Responsabilidade social na banca : caso aplicado à Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Aniximandra Nunes Carvalho d´
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3111
Resumo: As instituições financeiras, e o sector bancário em particular, são entidades singulares na promoção do desenvolvimento sustentável devido à influência que exercem sobre a sociedade como intermediários de capital. No âmbito da qual assumem uma dupla responsabilidade, por um lado, decorrente da necessidade de pautar a sua atuação com princípios e critérios de elevada Responsabilidade Social e ambiental e, por outro lado por serem veículos privilegiados na divulgação. O conceito de Responsabilidade Social tem assumido uma importância crescente, como forma de aumentar a confiança dos clientes e da sociedade em geral na atividade económica. O principal objetivo desta dissertação é analisar a Responsabilidade Social nos Bancos. Aplicar o conceito de Responsabilidade Social a um banco da Guiné-Bissau (Banco da África Ocidental - BAO) e fazer uma comparação deste com outros dois bancos escolhidos para este estudo: a Caixa Geral Depósitos (CGD) e o Banco Espírito Santo (BES). Como terceiro objetivo pretende-se apresentar uma proposta de práticas de Responsabilidade Social para o banco BAO. Para a realização do presente trabalho, utilizou-se a investigação qualitativa recorrendo a um estudo de caso (múltiplo) através da análise documental e de conteúdo, a textos, documentos, relatórios e contas, relatórios de sustentabilidade, páginas web dos três bancos em análise (CGD, BES e BAO) assim como inquéritos via email e contactos telefónicos com o BAO. Após a comparação dos três bancos concluiu-se que a CGD e o BES possuem já estratégias de Responsabilidade Social muito bem definidas, ao passo que o BAO ainda tem um longo caminho a percorrer. Com base nesta comparação foram elaboradas um conjunto de propostas de ações de responsabilidade social para o BAO. As propostas enunciadas neste estudo poderão apoiar os profissionais na organização e estruturação de medidas da Responsabilidade Social nos bancos e em particular o banco BAO.
id RCAP_5912fda9c5dcf123315a3ea6d1b6699e
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3111
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Responsabilidade social na banca : caso aplicado à Guiné-BissauResponsabilidade socialBancosPortugalGuiné-BissauDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs instituições financeiras, e o sector bancário em particular, são entidades singulares na promoção do desenvolvimento sustentável devido à influência que exercem sobre a sociedade como intermediários de capital. No âmbito da qual assumem uma dupla responsabilidade, por um lado, decorrente da necessidade de pautar a sua atuação com princípios e critérios de elevada Responsabilidade Social e ambiental e, por outro lado por serem veículos privilegiados na divulgação. O conceito de Responsabilidade Social tem assumido uma importância crescente, como forma de aumentar a confiança dos clientes e da sociedade em geral na atividade económica. O principal objetivo desta dissertação é analisar a Responsabilidade Social nos Bancos. Aplicar o conceito de Responsabilidade Social a um banco da Guiné-Bissau (Banco da África Ocidental - BAO) e fazer uma comparação deste com outros dois bancos escolhidos para este estudo: a Caixa Geral Depósitos (CGD) e o Banco Espírito Santo (BES). Como terceiro objetivo pretende-se apresentar uma proposta de práticas de Responsabilidade Social para o banco BAO. Para a realização do presente trabalho, utilizou-se a investigação qualitativa recorrendo a um estudo de caso (múltiplo) através da análise documental e de conteúdo, a textos, documentos, relatórios e contas, relatórios de sustentabilidade, páginas web dos três bancos em análise (CGD, BES e BAO) assim como inquéritos via email e contactos telefónicos com o BAO. Após a comparação dos três bancos concluiu-se que a CGD e o BES possuem já estratégias de Responsabilidade Social muito bem definidas, ao passo que o BAO ainda tem um longo caminho a percorrer. Com base nesta comparação foram elaboradas um conjunto de propostas de ações de responsabilidade social para o BAO. As propostas enunciadas neste estudo poderão apoiar os profissionais na organização e estruturação de medidas da Responsabilidade Social nos bancos e em particular o banco BAO.Eugénio, Teresa Cristina PereiraIC-OnlineAlvarenga, Aniximandra Nunes Carvalho d´2018-03-14T13:28:36Z2013-10-312013-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3111TID:201879832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:31Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:18.155698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social na banca : caso aplicado à Guiné-Bissau
title Responsabilidade social na banca : caso aplicado à Guiné-Bissau
spellingShingle Responsabilidade social na banca : caso aplicado à Guiné-Bissau
Alvarenga, Aniximandra Nunes Carvalho d´
Responsabilidade social
Bancos
Portugal
Guiné-Bissau
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Responsabilidade social na banca : caso aplicado à Guiné-Bissau
title_full Responsabilidade social na banca : caso aplicado à Guiné-Bissau
title_fullStr Responsabilidade social na banca : caso aplicado à Guiné-Bissau
title_full_unstemmed Responsabilidade social na banca : caso aplicado à Guiné-Bissau
title_sort Responsabilidade social na banca : caso aplicado à Guiné-Bissau
author Alvarenga, Aniximandra Nunes Carvalho d´
author_facet Alvarenga, Aniximandra Nunes Carvalho d´
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eugénio, Teresa Cristina Pereira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Aniximandra Nunes Carvalho d´
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Bancos
Portugal
Guiné-Bissau
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Responsabilidade social
Bancos
Portugal
Guiné-Bissau
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description As instituições financeiras, e o sector bancário em particular, são entidades singulares na promoção do desenvolvimento sustentável devido à influência que exercem sobre a sociedade como intermediários de capital. No âmbito da qual assumem uma dupla responsabilidade, por um lado, decorrente da necessidade de pautar a sua atuação com princípios e critérios de elevada Responsabilidade Social e ambiental e, por outro lado por serem veículos privilegiados na divulgação. O conceito de Responsabilidade Social tem assumido uma importância crescente, como forma de aumentar a confiança dos clientes e da sociedade em geral na atividade económica. O principal objetivo desta dissertação é analisar a Responsabilidade Social nos Bancos. Aplicar o conceito de Responsabilidade Social a um banco da Guiné-Bissau (Banco da África Ocidental - BAO) e fazer uma comparação deste com outros dois bancos escolhidos para este estudo: a Caixa Geral Depósitos (CGD) e o Banco Espírito Santo (BES). Como terceiro objetivo pretende-se apresentar uma proposta de práticas de Responsabilidade Social para o banco BAO. Para a realização do presente trabalho, utilizou-se a investigação qualitativa recorrendo a um estudo de caso (múltiplo) através da análise documental e de conteúdo, a textos, documentos, relatórios e contas, relatórios de sustentabilidade, páginas web dos três bancos em análise (CGD, BES e BAO) assim como inquéritos via email e contactos telefónicos com o BAO. Após a comparação dos três bancos concluiu-se que a CGD e o BES possuem já estratégias de Responsabilidade Social muito bem definidas, ao passo que o BAO ainda tem um longo caminho a percorrer. Com base nesta comparação foram elaboradas um conjunto de propostas de ações de responsabilidade social para o BAO. As propostas enunciadas neste estudo poderão apoiar os profissionais na organização e estruturação de medidas da Responsabilidade Social nos bancos e em particular o banco BAO.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-31
2013-10-31T00:00:00Z
2018-03-14T13:28:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3111
TID:201879832
url http://hdl.handle.net/10400.8/3111
identifier_str_mv TID:201879832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136967359725568