Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Tiago Rafael Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21458
Resumo: Conscientes das potencialidades da literatura no ensino de LE e reconhecendo, pela experiência enquanto alunos e professores-estagiários, da parca utilização da mesma nas práticas educativas, o presente relatório de estágio, desenvolvido no contexto das unidades curriculares de PES I e II, tem como objetivos primordiais apontar a presença da literatura em manuais portugueses e espanhóis de ELE e analisar as competências trabalhadas pelas atividades adjacentes aos textos literários encontrados. A revisão documental foi o instrumento de recolha de dados selecionado, através do qual foram revistos dois manuais escolares editados em Portugal e Espanha. Partindo de categorias de análise definidas consoante os objetivos do estudo, seguimos uma metodologia mista, onde os dados recolhidos foram analisados, numa primeira fase, quantitativamente, e de forma qualitativa (na perspetiva interpretativa da análise de conteúdo) aquando das conclusões da investigação. A análise efetuada mostra que a presença da literatura nos manuais selecionados é mínima, comparativamente à quantidade de textos não-literários, e que a mesma é trabalhada maioritariamente a partir de atividades de compreensão escrita, promovendo, no geral, o desenvolvimento da competência linguística.
id RCAP_590c6fa510472b13040dceeb4b9aa1f0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELEEnsino de línguasLíngua espanhola - Ensino de uma segunda línguaLíngua espanhola - Manuais escolaresLínguas estrangeiras - LiteraturaConscientes das potencialidades da literatura no ensino de LE e reconhecendo, pela experiência enquanto alunos e professores-estagiários, da parca utilização da mesma nas práticas educativas, o presente relatório de estágio, desenvolvido no contexto das unidades curriculares de PES I e II, tem como objetivos primordiais apontar a presença da literatura em manuais portugueses e espanhóis de ELE e analisar as competências trabalhadas pelas atividades adjacentes aos textos literários encontrados. A revisão documental foi o instrumento de recolha de dados selecionado, através do qual foram revistos dois manuais escolares editados em Portugal e Espanha. Partindo de categorias de análise definidas consoante os objetivos do estudo, seguimos uma metodologia mista, onde os dados recolhidos foram analisados, numa primeira fase, quantitativamente, e de forma qualitativa (na perspetiva interpretativa da análise de conteúdo) aquando das conclusões da investigação. A análise efetuada mostra que a presença da literatura nos manuais selecionados é mínima, comparativamente à quantidade de textos não-literários, e que a mesma é trabalhada maioritariamente a partir de atividades de compreensão escrita, promovendo, no geral, o desenvolvimento da competência linguística.Conscientes de las potencialidades didácticas de la literatura en el proceso de enseñanza-aprendizaje de ELE y reconociendo, como alumnos y profesores en prácticas, de su poca utilización en las prácticas educativas, la presente disertación de máster, desarrollada en el contexto de las unidades didácticas “PES I y II”, tiene como objetivos principales verificar la presencia de la literatura en manuales escolares de ELE, además de analizar las competencias trabajadas en las actividades asociadas a los textos literarios encontrados. El análisis documental fue el instrumento de recogida de datos seleccionado, mediante el cual se revisaron dos manuales escolares editados en Portugal y España. Partiendo de las categorías de análisis definidas según los objetivos del estudio, seguimos una metodología mixta, mediante la cual los datos recogidos fueron analizados cuantitativamente, en un primer momento y posteriormente de forma cualitativa, desde la perspectiva interpretativa del análisis del contenido. A través del análisis efectuado, verificamos que la presencia de la literatura en los manuales seleccionados es mínima en comparación con la de los textos de naturaleza no literaria, y que las actividades con las cuales se trabajan los textos literarios son mayoritariamente de comprensión lectora y, en general, inciden en trabajar la competencia lingüística.Aware of the didactic potentialities of literature in the teaching/learning process of foreign languages and recognizing, as students and trainee-teachers, the lack of its utilisation in educational practices, the present master’s dissertation, conceived within the framework of the course units “PES I and II”, aims to verify the presence of literature regarding Spanish as a Second Language textbooks and to analyse which competences are developed by the activities associated with the literary texts found. The document analysis was the selected data collection instrument, through which two Portuguese and Spanish textbooks were revised. Starting from the categories defined in accordance with the research objectives, we followed a methodology which combines a quantitative approach (at an initial stage) with a qualitative interpretation of the collected data (content analysis). Through the analysis conducted, we verified that the presence of the literature in the selected textbooks is minimal when compared with the amount of non-literary texts, and the activities associated with the literary texts found are, mainly, reading comprehension tasks which intend, in general, to develop the linguistic competence.Universidade de Aveiro2018-01-16T11:18:30Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21458porVieira, Tiago Rafael Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:16Zoai:ria.ua.pt:10773/21458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:58.207525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELE
title Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELE
spellingShingle Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELE
Vieira, Tiago Rafael Sousa
Ensino de línguas
Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola - Manuais escolares
Línguas estrangeiras - Literatura
title_short Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELE
title_full Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELE
title_fullStr Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELE
title_full_unstemmed Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELE
title_sort Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELE
author Vieira, Tiago Rafael Sousa
author_facet Vieira, Tiago Rafael Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Tiago Rafael Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola - Manuais escolares
Línguas estrangeiras - Literatura
topic Ensino de línguas
Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola - Manuais escolares
Línguas estrangeiras - Literatura
description Conscientes das potencialidades da literatura no ensino de LE e reconhecendo, pela experiência enquanto alunos e professores-estagiários, da parca utilização da mesma nas práticas educativas, o presente relatório de estágio, desenvolvido no contexto das unidades curriculares de PES I e II, tem como objetivos primordiais apontar a presença da literatura em manuais portugueses e espanhóis de ELE e analisar as competências trabalhadas pelas atividades adjacentes aos textos literários encontrados. A revisão documental foi o instrumento de recolha de dados selecionado, através do qual foram revistos dois manuais escolares editados em Portugal e Espanha. Partindo de categorias de análise definidas consoante os objetivos do estudo, seguimos uma metodologia mista, onde os dados recolhidos foram analisados, numa primeira fase, quantitativamente, e de forma qualitativa (na perspetiva interpretativa da análise de conteúdo) aquando das conclusões da investigação. A análise efetuada mostra que a presença da literatura nos manuais selecionados é mínima, comparativamente à quantidade de textos não-literários, e que a mesma é trabalhada maioritariamente a partir de atividades de compreensão escrita, promovendo, no geral, o desenvolvimento da competência linguística.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2018-01-16T11:18:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21458
url http://hdl.handle.net/10773/21458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137612982648832