Análise de necessidades de formação de professores de chinês em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chen, Dongdong
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53779
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_dcb5d943d2d98de269d1a02952411fcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53779
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de necessidades de formação de professores de chinês em PortugalAnálise de necessidadesNecessidades de formaçãoFormação profissional - PortugalDesenvolvimento profissional - ProfessoresProfessores de chinês - PortugalTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A presente dissertação desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação e Formação na área de especialização de Organização e Gestão da Educação e Formação. Este trabalho teve o principal objetivo de analisar as necessidades de formação dos professores de língua chinesa em Portugal. Procurámos compreender as experiências anteriores de formação de seis professoras que trabalhavam em escolas chinesas em Portugal, o contexto atual do seu trabalho e as recentes dificuldades que perceberam nas práticas de ensino. Procurámos também compreender as aspirações das professoras quanto ao desenvolvimento profissional no futuro e as suas expectativas quanto à formação de professores de chinês que gostariam de receber e frequentar. Desenvolvemos um estudo qualitativo, inscrito no paradigma interpretativo. Utilizámos a entrevista semi-estruturada como método técnico para recolher os dados com seis professoras de escolas chinesas em Lisboa e no Porto, que ensinam a língua e cultura chinesa principalmente à segunda e terceira geração de imigrantes chineses em Portugal. Podemos concluir quatro aspetos relativos às necessidades dos professores de língua chinesa em Portugal para frequentar a formação: motivações de participação na formação, os conteúdos de formação específicos, os métodos pedagógicos inovadores e as formas diversas de avaliação da formação. Ao mesmo tempo, regista-se ainda uma série de questões, tais como a insuficiência de formação sistémica de professores de língua chinesa em Portugal e as resistências existentes em participar na formação, que merecem a nossa consideração. Com base na investigação e análise, este trabalho ofereceu algumas sugestões para os gestores das escolas chinesas em Portugal, para os organizadores da formação e para os próprios professores, a fim de satisfazer melhor as necessidades de formação dos professores e de promover a eficácia da formação de professores de chinês em Portugal.This dissertation is developed within the scope of the Master's Degree in Education and Training in area of the specialization of the Organization and Management of Education and Training. The main objective of this work was to analyze the training needs of Chinese language teachers in Portugal. We sought to understand the previous training experiences of six female teachers working in Chinese language schools in Portugal, the current context of their work and the recent difficulties they perceived in their teaching practices. We also sought to understand the teachers' aspirations for future professional development and their expectations about the Chinese language teacher training they would like to receive and attend. We developed a qualitative study, inscribed in the interpretative paradigm. We used the semi- structured interview as a technical method to collect data with six female teachers from Chinese language schools in Lisbon and Porto, who teach Chinese language and culture mainly to the second and third generation of Chinese immigrants in Portugal. We can conclude four aspects regarding the needs of Chinese language teachers in Portugal to attend the training: motivations to participate, their expectations of the contents, pedagogical methods and evaluation forms of the training. At the same time, there are also a number of issues such as the insufficiency of systemic training of Chinese language teachers in Portugal and the existing resistance to participate in the training that deserve our consideration. Based on the research and analysis, this paper offered some suggestions for the managers of Chinese schools in Portugal, the training organizers and the teachers themselves, in order to better meet the training needs of teachers and to promote the effectiveness of Chinese language teacher training in Portugal.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaChen, Dongdong2022-07-13T13:55:05Z20212021-12-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53779TID:203059794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:44.869258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de necessidades de formação de professores de chinês em Portugal
title Análise de necessidades de formação de professores de chinês em Portugal
spellingShingle Análise de necessidades de formação de professores de chinês em Portugal
Chen, Dongdong
Análise de necessidades
Necessidades de formação
Formação profissional - Portugal
Desenvolvimento profissional - Professores
Professores de chinês - Portugal
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Análise de necessidades de formação de professores de chinês em Portugal
title_full Análise de necessidades de formação de professores de chinês em Portugal
title_fullStr Análise de necessidades de formação de professores de chinês em Portugal
title_full_unstemmed Análise de necessidades de formação de professores de chinês em Portugal
title_sort Análise de necessidades de formação de professores de chinês em Portugal
author Chen, Dongdong
author_facet Chen, Dongdong
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Chen, Dongdong
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de necessidades
Necessidades de formação
Formação profissional - Portugal
Desenvolvimento profissional - Professores
Professores de chinês - Portugal
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Análise de necessidades
Necessidades de formação
Formação profissional - Portugal
Desenvolvimento profissional - Professores
Professores de chinês - Portugal
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-14
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-13T13:55:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53779
TID:203059794
url http://hdl.handle.net/10451/53779
identifier_str_mv TID:203059794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134598747127808