_full "I am because we are" : desenvolvimento de competências socioemocionais para a educação para a cidadania global, no pré-escolar e primeiro ciclo
title_fullStr "I am because we are" : desenvolvimento de competências socioemocionais para a educação para a cidadania global, no pré-escolar e primeiro ciclo
title_full_unstemmed "I am because we are" : desenvolvimento de competências socioemocionais para a educação para a cidadania global, no pré-escolar e primeiro ciclo
title_sort "I am because we are" : desenvolvimento de competências socioemocionais para a educação para a cidadania global, no pré-escolar e primeiro ciclo
author Chaves, Sofia da Costa Macedo de Macedo
author_facet Chaves, Sofia da Costa Macedo de Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Sofia da Costa Macedo de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Competências socioemocionais
Inovação
Aprendizagem activa
Trabalhos de projeto de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação para a cidadania
Competências socioemocionais
Inovação
Aprendizagem activa
Trabalhos de projeto de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T14:55:57Z
2023
2023-10-13
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/61341
url http://hdl.handle.net/10451/61341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136436435288064