A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Narloch Nunes de Amorim, Bruna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Feijó de Andrade, Izabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394
Resumo: Esse artigo tem o propósito refletir sobre a importância das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento da criança. Para tanto, foi necessário identificar quais os conceitos das habilidades socioemocionais; e, verificar como elas são desenvolvidas na educação infantil por meio dos resultados na prática educativa. Esse estudo configurou uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter compreensivo e explicativa. Os dados foram colhidos por meio de um questionário com cinco participantes: duas gestoras e três professoras de uma escola particular, localizada em Santa Catarina. A análise das informações foram tratadas a partir de Análise discursiva textual de Moraes e Galiazzi (2011). O resultado aponta que é possível considerar a metodologia pedagógica sob o viés das competências e habilidades socioemocionais, que aprimoram as atitudes e comportamentos das crianças o que pode gerar um resultado significativo para a prática, para o processo de ensino e desenvolvimento infantil.
id UNIPLAC_ea70d12f99527042239a69153fd5fe03
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/394
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTILCompetências socioemocionais. Habilidades socioemocionais. Educação Infantil.Esse artigo tem o propósito refletir sobre a importância das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento da criança. Para tanto, foi necessário identificar quais os conceitos das habilidades socioemocionais; e, verificar como elas são desenvolvidas na educação infantil por meio dos resultados na prática educativa. Esse estudo configurou uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter compreensivo e explicativa. Os dados foram colhidos por meio de um questionário com cinco participantes: duas gestoras e três professoras de uma escola particular, localizada em Santa Catarina. A análise das informações foram tratadas a partir de Análise discursiva textual de Moraes e Galiazzi (2011). O resultado aponta que é possível considerar a metodologia pedagógica sob o viés das competências e habilidades socioemocionais, que aprimoram as atitudes e comportamentos das crianças o que pode gerar um resultado significativo para a prática, para o processo de ensino e desenvolvimento infantil.Editora ICEPNarloch Nunes de Amorim, BrunaFeijó de Andrade, Izabel Cristina2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394Revista GepesVida; v. 6, n. 14 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394/214info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T18:33:03Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/394Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-07-29T18:33:03Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Narloch Nunes de Amorim, Bruna
Competências socioemocionais. Habilidades socioemocionais. Educação Infantil.
title_short A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Narloch Nunes de Amorim, Bruna
author_facet Narloch Nunes de Amorim, Bruna
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
author_role author
author2 Feijó de Andrade, Izabel Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Narloch Nunes de Amorim, Bruna
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Competências socioemocionais. Habilidades socioemocionais. Educação Infantil.
topic Competências socioemocionais. Habilidades socioemocionais. Educação Infantil.
description Esse artigo tem o propósito refletir sobre a importância das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento da criança. Para tanto, foi necessário identificar quais os conceitos das habilidades socioemocionais; e, verificar como elas são desenvolvidas na educação infantil por meio dos resultados na prática educativa. Esse estudo configurou uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter compreensivo e explicativa. Os dados foram colhidos por meio de um questionário com cinco participantes: duas gestoras e três professoras de uma escola particular, localizada em Santa Catarina. A análise das informações foram tratadas a partir de Análise discursiva textual de Moraes e Galiazzi (2011). O resultado aponta que é possível considerar a metodologia pedagógica sob o viés das competências e habilidades socioemocionais, que aprimoram as atitudes e comportamentos das crianças o que pode gerar um resultado significativo para a prática, para o processo de ensino e desenvolvimento infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394/214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 6, n. 14 (2020): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698819190784