A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hidalgo, Maycon Raul
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Júnior, Álvaro Lorencini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.18594
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar se há elementos que proporcionem ressignificações epistemológicas na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas na coleta de dados, afim de cruzar os discursos, relacionando-os com os pressupostos teóricos assumidos. Nossos dados, apresentam que apesar da inserção de disciplinas que abordam aspectos da HFC em cursos de licenciatura, não há indícios de suas influências nas ressignificação entre os pesquisados. Em geral, atividades extracurriculares se demonstraram mais eficientes na promoção de reflexões ou consolidações epistemológicas analisadas. Compreendemos assim, a necessidade de uma reestruturação nas atividades extracurriculares para que possibilitem uma maior reflexão sobre o tema, bem como novos estudos que ajudem a compreender e a propor novas abordagens para que a inserção de disciplinas de HFC tenham melhores resultados na ressignificação epistemológicas dos licenciandos.
id RCAP_58eb6b24fa2cf5c2ae901864730596ce
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18594
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIAArtigosEste trabalho teve como objetivo identificar se há elementos que proporcionem ressignificações epistemológicas na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas na coleta de dados, afim de cruzar os discursos, relacionando-os com os pressupostos teóricos assumidos. Nossos dados, apresentam que apesar da inserção de disciplinas que abordam aspectos da HFC em cursos de licenciatura, não há indícios de suas influências nas ressignificação entre os pesquisados. Em geral, atividades extracurriculares se demonstraram mais eficientes na promoção de reflexões ou consolidações epistemológicas analisadas. Compreendemos assim, a necessidade de uma reestruturação nas atividades extracurriculares para que possibilitem uma maior reflexão sobre o tema, bem como novos estudos que ajudem a compreender e a propor novas abordagens para que a inserção de disciplinas de HFC tenham melhores resultados na ressignificação epistemológicas dos licenciandos.The aim of this essay was identify if has any element intend epistemological re-significations at initial training teachers of Science and Biology. We have used questionnaire and semi-structured interviews to data collect; to crossing discourses and related it with theoretical assumption assumed. Our data point out that even HPS issue has been insert on teachers training course, there is no signs of its influence on epistemological re-signification among initial training teachers. At all, extracurricular activities was considered more efficient in epistemological think on or consolidation. We consider the re-structuration at extracurricular activities are necessary for the reflexive think about the theme may be possible. Like that, news researches should be made helping the comprehension and new propositions of HPS issues insertion having better results on epistemological re-signification of initial training teachers.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.18594por1646-2335Hidalgo, Maycon RaulJúnior, Álvaro Lorenciniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:58.718445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
title A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
spellingShingle A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
Hidalgo, Maycon Raul
Artigos
title_short A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
title_full A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
title_fullStr A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
title_full_unstemmed A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
title_sort A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
author Hidalgo, Maycon Raul
author_facet Hidalgo, Maycon Raul
Júnior, Álvaro Lorencini
author_role author
author2 Júnior, Álvaro Lorencini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hidalgo, Maycon Raul
Júnior, Álvaro Lorencini
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este trabalho teve como objetivo identificar se há elementos que proporcionem ressignificações epistemológicas na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas na coleta de dados, afim de cruzar os discursos, relacionando-os com os pressupostos teóricos assumidos. Nossos dados, apresentam que apesar da inserção de disciplinas que abordam aspectos da HFC em cursos de licenciatura, não há indícios de suas influências nas ressignificação entre os pesquisados. Em geral, atividades extracurriculares se demonstraram mais eficientes na promoção de reflexões ou consolidações epistemológicas analisadas. Compreendemos assim, a necessidade de uma reestruturação nas atividades extracurriculares para que possibilitem uma maior reflexão sobre o tema, bem como novos estudos que ajudem a compreender e a propor novas abordagens para que a inserção de disciplinas de HFC tenham melhores resultados na ressignificação epistemológicas dos licenciandos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.18594
url https://doi.org/10.25755/int.18594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950743883776