As literacias digitais na biblioteca escolar: perceções e práticas de professores bibliotecários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Pedro Miguel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/14924
Resumo: A literacia digital tem sido objeto de vários estudos e com a pandemia por COVID-19 alcançou uma outra dimensão e pertinência. Mas que significado assume a literacia digital no contexto da biblioteca escolar? Motivados por esta questão de partida, pretendemos analisar perceções e práticas de professores bibliotecários em torno da literacia digital e das competências digitais que lhe são/estão associadas. Do ponto de vista teórico, partimos da Revisão da Literatura para clarificar os territórios e as fronteiras das ’grandes literacias’ (Literacia da Informação, Literacia dos Media e Literacias Digitais), e para fundamentar o entendimento moderno das literacias digitais, assente numa visão contextual, dinâmica e aberta à complexidade. Complementarmente, analisamos o perfil expectável para o professor bibliotecário do século XXI. Metodologicamente, adotamos o estudo de caso, centrado em professores bibliotecários de escolas com ensino secundário da cidade de Coimbra. De acordo com o princípio de múltiplas fontes de evidência, desenhamos e aplicamos três instrumentos de recolha de dados: inquérito por entrevista; grelha de análise documental; grelha de análise da presença online das bibliotecas escolares dos professores bibliotecários entrevistados. Como resultados, apresentamos as perceções e práticas que têm das literacias digitais os professores bibliotecários que inquirimos, identificamos o lugar dessas literacias em documentos oficiais das respetivas bibliotecas escolares, a par do mapeamento da sua presença online. Concluímos que, globalmente, os professores bibliotecários inquiridos tendem a definir a literacia digital apenas pelas componentes técnicas e tecnológicas, em detrimento de outras, apesar de não estarem inteiramente alheios à sua existência. Em alguns casos, o estádio de desenvolvimento das respetivas definições corresponde à primeira fase de evolução do conceito de literacia digital, o que inspira mais investigação e recomenda mais formação de professores, nomeadamente de professores bibliotecários.
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Do ponto de vista teórico, partimos da Revisão da Literatura para clarificar os territórios e as fronteiras das ’grandes literacias’ (Literacia da Informação, Literacia dos Media e Literacias Digitais), e para fundamentar o entendimento moderno das literacias digitais, assente numa visão contextual, dinâmica e aberta à complexidade. Complementarmente, analisamos o perfil expectável para o professor bibliotecário do século XXI. Metodologicamente, adotamos o estudo de caso, centrado em professores bibliotecários de escolas com ensino secundário da cidade de Coimbra. De acordo com o princípio de múltiplas fontes de evidência, desenhamos e aplicamos três instrumentos de recolha de dados: inquérito por entrevista; grelha de análise documental; grelha de análise da presença online das bibliotecas escolares dos professores bibliotecários entrevistados. Como resultados, apresentamos as perceções e práticas que têm das literacias digitais os professores bibliotecários que inquirimos, identificamos o lugar dessas literacias em documentos oficiais das respetivas bibliotecas escolares, a par do mapeamento da sua presença online. Concluímos que, globalmente, os professores bibliotecários inquiridos tendem a definir a literacia digital apenas pelas componentes técnicas e tecnológicas, em detrimento de outras, apesar de não estarem inteiramente alheios à sua existência. Em alguns casos, o estádio de desenvolvimento das respetivas definições corresponde à primeira fase de evolução do conceito de literacia digital, o que inspira mais investigação e recomenda mais formação de professores, nomeadamente de professores bibliotecários.Digital literacy has been the subject of several studies and with the COVID-19 pandemic it has reached yet another dimension and relevance. But what meaning does digital literacy assume in the context of the school library? Motivated by this initial question, we aim at analysing perceptions and practices of librarian teachers of digital literacy and the digital skills that are associated with it. From a theoretical point of view, we start with a Literature Review through which the territories and borders of the 'great literacies' (Information Literacy, Media Literacy and Digital Literacies) are clarified, and through which we sustain the modern understanding of digital literacies, based on a contextual vision, dynamic and open to complexity, which implied the consequent abandonment of a static and strictly technical vision, embodied in the singular use of the term digital literacy. Complementarily, we aim at analysing the expected profile for the 21st century librarian teacher. Methodologically, we adopted the case study, centred on librarian teachers from secondary schools in the city of Coimbra (Portugal). According to the principle of multiple sources of evidence, we designed and applied three data collection instruments: interview survey; document analysis grid; online presence of school libraries analysis grid. As a result, we present the perceptions and practices that the librarian teachers we interviewed have of digital literacies, we identify the place of these literacies in official documents of the respective school libraries, along with the mapping of their online presence. We conclude that, globally, the librarian teachers we have interviewed tend to define digital literacy only by its technical and technological components, to the detriment of others, despite not being entirely alien to its existence. In some cases, the stage of development of the respective definitions corresponds to the first phase of evolution of the concept of digital literacy, which inspires further research and recommends further teacher training.A investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Cardoso, Teresa Margarida LoureiroRepositório AbertoGonçalves, Pedro Miguel2023-09-14T13:28:03Z2023-07-192023-09-142023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14924TID:203362012porGonçalves, Pedro Miguel Figueiredo - As literacias digitais na biblioteca escolar [Em linha]: perceções e práticas de professores bibliotecários. [S.l.]: [s.n.], 2023. 184 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:48:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:37.480992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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