A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.18594 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo identificar se há elementos que proporcionem ressignificações epistemológicas na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas na coleta de dados, afim de cruzar os discursos, relacionando-os com os pressupostos teóricos assumidos. Nossos dados, apresentam que apesar da inserção de disciplinas que abordam aspectos da HFC em cursos de licenciatura, não há indícios de suas influências nas ressignificação entre os pesquisados. Em geral, atividades extracurriculares se demonstraram mais eficientes na promoção de reflexões ou consolidações epistemológicas analisadas. Compreendemos assim, a necessidade de uma reestruturação nas atividades extracurriculares para que possibilitem uma maior reflexão sobre o tema, bem como novos estudos que ajudem a compreender e a propor novas abordagens para que a inserção de disciplinas de HFC tenham melhores resultados na ressignificação epistemológicas dos licenciandos. |
id |
RCAP_58eb6b24fa2cf5c2ae901864730596ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18594 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIAArtigosEste trabalho teve como objetivo identificar se há elementos que proporcionem ressignificações epistemológicas na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas na coleta de dados, afim de cruzar os discursos, relacionando-os com os pressupostos teóricos assumidos. Nossos dados, apresentam que apesar da inserção de disciplinas que abordam aspectos da HFC em cursos de licenciatura, não há indícios de suas influências nas ressignificação entre os pesquisados. Em geral, atividades extracurriculares se demonstraram mais eficientes na promoção de reflexões ou consolidações epistemológicas analisadas. Compreendemos assim, a necessidade de uma reestruturação nas atividades extracurriculares para que possibilitem uma maior reflexão sobre o tema, bem como novos estudos que ajudem a compreender e a propor novas abordagens para que a inserção de disciplinas de HFC tenham melhores resultados na ressignificação epistemológicas dos licenciandos.The aim of this essay was identify if has any element intend epistemological re-significations at initial training teachers of Science and Biology. We have used questionnaire and semi-structured interviews to data collect; to crossing discourses and related it with theoretical assumption assumed. Our data point out that even HPS issue has been insert on teachers training course, there is no signs of its influence on epistemological re-signification among initial training teachers. At all, extracurricular activities was considered more efficient in epistemological think on or consolidation. We consider the re-structuration at extracurricular activities are necessary for the reflexive think about the theme may be possible. Like that, news researches should be made helping the comprehension and new propositions of HPS issues insertion having better results on epistemological re-signification of initial training teachers.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.18594por1646-2335Hidalgo, Maycon RaulJúnior, Álvaro Lorenciniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:58.718445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA |
title |
A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA |
spellingShingle |
A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA Hidalgo, Maycon Raul Artigos |
title_short |
A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA |
title_full |
A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA |
title_fullStr |
A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA |
title_sort |
A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA |
author |
Hidalgo, Maycon Raul |
author_facet |
Hidalgo, Maycon Raul Júnior, Álvaro Lorencini |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, Álvaro Lorencini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hidalgo, Maycon Raul Júnior, Álvaro Lorencini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este trabalho teve como objetivo identificar se há elementos que proporcionem ressignificações epistemológicas na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas na coleta de dados, afim de cruzar os discursos, relacionando-os com os pressupostos teóricos assumidos. Nossos dados, apresentam que apesar da inserção de disciplinas que abordam aspectos da HFC em cursos de licenciatura, não há indícios de suas influências nas ressignificação entre os pesquisados. Em geral, atividades extracurriculares se demonstraram mais eficientes na promoção de reflexões ou consolidações epistemológicas analisadas. Compreendemos assim, a necessidade de uma reestruturação nas atividades extracurriculares para que possibilitem uma maior reflexão sobre o tema, bem como novos estudos que ajudem a compreender e a propor novas abordagens para que a inserção de disciplinas de HFC tenham melhores resultados na ressignificação epistemológicas dos licenciandos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.18594 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.18594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950743883776 |