Vozes à margem: A mulher rapper em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26753 |
Resumo: | A presença da mulher no mundo do rap, um género musical integrante do setor cultural, tem sido pouco abordada em peças jornalísticas e artigos de origem académica, em Portugal. Paralelamente, a mulher, como interprete de rap, não possui um lugar de destaque em cartazes de música e é pouco convidada para eventos. Apenas duas rappers, Capicua e Nenny, participaram no concerto sobre a “História do Hip-Hop Tuga” de 2022, um concerto com várias edições protagonizado por nomes marcantes do hip-hop português. Através da presente dissertação, pretende compreender-se como é que, então, se caracteriza, atualmente, a mulher no rap em Portugal. Partindo da análise de um conjunto de estudos, artigos jornalísticos, e entrevistas realizadas às rappers Capicua e Joana na Rap, foi possível concluir-se que a presença da mulher no rap é caracterizada pela invisibilidade e luta, no entanto, há uma rapper que se consegue destacar e que não se encontra no padrão de mulher rapper, observado ao longo da história da mulher no rap em Portugal, a artista Capicua. Por outro lado, considera-se que existe menos mulheres a vingar neste meio devido, maioritariamente, à sociedade patriarcal – na qual a mulher rapper não se encontra no padrão de rapper e existe uma dificuldade de conciliação da vida artística profissional e a pessoal. |
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