A importância do marketing relacional na gestão de atrações culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Ana Márcia Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2010
Resumo: Até à década de 80, o marketing tem como principal foco a compreensão das necessidades e preferências do consumidor, em que são predominantes técnicas essencialmente orientadas para a sedução, persuasão e venda de produtos. Contudo, a partir da década de 90, o marketing começa a ser ineficiente, ao assegurar transações meramente pontuais com clientes cada vez mais exigentes. Deste modo, torna-se imperioso realizar um maior número de vendas, durante um maior período de tempo. É neste contexto que surge o marketing relacional. O marketing relacional assenta na criação de relacionamentos duradouros com os clientes, em que é reconhecida a importância do papel dos diferentes stakeholders no processo de criação de valor gerado pela empresa, e por consequência, na satisfação e fidelização dos clientes. Esta dissertação tem como objetivo geral contribuir para uma melhor compreensão da importância do marketing relacional para uma eficiente gestão de atrações culturais. Para o efeito, é desenvolvido um estudo de caso de um conceituado restaurante, bastante procurado por turistas que visitam a cidade de Barcelona – O restaurante Sete Portes. Recorrendo ao Modelo dos Seis Mercados de Christopher, Payne e Ballantyne (2002), é ilustrado o modelo de gestão de relações deste restaurante com os diferentes stakeholders e demonstrada a sua relevância para o processo de criação de valor junto dos turistas que visitam a região.
id RCAP_2de3cbf334f72627891814356e22826b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do marketing relacional na gestão de atrações culturaisMarketingMarketing relacionalAtrações culturaisRelational marketingCultural attractionsAté à década de 80, o marketing tem como principal foco a compreensão das necessidades e preferências do consumidor, em que são predominantes técnicas essencialmente orientadas para a sedução, persuasão e venda de produtos. Contudo, a partir da década de 90, o marketing começa a ser ineficiente, ao assegurar transações meramente pontuais com clientes cada vez mais exigentes. Deste modo, torna-se imperioso realizar um maior número de vendas, durante um maior período de tempo. É neste contexto que surge o marketing relacional. O marketing relacional assenta na criação de relacionamentos duradouros com os clientes, em que é reconhecida a importância do papel dos diferentes stakeholders no processo de criação de valor gerado pela empresa, e por consequência, na satisfação e fidelização dos clientes. Esta dissertação tem como objetivo geral contribuir para uma melhor compreensão da importância do marketing relacional para uma eficiente gestão de atrações culturais. Para o efeito, é desenvolvido um estudo de caso de um conceituado restaurante, bastante procurado por turistas que visitam a cidade de Barcelona – O restaurante Sete Portes. Recorrendo ao Modelo dos Seis Mercados de Christopher, Payne e Ballantyne (2002), é ilustrado o modelo de gestão de relações deste restaurante com os diferentes stakeholders e demonstrada a sua relevância para o processo de criação de valor junto dos turistas que visitam a região.Until the 1980´s, marketing was essentially focused on the understanding of the costumer´s needs and preferences, in which techniques guided by seduction, persuasion, and product sales were widely used. However, in the beginning of the 90´s, marketing started to be inefficient to ensure only punctual transactions with customers, becoming more important to guarantee a bigger number of sales over a larger period of time. Is in this context that relational marketing emerges. The relational marketing is based on the creation of lasting relationships with the customers, where is recognized the important role of the different stakeholders in the value creation process delivered by the company, and consequently, on the customer satisfaction and loyalty. This dissertation aims to give a better understanding of the relational marketing importance for an efficient management of cultural attractions. For this purpose, it was developed a case study of a well-known restaurant in Barcelona - The Sete Portes restaurant, extremely sought by tourists that visit the city. Using the Christopher’s Six Markets Model by Payne and Ballantyne (2002), it´s illustrated the relationship management model of the Sete Portes restaurant with the different stakeholders and demonstrated its importance to the value creation process among the tourists that visit the region.2018-05-03T13:44:49Z2018-04-04T00:00:00Z2018-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2010TID:201908999porParente, Ana Márcia Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:43Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:20.787620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do marketing relacional na gestão de atrações culturais
title A importância do marketing relacional na gestão de atrações culturais
spellingShingle A importância do marketing relacional na gestão de atrações culturais
Parente, Ana Márcia Mendes
Marketing
Marketing relacional
Atrações culturais
Relational marketing
Cultural attractions
title_short A importância do marketing relacional na gestão de atrações culturais
title_full A importância do marketing relacional na gestão de atrações culturais
title_fullStr A importância do marketing relacional na gestão de atrações culturais
title_full_unstemmed A importância do marketing relacional na gestão de atrações culturais
title_sort A importância do marketing relacional na gestão de atrações culturais
author Parente, Ana Márcia Mendes
author_facet Parente, Ana Márcia Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Ana Márcia Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing relacional
Atrações culturais
Relational marketing
Cultural attractions
topic Marketing
Marketing relacional
Atrações culturais
Relational marketing
Cultural attractions
description Até à década de 80, o marketing tem como principal foco a compreensão das necessidades e preferências do consumidor, em que são predominantes técnicas essencialmente orientadas para a sedução, persuasão e venda de produtos. Contudo, a partir da década de 90, o marketing começa a ser ineficiente, ao assegurar transações meramente pontuais com clientes cada vez mais exigentes. Deste modo, torna-se imperioso realizar um maior número de vendas, durante um maior período de tempo. É neste contexto que surge o marketing relacional. O marketing relacional assenta na criação de relacionamentos duradouros com os clientes, em que é reconhecida a importância do papel dos diferentes stakeholders no processo de criação de valor gerado pela empresa, e por consequência, na satisfação e fidelização dos clientes. Esta dissertação tem como objetivo geral contribuir para uma melhor compreensão da importância do marketing relacional para uma eficiente gestão de atrações culturais. Para o efeito, é desenvolvido um estudo de caso de um conceituado restaurante, bastante procurado por turistas que visitam a cidade de Barcelona – O restaurante Sete Portes. Recorrendo ao Modelo dos Seis Mercados de Christopher, Payne e Ballantyne (2002), é ilustrado o modelo de gestão de relações deste restaurante com os diferentes stakeholders e demonstrada a sua relevância para o processo de criação de valor junto dos turistas que visitam a região.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-03T13:44:49Z
2018-04-04T00:00:00Z
2018-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2010
TID:201908999
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2010
identifier_str_mv TID:201908999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131528959098880