O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Tiago José Pereira Pinto Arantes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20483
Resumo: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_59092e57979ed595f34a36fbc771407d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20483
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismoPráticas de gestão de carreirasIntenção de saídaSatisfação na carreiraApoio do líderCareer management practicesIntention to leaveCareer satisfactionLeader supportMestrado em Gestão de Recursos HumanosSendo o setor da Hotelaria e Turismo um setor muito competitivo, cuja diferenciação se faz, em grande parte, através do seu capital humano, é crucial a atração e retenção de talentos. No entanto, esta é precisamente uma área em que o setor enfrenta muitos desafios dados os elevados níveis de rotatividade existentes. Estudos anteriores têm evidenciando que a gestão de carreiras por parte das organizações contribui para a retenção. Assim sendo, um dos principais objetivos deste estudo empírico foi aferir qual a relação entre as práticas de gestão de carreiras implementadas pelas organizações e a intenção de saída no setor da Hotelaria e Turismo em Portugal. Outro objetivo foi avaliar o papel da satisfação na carreira e do apoio do líder nessa relação. O estudo empírico quantitativo foi suportado num inquérito por questionário que envolveu 191 trabalhadores do setor de Hotelaria e Turismo em Portugal. Os dados foram tratados com recurso ao método Partial Leasr Square (PLS). Os resultados evidenciam que as oportunidades de promoção e a informação transparente são as dimensões das práticas de gestão de carreiras que mais influenciam a satisfação na carreira e a intenção de saída. As oportunidades de promoção e a atenção dada à formação são as práticas em que o papel do apoio do líder se apresenta mais relevante.Being the Hospitality and Tourism a very competitive sector, whose differentiation, largely, is made through their human capital, is crucial to attract and retain talent. However, this is precisely an area where the sector faces more challenges due to high levels of turnover. Prior studies have shown that career management by organizations contributes to retention. Therefore, one of the main goals of this empiric study was to assess the relationship between the career management practices implemented by organizations and the intention to leave in the Hospitality and Tourism sector in Portugal. Another goal was to evaluate the role of career satisfaction and leader support in this relationship. The quantitative empiric study was supported on a survey that envolved 191 workers of Hospitality and Tourism sector in Portugal. The data was treated using the Partial Least Square (PLS) method. The results show that promotion opportunities and transparent information are the career management practices’ dimensions that mostly influence the intention to leave and that career satisfaction is a mediator of that relationship. The promotion opportunities and the attention to training are the practices in which the role of the leader’s support in most relevant.Instituto Superior de Economia e GestãoFernandez Conde, Maria del PilarRepositório da Universidade de LisboaDias, Tiago José Pereira Pinto Arantes2021-05-15T00:30:16Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20483porDias, Tiago José Pereira Pinto Arantes (2020). "O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismo". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:12.103288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismo
title O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismo
spellingShingle O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismo
Dias, Tiago José Pereira Pinto Arantes
Práticas de gestão de carreiras
Intenção de saída
Satisfação na carreira
Apoio do líder
Career management practices
Intention to leave
Career satisfaction
Leader support
title_short O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismo
title_full O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismo
title_fullStr O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismo
title_full_unstemmed O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismo
title_sort O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismo
author Dias, Tiago José Pereira Pinto Arantes
author_facet Dias, Tiago José Pereira Pinto Arantes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandez Conde, Maria del Pilar
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Tiago José Pereira Pinto Arantes
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de gestão de carreiras
Intenção de saída
Satisfação na carreira
Apoio do líder
Career management practices
Intention to leave
Career satisfaction
Leader support
topic Práticas de gestão de carreiras
Intenção de saída
Satisfação na carreira
Apoio do líder
Career management practices
Intention to leave
Career satisfaction
Leader support
description Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09
2020-09-01T00:00:00Z
2021-05-15T00:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20483
url http://hdl.handle.net/10400.5/20483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dias, Tiago José Pereira Pinto Arantes (2020). "O impacto da gestão de carreiras na satisfação na carreira e na intenção de saída em hotelaria e turismo". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131144085569536