Reaprender a viver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Anabela Cosme
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2210
Resumo: Exame público realizado em 05 de Março de 2012.
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network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
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spelling Reaprender a viverPsicologiaPsicologia clínicaEnvelhecimentoPsicologia do desenvolvimentoVelhiceidososPsicologiaExame público realizado em 05 de Março de 2012.Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.O presente estágio foi realizado com o objectivo de conclusão do Mestrado em Psicologia Clínica, num contexto de Lar Idosos (Estrutura Residencial para Idosos) tendo como população alvo idosos com mais de 65 anos. Durante este relatório ambiciono realçar os défices cognitivos, físicos e sociais que ocorrem durante o processo de envelhecimento e traçar estratégias para que estes se mantenham ou pelos menos que não se deteriorem. O envelhecimento é visto como um processo de degradação progressivo e diferencial que afecta todos os seres vivos e o seu termo natural é a morte do organismo. É assim impossível datar o seu começo, porque de acordo com o nível no qual ele se situa (biológico, psicológico ou sociológico), a sua velocidade e gravidade variam de individuo para indivíduo (Fontaine, 2000). Apesar de muitas mazelas e perdas inevitáveis em todos os campos, o envelhecimento tem também características positivas, como a sabedoria, a maturidade emocional, a capacidade de dar maior significado à vida (Oliveira, 2010). Todas as medidas, políticas e práticas, que contribuam para um envelhecimento saudável são de grande importância. Com estes objectivos, vários aspectos são valorizados. A autonomia é uma vertente central do envelhecimento saudável. É importante promover a autonomia das pessoas idosas, o direito à sua autodeterminação, mantendo a sua dignidade, integridade e liberdade de escolha. Também a aprendizagem ao longo da vida é um outro aspecto que muito contribui para se envelhecer saudavelmente, porque contribui para que se conservem as capacidades cognitivas, e o últimos aspecto a valorizar é o idoso manter-se activo mesmo apos a reforma é uma das formas que mais concorre para a manutenção da saúde da pessoa idosa nas suas diversas componentes, física, psicológica e social. O envelhecimento saudável depende do equilíbrio entre o declínio natural das diversas capacidades individuais, mentais e físicas e a obtenção dos objectivos que se desejam. (Anabela C. Dias)2016-04-20T14:58:04Z2016-04-202012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2210http://hdl.handle.net/11067/2210porDias, Anabela Cosmeinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:37Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:51.525342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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