Preferências musicais dos adolescentes em diferentes contexto, além das aulas de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Birgita , Solange Azevedo Carvalho dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23201
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE – IPP). Num primeiro capítulo serão apresentados os contextos e as práticas observadas no 2º ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo compreenderá a exposição do contexto e da turma onde decorreu o Estágio Pedagógico, e também uma reflexão fundamentada sobre o mesmo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação, que procurou compreender a importância do universo da escuta musical dos adolescentes “fora” da escola e conhecer as preferências musicais dos alunos, visto que se deve ter em consideração o background cultural/musical dos alunos na elaboração do reportório musical para as aulas de música. Nesta investigação, participaram 220 adolescentes do 2º ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos. Apresentamos um desenho metodológico através de um estudo transversal, com o recurso de dois instrumentos: inquérito por questionário e a Escala Abreviada de Preferência Musical Revista (STOMPR). Os resultados confirmam a influência da música na vida cotidiana “fora” da escola, e relativamente ao modelo de cinco dimensões de preferências musicais, os adolescentes em estudo se situam na dimensão contemporânea. Para finalizar, apresentam-se as considerações finais sobre a importância do estágio e as apreciações do estudo realizado, importantes no crescimento profissional enquanto docente.
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