Educação artística numa sociedade multicultural: estudo da cultura material do povo Sámi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Kati Janina Varjosalo da Costa Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1609
Resumo: A presente investigação propõe-se reflectir sobre culturas nórdicas, no âmbito da Educação Artística no 2º Ciclo de Educação Básica e recorreu ao método de investigação – acção, tendo contado com a colaboração de professores de Departamentos de Expressões em duas escolas no norte de Portugal e catorze alunos da faixa etária entre os 10 e os 13 anos. As técnicas de recolha de dados consistiram fundamentalmente nas folhas pergunta e resposta distribuídas aos professores das duas escolas, e noutras folhas de pergunta e resposta preenchidas pelos alunos, observação participante da investigadora e professora colaboradora, registos fotográficos, trabalhos artísticos dos alunos e exposição. As respostas dos professores aos questionários, permitiram concluir que pouco ou nada conhecem sobre essas culturas Europeias e que pouco é feito no sentido de desenvolver esses conhecimentos, apesar de reconhecerem a importância de tal aprendizagem. A investigadora adoptou um papel de observadora participante, tendo dinamizado um Atelier de Artes onde testou estratégias de análise de artefactos, a partir da exploração do artesanato do povo indígena Sámi da Lapónia e objectos do quotidiano dos alunos. Os resultados da intervenção levaram a verificar que através da utilização de artefactos culturais, símbolos visuais e abordagens contextualistas, os alunos não se limitaram a criar novos objectos inspirados no artesanato Sámi, mas adquiriram também novos conhecimentos e aprendizagens relacionadas com cultura e artesanato. A investigação – acção permitiu verificar a adequação dos modelos de análise de artefactos indicados por Brian Allison (1972) e Sudha Daniel (2009), que se revelaram facilitadores do desenvolvimento pessoal e cultural de todos os envolvidos. Tal abordagem facilitou o combate de estereótipos e a promoção de valores culturais dos alunos. Os resultados sustentam também a necessidade do corpo docente das Escolas de Educação Básica estabelecerem contactos com universidades e investigadores e consultarem bases de dados para combaterem a escassez alarmante de recursos educativos inter/multiculturais e serem capazes de promover, de forma mais confiante, a utilização de imagens e estratégias antropológicas nas suas abordagens artísticas, com base em estudos nacionais e internacionais.
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As respostas dos professores aos questionários, permitiram concluir que pouco ou nada conhecem sobre essas culturas Europeias e que pouco é feito no sentido de desenvolver esses conhecimentos, apesar de reconhecerem a importância de tal aprendizagem. A investigadora adoptou um papel de observadora participante, tendo dinamizado um Atelier de Artes onde testou estratégias de análise de artefactos, a partir da exploração do artesanato do povo indígena Sámi da Lapónia e objectos do quotidiano dos alunos. Os resultados da intervenção levaram a verificar que através da utilização de artefactos culturais, símbolos visuais e abordagens contextualistas, os alunos não se limitaram a criar novos objectos inspirados no artesanato Sámi, mas adquiriram também novos conhecimentos e aprendizagens relacionadas com cultura e artesanato. A investigação – acção permitiu verificar a adequação dos modelos de análise de artefactos indicados por Brian Allison (1972) e Sudha Daniel (2009), que se revelaram facilitadores do desenvolvimento pessoal e cultural de todos os envolvidos. Tal abordagem facilitou o combate de estereótipos e a promoção de valores culturais dos alunos. Os resultados sustentam também a necessidade do corpo docente das Escolas de Educação Básica estabelecerem contactos com universidades e investigadores e consultarem bases de dados para combaterem a escassez alarmante de recursos educativos inter/multiculturais e serem capazes de promover, de forma mais confiante, a utilização de imagens e estratégias antropológicas nas suas abordagens artísticas, com base em estudos nacionais e internacionais.This research intends to reflect on Nordic cultures through Art Education, using an action research model and the collaboration of Art Departments‟ teachers in two Basic Education Schools, in Northern Portugal and fourteen students from 10 to 13 years. The data collection involved several instruments such as question-answer sheets filled-up by the teachers of both middle schools and by the participant students, participant observation by the researcher and the cooperating teacher, photographs, creative works and drawings made by the students and an exhibition. The answers given by the teachers revealed they are aware of the importance of this kind of multicultural teaching learning process, but very little or nothing is done by them in terms of developing knowing and understanding about these cultural contexts. The researcher tested out and evaluated some new concepts, resource materials and strategies related to analysis of artifacts on an Art Workshop and talked about the crafts of Sámi’s people, an indigenous culture from Lapland, and compared these crafts with students‟ daily objects. The results of this intervention showed evidence that through, and after, the analysis of such cultural artifacts, visual symbols and contextual approach, the participants did not merely produce new objects inspired on crafts of Sámi´s people, but they also acquired new knowledge and understanding about crafts and artifacts concepts. This action-research allowed to verify the adequacy of artifact analysis models drawn by Sudha Daniel (2009) and Brian Allison (1972) and it also revealed that these models were facilitators of the personal and cultural development of all the participants. This approach has also contributed to struggle stereotypes and has promoted students‟ own cultural values. The results also indicated that the teachers of Basic Schools need to contact universities and researchers in order to collaborate and learn with them, using research cultural data bases, and reduce the lack of inter/multicultural educational resources and that the institutional partnerships can help teachers to become more confident when using anthropological approaches based on national and international studies.2016-07-18T09:01:28Z2011-05-20T00:00:00Z2011-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1609porAlves, Kati Janina Varjosalo da Costa Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:47Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:13.035931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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