Subsídios para a história do ensino graduado da sociologia na Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Ana Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59744
Resumo: Este artigo pretende contribuir para a história do ensino graduado da Sociologia na Universidade do Minho (de ora em diante, UMinho), que tem formalmente início no ano de 1989, com a criação da licenciatura em Sociologia das Organizações. No mesmo ano, são também criados a Escola de Ciências Sociais e o Departamento de Sociologia e Antropologia. O ensino graduado da Sociologia na UMinho constitui, portanto, um marco fundamental na afirmação das Ciências Sociais nesta Universidade. Apostando inicialmente num ensino de carácter profissionalizante – de resto, em concordância com a missão que a UMinho definira para si própria –, o ensino graduado da Sociologia irá passar por várias alterações. Algumas delas refletem mudanças significativas tanto na vocação do curso, como nos conteúdos que vão sendo privilegiados e estão intimamente ligadas ao trajeto do próprio Departamento. Não pretendendo aqui fazer uma história pormenorizada e exaustiva dessas alterações, centrar-nos-emos sobretudo nos seus momentos mais relevantes, procurando enquadrá-los nas conjunturas particulares em que tiveram lugar. Considerámos, nesta análise, a existência de três momentos fundamentais no ensino graduado da Sociologia na UMinho: a criação da primeira licenciatura, a que se segue um período de abertura e expansão; a profunda mudança que sofreu sob os auspícios do designado Processo de Bolonha; e as alterações recentes, que marcam a definitiva transformação de uma licenciatura especializada numa licenciatura generalista. Para esta pequena reconstituição histórica, que entendemos sobretudo como um subsídio para uma história mais vasta que permanece por fazer, socorremo-nos de fontes documentais e dos contributos de alguns informantes privilegiados . As suas memórias e vivências foram fundamentais para recuperar informação essencial para a compreensão dos desafios e das mudanças por que passou o ensino graduado da Sociologia na academia minhota.
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