A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394 |
Resumo: | Esse artigo tem o propósito refletir sobre a importância das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento da criança. Para tanto, foi necessário identificar quais os conceitos das habilidades socioemocionais; e, verificar como elas são desenvolvidas na educação infantil por meio dos resultados na prática educativa. Esse estudo configurou uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter compreensivo e explicativa. Os dados foram colhidos por meio de um questionário com cinco participantes: duas gestoras e três professoras de uma escola particular, localizada em Santa Catarina. A análise das informações foram tratadas a partir de Análise discursiva textual de Moraes e Galiazzi (2011). O resultado aponta que é possível considerar a metodologia pedagógica sob o viés das competências e habilidades socioemocionais, que aprimoram as atitudes e comportamentos das crianças o que pode gerar um resultado significativo para a prática, para o processo de ensino e desenvolvimento infantil. |
id |
UNIPLAC_ea70d12f99527042239a69153fd5fe03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/394 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTILCompetências socioemocionais. Habilidades socioemocionais. Educação Infantil.Esse artigo tem o propósito refletir sobre a importância das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento da criança. Para tanto, foi necessário identificar quais os conceitos das habilidades socioemocionais; e, verificar como elas são desenvolvidas na educação infantil por meio dos resultados na prática educativa. Esse estudo configurou uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter compreensivo e explicativa. Os dados foram colhidos por meio de um questionário com cinco participantes: duas gestoras e três professoras de uma escola particular, localizada em Santa Catarina. A análise das informações foram tratadas a partir de Análise discursiva textual de Moraes e Galiazzi (2011). O resultado aponta que é possível considerar a metodologia pedagógica sob o viés das competências e habilidades socioemocionais, que aprimoram as atitudes e comportamentos das crianças o que pode gerar um resultado significativo para a prática, para o processo de ensino e desenvolvimento infantil.Editora ICEPNarloch Nunes de Amorim, BrunaFeijó de Andrade, Izabel Cristina2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394Revista GepesVida; v. 6, n. 14 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394/214info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T18:33:03Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/394Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-07-29T18:33:03Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Narloch Nunes de Amorim, Bruna Competências socioemocionais. Habilidades socioemocionais. Educação Infantil. |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO PROPOSTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Narloch Nunes de Amorim, Bruna |
author_facet |
Narloch Nunes de Amorim, Bruna Feijó de Andrade, Izabel Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Feijó de Andrade, Izabel Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Narloch Nunes de Amorim, Bruna Feijó de Andrade, Izabel Cristina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências socioemocionais. Habilidades socioemocionais. Educação Infantil. |
topic |
Competências socioemocionais. Habilidades socioemocionais. Educação Infantil. |
description |
Esse artigo tem o propósito refletir sobre a importância das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento da criança. Para tanto, foi necessário identificar quais os conceitos das habilidades socioemocionais; e, verificar como elas são desenvolvidas na educação infantil por meio dos resultados na prática educativa. Esse estudo configurou uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter compreensivo e explicativa. Os dados foram colhidos por meio de um questionário com cinco participantes: duas gestoras e três professoras de uma escola particular, localizada em Santa Catarina. A análise das informações foram tratadas a partir de Análise discursiva textual de Moraes e Galiazzi (2011). O resultado aponta que é possível considerar a metodologia pedagógica sob o viés das competências e habilidades socioemocionais, que aprimoram as atitudes e comportamentos das crianças o que pode gerar um resultado significativo para a prática, para o processo de ensino e desenvolvimento infantil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/394/214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 6, n. 14 (2020): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698819190784 |