Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/9335 |
Resumo: | Uma grande percentagem dos alunos universitários que solicitam apoio psicológico, fazem-no por questões que se prendem com problemas de adaptação ao ensino superior e ao contexto académico. Deste modo, compreende-se a importância de estudar este fenómeno no sentido de se obterem que dados mais concretos sobre a caracterização da realidade estudantil, assim como pistas de intervenção decorrentes desta caracterização. O presente artigo constitui assim a descrição dos procedimentos que o Conselho de Cursos de Engenharia realizou para a caracterização da população estudantil que ingressou no ensino superior em 2002/2003, assim como para identificação dos seus problemas, dificuldades e constrangimentos relativamente à adaptação a este novo contexto. Com base nos resultados obtidos, procedeu-se à elaboração de um projecto que visava a melhor integração dos alunos. |
id |
RCAP_58b8256eb79b885f2aa2224edbd2a466 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9335 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do MinhoUma grande percentagem dos alunos universitários que solicitam apoio psicológico, fazem-no por questões que se prendem com problemas de adaptação ao ensino superior e ao contexto académico. Deste modo, compreende-se a importância de estudar este fenómeno no sentido de se obterem que dados mais concretos sobre a caracterização da realidade estudantil, assim como pistas de intervenção decorrentes desta caracterização. O presente artigo constitui assim a descrição dos procedimentos que o Conselho de Cursos de Engenharia realizou para a caracterização da população estudantil que ingressou no ensino superior em 2002/2003, assim como para identificação dos seus problemas, dificuldades e constrangimentos relativamente à adaptação a este novo contexto. Com base nos resultados obtidos, procedeu-se à elaboração de um projecto que visava a melhor integração dos alunos.Universidade da CoruñaUniversidade do MinhoFreitas, AnaMartins, Maria JoanaVasconcelos, Rosa20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9335por"Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación". ISSN 1138-1663. 10:8 (2003) 1373-1382.1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:26.131429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do Minho |
title |
Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do Minho |
spellingShingle |
Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do Minho Freitas, Ana |
title_short |
Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do Minho |
title_full |
Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do Minho |
title_fullStr |
Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do Minho |
title_full_unstemmed |
Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do Minho |
title_sort |
Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do Minho |
author |
Freitas, Ana |
author_facet |
Freitas, Ana Martins, Maria Joana Vasconcelos, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Maria Joana Vasconcelos, Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Ana Martins, Maria Joana Vasconcelos, Rosa |
description |
Uma grande percentagem dos alunos universitários que solicitam apoio psicológico, fazem-no por questões que se prendem com problemas de adaptação ao ensino superior e ao contexto académico. Deste modo, compreende-se a importância de estudar este fenómeno no sentido de se obterem que dados mais concretos sobre a caracterização da realidade estudantil, assim como pistas de intervenção decorrentes desta caracterização. O presente artigo constitui assim a descrição dos procedimentos que o Conselho de Cursos de Engenharia realizou para a caracterização da população estudantil que ingressou no ensino superior em 2002/2003, assim como para identificação dos seus problemas, dificuldades e constrangimentos relativamente à adaptação a este novo contexto. Com base nos resultados obtidos, procedeu-se à elaboração de um projecto que visava a melhor integração dos alunos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/9335 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/9335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación". ISSN 1138-1663. 10:8 (2003) 1373-1382. 1138-1663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133116682469376 |