Relevância do marketing relacional no mercado escolar nacional de lápis de cor: o caso da marca Faber-Castell

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joaquim Jorge Paulino de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5975
Resumo: Pretendeu realizar-se um estudo, tendo por base as marcas de lápis de cor do mercado nacional. Aspirava-se compreender o seu comportamento e perceber o que as levou a superar a Faber-Castell no ranking de vendas no mercado português. As marcas que se encontram nas três primeiras posições de vendas nacionais, Caran D’Ache, Staedtler e Giotto, além dos seus clientes tradicionais tais como armazenistas, papelarias e distribuição moderna, elegeram um prescritor, o professor, mantendo com este um relacionamento regular, ajudando-o no desenvolvimento da sua atividade, ou seja, implementaram ações de Marketing Relacional. Embora esta eleição pudesse parecer despropositada, com o decorrer do estudo, compreendeu-se que o professor não é apenas um transmissor de conhecimentos, mas também aquele que pode transformar tanto a vida dos alunos, como a das marcas. Este estudo assentou na compreensão do trabalho realizado pelas diversas marcas a operar no mercado nacional junto dos profissionais da área de papelaria, permitindo ficar na posse de vários instrumentos de trabalho que, de alguma forma, levem a Faber-Castell a uma posição de topo no ranking das vendas de lápis de cor em Portugal. No final deste estudo, concluiu-se que a orientação estratégica da Faber-Castell deverá ser junto do prescritor/consumidor, enquanto marca detentora de confiança e garantia de bom desempenho. Foi ainda possível concluir que o Marketing Relacional poderá ser um ótimo “veículo” no relacionamento com o consumidor final. Ao falar-se em relacionamento com o consumidor final, consideram-se vários fatores como a confiança e o desempenho, que são traduzidos pelo reconhecimento das normas ISO, do FSC, na classificação de produto ecológico e pela diferenciação dos seus produtos. Este estudo tem por objetivo prático apurar a importância do Marketing Relacional aplicado a todos os setores, sendo imprescindível o conhecimento dos agentes envolvidos em qualquer tipo de negócio.
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