Diagnóstico de necessidades de formação na formação contínua de professores : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/26390 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Formação de Professores) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005 |
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Diagnóstico de necessidades de formação na formação contínua de professores : um estudo exploratórioTeses de mestrado - 2005Necessidades de formaçãoProfessores - FormaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Formação de Professores) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005O presente trabalho constitui um estudo exploratório e descritivo, inscrito na área científica das Ciências da Educação, no domínio da Formação de Professores, mais especificamente da formação profissional contínua de professores e centra-se no campo das necessidades de formação. Tem por objectivo desenvolver uma metodologia de levantamento de necessidades de formação de professores, centrada nas exigências normativas e considerando, ao mesmo tempo, a opinião dos mesmos, ainda que restringida ao referencial proposto. As exigências normativas consideradas foram inferidas a partir do documento Currículo Nacional – Competências Essenciais, considerado uma inovação significativa, introduzida no sistema educativo em 2001. A metodologia de análise de necessidades de formação desenvolvida neste estudo, e os resultados obtidos com a sua experimentação, procuram aproximar as exigências do novo currículo nacional aos programas de formação a implementar, quer por fornecerem um primeiro contributo quanto ao referencial que pode ser considerado, quer por proporcionarem um instrumento rigoroso de levantamento de necessidades de formação de professores no âmbito do Currículo Nacional. Defendemos que a determinação de necessidades é um instrumento fundamental de planificação da formação, que deverá informar a tomada de decisão dos agentes envolvidos no processo. Tentou-se enquadrar o trabalho desenvolvido focalizando-o nos modelos de análise de necessidades e nas questões relativas ao conceito de necessidades e de análise de necessidades de formação. Procedeu-se à análise documental do ponto “acções a desenvolver pelos professores” daquele documento, para explicitar os conhecimentos/competências profissionais que possibilitariam aos docentes concretizar as estratégias e actividades exigidas. A partir dessa explicitação, desenvolveu-se um questionário fragmentário que solicitava aos docentes que avaliassem o seu grau de domínio nos conhecimentos/competências listados. Foram distribuídos Os questionários foram distribuídos a todos os professores de uma escola EB2+3 de uma zona urbana do centro do país. Os resultados foram tratados estatisticamente. Verificou-se que os docentes da amostra estudada consideram possuir conhecimentos/competências sólidas em todas as áreas propostas. Verificou-se ainda que os conhecimentos/competências representados pelos itens do questionário se encontram complexamente interligados. Foi também possível constatar que os níveis de domínio são influenciados por factores de caracterização dos docentes, sendo a área e grupo disciplinar os que mais influência exercem.This work is an exploratory and descriptive study in the scientific area of Sciences of Education, in the domain of Teacher Education, more specifically in the in-service teacher education, focused in the field of teacher education needs. Its aim is to develop a methodology of survey for need analysis, based on normative requirements but considering also the teachers´s opinion, however restricted to that referential. The considered normative requirements were inferred from the National Curriculum – Essential Skills document, considered a significant innovation introduced in the educational system in 2001. The needs analysis methodology developed in this study, and the results obtained with its experimentation, expect to approach the requirements of the new National Curriculum to teacher education programs, either by supplying a first contribut to the referential that can be considered, or by supplying a rigorous instrument of survey for teacher education needs analysis in the scope of the National Curriculum. One defends that the determination of needs is a basic instrument of planning for teacher education that will inform the decision taking of all the agents involved in the process. This research was framed by the models of needs analysis and by the framework envolving the concept of needs and needs analysis as an inductive strategy for developing training inducing objectives and by facilitating aproaches to the processes of needs determination. It was proceeded a documental analysis of the point "actions to implement by all teachers" of the normative document, to explicit the professional knowledge/skills that would enable teachers to materialize the demanded strategies and activities in those actions. From this explicitation, a fragmentary questionnaire was developed that required teachers to evaluate their degree of domain over the listed knowledge/skills. This questionnaire was handed to all teachers of a EB2+3 (first nine grades) school from an urban zone of the center of the country. All teachers envolved considered to possess a solid knowledge/skills in all the areas listed. Also, it was verified that the knowledge/skills represented by the itens are complexly linked. Furthermore it was possible to evidence that the levels of domain were influenced by teacher’s characterization factors, having been the discipline area and group the ones that have more influence.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Carolina Micaela2017-02-03T16:55:09Z20052017-02-022005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:04.622720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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