Construção de um modelo que permita melhorar as consultas de telemedicina de pessoas com dificuldades auditivas/surdez para a marca Dr. Online: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Inês do Couto Maia Velho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48795
Resumo: O presente relatório procura descrever os seis meses do estágio que a aluna executou na DuallStudio. O estágio teve início no dia 2 de novembro de 2022 e terminou a 28 de abril de 2023. Neste relatório, está exposto desde as funções que a aluna desempenhou, à sua adaptação na equipa e até ao seu envolvimento nos projetos em que participou. No que diz respeito à investigação, houve a intenção de perceber como é que as técnicas da Inteligência Artificial podiam melhorar as consultas de telemedicina entre um médico e um paciente cujo tenha surdez/dificuldades auditivas. Nesse sentido e para melhor resposta a estas questões de investigação foram analisadas algumas entrevistas/casos de estudos, nos quais a aluna participou, que lhe permitiram responder às questões de investigação levantadas e, simultaneamente, demonstrar a sua evolução, em diferentes dimensões, tais como, apresentação do protótipo. Por fim, são apresentados e confrontados os resultados obtidos e retiradas as principais conclusões. São também expostas as perspetivas de futuras linhas de exploração assim como os dados relativos ao estágio da aluna, sublinhando a posição do tutor na empresa.
id RCAP_59076b6674b4cd9a028d4441fe54deaf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de um modelo que permita melhorar as consultas de telemedicina de pessoas com dificuldades auditivas/surdez para a marca Dr. Online: relatório de estágioTelemedicinaInclusãoInteligência artificialPessoas com surdezO presente relatório procura descrever os seis meses do estágio que a aluna executou na DuallStudio. O estágio teve início no dia 2 de novembro de 2022 e terminou a 28 de abril de 2023. Neste relatório, está exposto desde as funções que a aluna desempenhou, à sua adaptação na equipa e até ao seu envolvimento nos projetos em que participou. No que diz respeito à investigação, houve a intenção de perceber como é que as técnicas da Inteligência Artificial podiam melhorar as consultas de telemedicina entre um médico e um paciente cujo tenha surdez/dificuldades auditivas. Nesse sentido e para melhor resposta a estas questões de investigação foram analisadas algumas entrevistas/casos de estudos, nos quais a aluna participou, que lhe permitiram responder às questões de investigação levantadas e, simultaneamente, demonstrar a sua evolução, em diferentes dimensões, tais como, apresentação do protótipo. Por fim, são apresentados e confrontados os resultados obtidos e retiradas as principais conclusões. São também expostas as perspetivas de futuras linhas de exploração assim como os dados relativos ao estágio da aluna, sublinhando a posição do tutor na empresa.The purpose of this report is to describe the 6-month internship conducted by the student at company DuallStudio. The internship began on November 2, 2022, and was successfully completed on April 28, 2023. This report envisages to outline the tasks performed and the responsibilities assumed by the student as well as the adaptation to the various projects that the student was involved in during the internship at DuallStudio. Additionally, this report alludes to the integration process of the student within the existing team at DuallStudio. As far as the research is concerned, the intention and purpose was to understand how Artificial Intelligence techniques could improve telemedicine consultations between the doctors and patients with hearing disabilities. Thus, a prototype was designed by the student with the aim to improve the aforementioned experience between doctors and patients with hearing disabilities. The student conducted extensive and detailed interviews as part of this process. Lastly, this report outlines the conclusions, results and recommendations of the student.Farinha, IsabelRepositório ComumCabral, Inês do Couto Maia Velho2024-01-10T13:07:32Z2023-092023-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48795TID:203459431pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T16:28:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:54.057580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um modelo que permita melhorar as consultas de telemedicina de pessoas com dificuldades auditivas/surdez para a marca Dr. Online: relatório de estágio
title Construção de um modelo que permita melhorar as consultas de telemedicina de pessoas com dificuldades auditivas/surdez para a marca Dr. Online: relatório de estágio
spellingShingle Construção de um modelo que permita melhorar as consultas de telemedicina de pessoas com dificuldades auditivas/surdez para a marca Dr. Online: relatório de estágio
Cabral, Inês do Couto Maia Velho
Telemedicina
Inclusão
Inteligência artificial
Pessoas com surdez
title_short Construção de um modelo que permita melhorar as consultas de telemedicina de pessoas com dificuldades auditivas/surdez para a marca Dr. Online: relatório de estágio
title_full Construção de um modelo que permita melhorar as consultas de telemedicina de pessoas com dificuldades auditivas/surdez para a marca Dr. Online: relatório de estágio
title_fullStr Construção de um modelo que permita melhorar as consultas de telemedicina de pessoas com dificuldades auditivas/surdez para a marca Dr. Online: relatório de estágio
title_full_unstemmed Construção de um modelo que permita melhorar as consultas de telemedicina de pessoas com dificuldades auditivas/surdez para a marca Dr. Online: relatório de estágio
title_sort Construção de um modelo que permita melhorar as consultas de telemedicina de pessoas com dificuldades auditivas/surdez para a marca Dr. Online: relatório de estágio
author Cabral, Inês do Couto Maia Velho
author_facet Cabral, Inês do Couto Maia Velho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farinha, Isabel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Inês do Couto Maia Velho
dc.subject.por.fl_str_mv Telemedicina
Inclusão
Inteligência artificial
Pessoas com surdez
topic Telemedicina
Inclusão
Inteligência artificial
Pessoas com surdez
description O presente relatório procura descrever os seis meses do estágio que a aluna executou na DuallStudio. O estágio teve início no dia 2 de novembro de 2022 e terminou a 28 de abril de 2023. Neste relatório, está exposto desde as funções que a aluna desempenhou, à sua adaptação na equipa e até ao seu envolvimento nos projetos em que participou. No que diz respeito à investigação, houve a intenção de perceber como é que as técnicas da Inteligência Artificial podiam melhorar as consultas de telemedicina entre um médico e um paciente cujo tenha surdez/dificuldades auditivas. Nesse sentido e para melhor resposta a estas questões de investigação foram analisadas algumas entrevistas/casos de estudos, nos quais a aluna participou, que lhe permitiram responder às questões de investigação levantadas e, simultaneamente, demonstrar a sua evolução, em diferentes dimensões, tais como, apresentação do protótipo. Por fim, são apresentados e confrontados os resultados obtidos e retiradas as principais conclusões. São também expostas as perspetivas de futuras linhas de exploração assim como os dados relativos ao estágio da aluna, sublinhando a posição do tutor na empresa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09
2023-09-01T00:00:00Z
2024-01-10T13:07:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48795
TID:203459431
url http://hdl.handle.net/10400.26/48795
identifier_str_mv TID:203459431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136834266071040