A imprensa turística como um dos veículos de turistização do território português nas décadas de 1930 e de 1940: O caso da revista Turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tojal, Manuel; Instituto Politécnico da Maia, Núcleo de Investigação do Instituto Politécnico da Maia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/265
Resumo: A revisão da literatura mostra que a turistização do território português nos anos trinta e quarenta do século XX foi feita sobretudo graças à política de expansão da rede ferroviária e aos melhoramentos introduzidos na rede rodoviária. O que este artigo procura demonstrar é que a imprensa turística, através de uma persistente ação de “propaganda” das cidades e das vilas, das montanhas e das aldeias, das praias e das termas de Portugal, difundida por meio de uma retórica de exaltação exacerbada dos seus valores turísticos, constituiu um veículo coadjuvante dessa expansão geográfica dos lugares. Começando por fazer uma resenha do que foram as revistas especializadas emergentes nesse lapso temporal, o artigo concentra-se posteriormente nas estratégias de “propaganda” utilizadas pela revista Turismo (1936-1953), no sentido de estimular o alargamento progressivo desses lugares turísticos, procurando apresentá-los como destinos apetecíveis e contribuindo, desse modo, para a referida turistização do território.
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spelling A imprensa turística como um dos veículos de turistização do território português nas décadas de 1930 e de 1940: O caso da revista TurismoThe tourist press as a one of the touristization vehicles of the Portuguese territory in the 1930s and 1940s: The case of Turismo magazineTuristização; imprensa turística; estratégias de propaganda; roteiros turísticos; revista TurismoTouristization; tourist press; advertising strategies; tourist routes; Turismo magazineA revisão da literatura mostra que a turistização do território português nos anos trinta e quarenta do século XX foi feita sobretudo graças à política de expansão da rede ferroviária e aos melhoramentos introduzidos na rede rodoviária. O que este artigo procura demonstrar é que a imprensa turística, através de uma persistente ação de “propaganda” das cidades e das vilas, das montanhas e das aldeias, das praias e das termas de Portugal, difundida por meio de uma retórica de exaltação exacerbada dos seus valores turísticos, constituiu um veículo coadjuvante dessa expansão geográfica dos lugares. Começando por fazer uma resenha do que foram as revistas especializadas emergentes nesse lapso temporal, o artigo concentra-se posteriormente nas estratégias de “propaganda” utilizadas pela revista Turismo (1936-1953), no sentido de estimular o alargamento progressivo desses lugares turísticos, procurando apresentá-los como destinos apetecíveis e contribuindo, desse modo, para a referida turistização do território.The literature review shows that the touristization of the Portuguese territory (meaning the geographical expansion of tourist places) in the 1930s and 1940s resulted mainly from the policy of expanding the railway network and from the improvements introduced in the road network. What this paper seeks to demonstrate is that the tourist press, through a persistent “propaganda” of cities and towns, mountains and villages, beaches and spas in Portugal, disseminated through an exaggerated rhetoric of exaltation of their touristic values, was a supporting vehicle for this geographical expansion of places. Starting with a review of the specialized magazines that emerged during this period of time, the paper then focuses on the advertising strategies used by the Turismo magazine (1936-1953) to stimulate the progressive expansion of these places, aiming to present them as desirable destinations and thus contributing to the aforementioned touristization of the territory.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2021-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/265Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 39 (2021); 37-51Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 39 (2021); 37-512182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/265https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/265/278Copyright (c) 2021 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTojal, Manuel; Instituto Politécnico da Maia, Núcleo de Investigação do Instituto Politécnico da Maia2024-01-27T07:45:30Zoai:ojs.dosalgarves:article/265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:06.522113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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