Análise de necessidades de formação de professores de chinês em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53779 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
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Análise de necessidades de formação de professores de chinês em PortugalAnálise de necessidadesNecessidades de formaçãoFormação profissional - PortugalDesenvolvimento profissional - ProfessoresProfessores de chinês - PortugalTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A presente dissertação desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação e Formação na área de especialização de Organização e Gestão da Educação e Formação. Este trabalho teve o principal objetivo de analisar as necessidades de formação dos professores de língua chinesa em Portugal. Procurámos compreender as experiências anteriores de formação de seis professoras que trabalhavam em escolas chinesas em Portugal, o contexto atual do seu trabalho e as recentes dificuldades que perceberam nas práticas de ensino. Procurámos também compreender as aspirações das professoras quanto ao desenvolvimento profissional no futuro e as suas expectativas quanto à formação de professores de chinês que gostariam de receber e frequentar. Desenvolvemos um estudo qualitativo, inscrito no paradigma interpretativo. Utilizámos a entrevista semi-estruturada como método técnico para recolher os dados com seis professoras de escolas chinesas em Lisboa e no Porto, que ensinam a língua e cultura chinesa principalmente à segunda e terceira geração de imigrantes chineses em Portugal. Podemos concluir quatro aspetos relativos às necessidades dos professores de língua chinesa em Portugal para frequentar a formação: motivações de participação na formação, os conteúdos de formação específicos, os métodos pedagógicos inovadores e as formas diversas de avaliação da formação. Ao mesmo tempo, regista-se ainda uma série de questões, tais como a insuficiência de formação sistémica de professores de língua chinesa em Portugal e as resistências existentes em participar na formação, que merecem a nossa consideração. Com base na investigação e análise, este trabalho ofereceu algumas sugestões para os gestores das escolas chinesas em Portugal, para os organizadores da formação e para os próprios professores, a fim de satisfazer melhor as necessidades de formação dos professores e de promover a eficácia da formação de professores de chinês em Portugal.This dissertation is developed within the scope of the Master's Degree in Education and Training in area of the specialization of the Organization and Management of Education and Training. The main objective of this work was to analyze the training needs of Chinese language teachers in Portugal. We sought to understand the previous training experiences of six female teachers working in Chinese language schools in Portugal, the current context of their work and the recent difficulties they perceived in their teaching practices. We also sought to understand the teachers' aspirations for future professional development and their expectations about the Chinese language teacher training they would like to receive and attend. We developed a qualitative study, inscribed in the interpretative paradigm. We used the semi- structured interview as a technical method to collect data with six female teachers from Chinese language schools in Lisbon and Porto, who teach Chinese language and culture mainly to the second and third generation of Chinese immigrants in Portugal. We can conclude four aspects regarding the needs of Chinese language teachers in Portugal to attend the training: motivations to participate, their expectations of the contents, pedagogical methods and evaluation forms of the training. At the same time, there are also a number of issues such as the insufficiency of systemic training of Chinese language teachers in Portugal and the existing resistance to participate in the training that deserve our consideration. Based on the research and analysis, this paper offered some suggestions for the managers of Chinese schools in Portugal, the training organizers and the teachers themselves, in order to better meet the training needs of teachers and to promote the effectiveness of Chinese language teacher training in Portugal.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaChen, Dongdong2022-07-13T13:55:05Z20212021-12-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53779TID:203059794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:44.869258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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